Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Menu Mitologia Nordica: Vafþrúðnir

VAFPRÚONIR

Vafþrúðnir conta uma história estranha sobre os dois gigantes surgindo dos braços de Aurgelmir e outro, de seis cabeças! Então, Óðinn, esperto, o testa, perguntando sobre sua memória mais antiga. O gigante mente que viu Bergelmir sendo colocado em um barco; mas como ele poderia lembrar disso, se Bergelmir e a esposa foram os únicos sobreviventes entre os gigantes? O deus recomeça questionando sobre o vento.
Algumas das respostas são interessantes, como quando se conta que Njörðr voltará ao Vanaheimr depois do Ragnarökr, visto que foi trazido aos Æsir no acordo com os Vanir. Também é dito na versão original, em nórdico antigo, que os Einherjar recolhem os mortos todos os dias, assim como as Valkyrjur; cujas traduções dão a entender que eles se matam e renascem todos os dias.

A partir de então, o Ás começa a investigar sobre o Ragnarökr. Vafþrúðnir afirma que conhece tudo, pois viajou por todos os mundos, inclusive para Niflhel. Como Óðinn deixa muito claro sua intenção, o gigante inventa certas coisas, dizendo que dois humanos
sobreviverão ao “grande inverno”. O deus percebe e confirma o engano perguntando como a Sól brilhará depois que for morta por Fenrir. Como conhece as runas, sabe bem que não é Fenrir que mataria a Sól, mas seu filho, constatando que o gigante não é tão sábio assim.

Por fim, muda de assunto e fala sobre coisas que certamente o gigante conhece. Pergunta sobre as donzelas que viajam sobre o mar, cuja resposta é que as três descendem dos gigantes – provavelmente referindo-se às Nornir – e completando que elas que fornecem as Hamingjur às famílias. Além disso, quer saber quais deuses sobreviverão ao Ragnarökr e quem o matará. Ao ver que Vafþrúðnir tem esses conhecimentos, deixa claro ao gigante que ele é o próprio Óðinn, perguntando o que ele disse ao seu filho antes que fosse cremado. Obviamente, o gigante não sabe a resposta, mas percebe quem é seu hóspede e diz que perdeu a aposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário