Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

sábado, 26 de agosto de 2017

Menu Mitologia: A Besta Ladradora

A BESTA LADRADORA



A Besta Ladradora ou besta gemente e também chamada de Besta Bizarra ou Beste Glatisan, é uma criatura quimérica (como a quimera formada de vários animais) presente nos contos legendários do Rei Arthur. Este monstro é o alvo de missões realizadas por cavaleiros famosos, como Rei Pellinore, Sir Palamedes, e Sir Percival.

Ela possui a cabeça de dragão o pescoço de uma serpente, o tronco e as patas de um leopardo, a cauda de um leão e os cascos de um cervo. Ela também emite um som supostamente de seu estômago, o que é dito a soar como "trinta cães ladrando" (daí a origem de seu nome). De acordo com os antigos contos ingleses, a Besta Ladradora vaga constantemente em busca de fontes de água doce, a fim de saciar sua sede insuportável, porém, assim que ela bebe um pouco de água, a fonte da qual ela se serviu se torna venenosa para sempre.

Certa vez, o rei Arthur participava de uma caçada que já durava horas, e então ele decidiu fazer uma pausa para descansar. Ele encontrou uma fonte em meio a floresta e então deitou-se ao lado dela para dormir. Enquanto dormia, Arthur teve um sonho  perturbador, que predizia a destruição de seu reino, e, ao acordar assustado, ele viu a Besta Ladradora bebendo na fonte. Outro relato diz que a besta na verdade apareceu em seu sonho e que, quando ele acordou, notou que a água da fonte havia tornado-se negra e venenosa, com um cheiro enorme de enxofre. Em seguida, Arthur é alcançado pelo rei Pellinore, que lhe informa que a missão de sua família é caçar a besta. 

O mago Merlin revela a Arthur que a Besta Ladradora era a prole de uma mãe humana, uma princesa para ser mais exato. Esta princesa cobiçou seu próprio irmão, e acabou sendo tentada pelo Diabo, que prometeu fazer seu irmão amá-la com a condição de que ela se deitasse com ele. A princesa então, desejando ter o amor de seu irmão, deitou-se com o diabo, que por sau vez manipulou a jovem princesa fazendo-a acusar seu irmão de estupro. Ao tomar conhecimento dessa acusação, o rei jogou seu filho como comida para seus cães de caça, e fez com que a princesa assistisse a cena macabra. Antes de morrer, o jovem tona príncipe disse que sua irmã iria dar à luz uma abominação que faria os mesmos sons como a matilha de cães que estava prestes a matá-lo.

Na Demanda do Santo Graal, encontram-se diversos contos em que a besta está presente, e todos os cavaleiros tentam encontrá-la e matá-la, mas apenas Palamades consegue este feito, e fica conhecido como Palamades, O Cavaleiro da Besta.

A Besta Ladradora é muitas vezes considerada um símbolo do incesto, violência e caos que eventualmente destrói o reino de Arthur. Arthur teve um caso "acidental" com sua meia-irmã Morgause, num momento em que Arthur não sabia que os dois eram parentes. Esta união levou ao nascimento de seu filho Mordred, que seria mais tarde a ruína do reino de Arthur, Camelot.

Fonte: Cantigas d'escarnho e de mal dizer dos cancioneiros medievais galego-portugueses, Manuel Rodrigues Lapa, pg. 237]

Nenhum comentário:

Postar um comentário