Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Menu Mitologia Oriental: Fenghuang, a Fenix Chinesa

FENGHUANG, A FÊNIX CHINESA 

O fenghuang é um pássaro mitológico que reina sobre todos os outros. Os machos são chamados feng e as fêmeas, huang. Nos tempos modernos, tal distinção de sexo não é mais feita e as duas denominações foram fundidas numa só para que o pássaro fosse levado em consideração como feminino, da mesma forma como é com o dragão, que é essencialmente considerado masculino. O fenghuang também é chamado de “galo celestial”, já que, por vezes, toma o lugar do galo comum no zodíaco chinês. Na região oeste da China é chamado de fênix e de pássaro Ho-Oh. Diz-se que sua imagem faz parte do imaginário popular há mais de sete mil anos.

Conta a lenda que a fênix nasceu do sol. Sua plumagem mistura todas as cores conhecidas e seu trinado é uma melodia de cinco notas. A ave banha-se apenas das águas puras que descem da montanha chamada Kunlun, uma das maiores cordilheiras da Ásia que se estende ao longo de mais de 3.000 quilômetros.

Dizem que onde a fênix vai as 360 variedades de pássaros se reúnem para lhe prestar homenagem. Assim como os demais animais que são considerados espirituais, a fênix possui em si ambos os sexos: macho e fêmea. A idéia de que a fênix renascia das cinzas, entretanto, não é desta versão, mas sim do mito egípcio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário