Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Menu Mitologia: O Pentateuco

O PENTATEUCO




Embora muitos atribuam a autoria dos 5 primeiros livros da Bíblia a Moisés, (Pentateuco para os cristãos, Torá para os judeus), com base no trabalho do arqueólogo e coordenador das escavações de Tell Megiddo, Israel Finkelstein, deve-se considerar Moisés um personagem histórico, que viveu por volta de XIII ac, e os primeiros indícios da escrita são da transição do século VIII para VII a.c., assim é cronologicamente impossível, além de que em Deuteronômio é narrado sua morte.

Diversos estudos buscam a autoria de determinados livros biblicos, uma das teorias é o JEDP que diz que para a redação de partes do texto há uma escola sacerdotal responsável por cada uma, visto a forma que cada uma delas se refere a Deus. Por exemplo: a narrativa javista, nomea Deus de Javé, a eloísta chama Deus de Elohim, especula-se que a narrativa javista tenha sido realizada por uma mulher, porque os personagens femininos apresentam ricos detalhes, o que não ocorre com os masculinos. Esdras também é apontado como possível participante.
Os evangelhos do novo testamento, reconhecidos pela Igreja como canônicos, são os que, segundo os sacerdotes, transmitiram com autenticidade a palavra inspirada por Deus, escritos pelos apóstolos que estiveram com Jesus e formaram comunidades cristãs na Palestina, cidades da Asia Menor, Roma. Desta forma, os evangelhos surgiram para o uso das comunidades a que estavam destinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário