Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Menu Mitologia Egípcia: A Cerveja no Antigo Egito

A CERVEJA NO ANTIGO EGITO



A cerveja era parte da dieta cotidiana dos faraós egípcios há mais de 5.000 anos. Ela era apreciada por adultos e crianças. O uso da cerveja na sociedade egípcia, no entanto, ia muito além do que apenas como bebida. Muitas vezes, era prescrita para tratar várias doenças. Considerava-se a cerveja o presente mais adequado para se dar aos faraós egípcios e também era oferecida aos deuses.

A importância da fabricação da cerveja era tal que os escribas tinham hieróglifos específicos para se referir a cervejeiro e cerveja. Através da escrita desses hieróglifos, os arqueólogos conseguiram traçar as raízes da cerveja no antigo Egito. Havia também muitas representações nas paredes das tumbas acerca dela, e por isso sabemos que a cerveja era importante tanto para os vivos quanto para os mortos, no pós-vida.

Cada templo possuía uma cervejaria e uma padaria, que produziam muitas quantidades de cerveja e pão ofertados aos deuses. A cerveja era armazenada em jarros e segundo alguns estudiosos seria parecida com a cerveja que é produzida no Sudão. Os “canudos” foram usados nessa época para evitar que os resíduos da cerveja ficassem na boca, por serem amargos. 

Escavações próximas à Grande Pirâmide no complexo de Gizé revelaram que padarias e cervejarias foram instaladas ali, porque tanto o pão quanto a cerveja eram necessários para os trabalhadores que construíram as pirâmides, já que, segundo algumas teorias, frequentemente eles eram pagos com pão e cerveja. O processo de fabricação de cerveja era algo simples. Deixava-se o grão da cevada ao sol até que germinasse, depois ele era esmagado e virava o malte, que por sua vez era misturado com farinha de pão. Depois, água era adicionada a essa mistura que, logo em seguida, era posta no fogo até que estivesse no ponto para depois ser filtrada e armazenada.

"A boca de um homem perfeitamente contente está repleta de cerveja"

Provérbio Egípcio datado de 2200 a.C no templo dedicado a deusa Hathor em Dendera.

Fonte - antigoegito.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário