Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Menu Mitologia Oriental: Pan-ku e a criação

PAN-KU (E a criação)

Pan Ku - Surgiu quando o yin e o yang quebraram o ovo em que residiam em uma disputa. Ao sair do ovo Pan Ku iniciou a criação de tudo existente usando um martelo, um formão e a ajuda de um dragão, uma fênix, um unicórnio, uma tartaruga e um tigre. Sua criação demorou 18 mil anos e após sua morte ele juntou-se a sua criação: seu hálito tornou-se o vento, seus olhos o sol e a lua, seu corpo os relevos, sua voz o trovão, seu sangue os rios, seus pelos a vegetação, seus ossos as rochas, seu suor a chuva e todas as bactérias de seu corpo tornaram-se animais e humanos.
Nu Wa e Fu Hsi foram os únicos sobreviventes de um antigo dilúvio. Quando as águas baixaram o casal havia adquirido o corpo de serpentes e juntos criaram as plantas e os animais, estes sendo seus filhos. Tornou-se a deusa da fertilidade ao consertar o mundo e criar as pessoas com bolas de lama.
Yi - Nos tempos remotos a humanidade sofria com o intenso calor de dez sóis. Yi com suas grande habilidade no arco e flecha exterminou nove sóis, deixando o mundo com apenas um.
Sun Wu-Kung é o famoso rei macaco. Foi flagrado por Buda roubando pêssegos do jardim de Hsi Wang-Mu (que concediam a imortalidade), mas foi salvo pela intercessão da deusa da misericórdia, Kuan Yin, que convenceu Buda a poupá-lo desde que acompanhasse o peregrino budista, Tang Seng, até à Índia.
Chang-o foi a mulher de um famoso herói, Yi. Em uma das aventuras de Yi ele encontra o elixir da vida, mas sua esposa o rouba e bebe e assim flutua até a lua, onde torna-se deusa.
Men Shen é o deus da proteção doméstica. Ele protege os lares que possuem estatuetas em seu nome.

O MITO DE PANGU

Mitos antigos chineses descrevem a criação do universo, a origem dos seres humanos, e o surgimento da cultura. Eles são parte da herança cultural chinesa de 5 mil anos.

Por exemplo, estes mitos antigos contam a história de como a terra foi formada. Nos tempos antigos, os pais contavam aos filhos que o universo foi criado por Pangu. Esta tradição foi passada por mais de 2000 anos. O primeiro escritor a registrar o mito de Pangu foi Zheng Xu durante o período dos Três Reinos (184-280 a.C.).

Muito antes de o universo ser criado, havia escuridão e caos em toda parte. Dentro da escuridão foi formado um ovo. O gigante Pangu nasceu nele. Ele dormiu neste grande ovo por milhares e milhares de anos.

Quando ele acordou, estava escuro dentro do ovo. Pangu esticou os braços e as pernas, desta forma quebrando e abrindo o ovo. O leve e claro qi yang ascendeu e formou o céu. Ao mesmo tempo, o pesado e denso qi yin descendeu transformando-se na terra. Desde então, o universo é composto do céu e da terra.

Enquanto Pangu esteve entre o céu e a terra, dia após dia, o céu ficava mais alto, e a terra ainda mais profunda e densa. Desta maneira, Pangu se tornou mais e mais alto. Levou outros 18 mil anos até que o céu não pudesse mais se expandir e a terra não pudesse mais se aprofundar. Assim, Pangu se tornou um gigante que sustentava o céu e a terra, e desta forma o universo não iria se reverter no estado caótico de antes.

No entanto, Pangu era o único homem entre o céu e a terra. O estado do mundo mudava de acordo com o estado de suas emoções. Quando ele estava contente, o céu estava claro e quando ele estava com raiva, o tempo ficava nublado e sombrio. Seu choro trazia chuva e seu suspiro os ventos fortes. Quando ele piscava, o céu brilhava com raios, e quando roncava os trovões rugiam estrondosos.

Muitos e muitos anos se passaram, o céu se tornou extremamente alto e a terra igualmente espessa. Pangu tinha cumprido sua missão e dedicou todo o seu corpo ao universo e aos seres humanos. Diferentes partes do seu corpo se transformaram no sol, na lua, nas estrelas, nas montanhas, nos rios, na vegetação, etc.


Quanto à origem do povo chinês, lendas antigas nos contam que Nu Wa criou os seres humanos e que todos eles são seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário