Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Menu Mitos e Lendas: Frankenstein

FRANKENSTEIN

Em primeiro lugar, convém esclarecer que o monstro que muitos teimam em chamar de Frankenstein não se chamava Frankenstein. O Frankenstein verdadeiro é o cientista – um estudante de química, biologia, anatomia e filosofia natural – que deu vida ao monstro numa noite de tempestade. Seu nome completo é Victor Frankenstein.

Publicado em 1 818, o livro Frankenstein ou Prometeu Moderno é um romance da escritora inglesa Mary Shelley. A autora tinha apenas 18 anos quando completou a obra.
Embora tenha se tornado famosa por uma obra em particular, Mary Shelley escreveu romances, biografias e infantis (lembrando que também trabalhou como editora).
Surgida durante o Romantismo, movimento artístico/literário que tinha como uma das principais característica a crítica ao Iluminismo e cientificismo, Frankenstein é uma obra que questiona a moralidade e a responsabilidade da ciência.

Segundo uma das biógrafas de Shelley, o personagem Frankenstein teria inicialmente surgido num pesadelo da autora durante uma noite de tempestade. Ela estava passando férias na Suíça com o marido Percy Shelley e o amigo Lord Byron, quando cada uma deles se comprometeu a escrever um conto de terror.

Para Radu Florescu, professor de história no Boston College, em Massachussets, Estados Unidos, Mary Shelley teria se inspirado em um alquimista alemão chamado Conrad Dippel para criar seu personagem Frankenstein. Consta que Dippel teria sido expulso da cidade de Estrasburgo por exumar corpos para experiências científicas.

O inglês Peter Haining apresentou outra versão. Para ele, Mary Shelley teria se inspirado em Andrew Crosse, um cientista amador que costumava fazer experiências metalúrgicas e eletromagnéticas.

Foram feitas diversas adaptações para o cinema sobre a história do monstro feito com pedaços de corpos e seu criador. A primeira foi em 1 910, nos Estados Unidos. Uma das mais conhecidas foi realizada em 1 931, estrelada pelo lendário ator Boris Karloff.
Uma das últimas e mais fieis adaptações do clássico foi feita em 2 004 pelo ator e diretor Kenneth Branagh. Com o título Mary Shelley´s Frankenstein, ela tem Robert de Niro representando o monstro e o próprio Branagh no papel de Dr. Frankenstein.

Intitulada Victor Frankenstein, a última adaptação foi lançada em 2 015, com Daniel Radcliffe (Harry Potter) no papel do protagonista. Nessa versão, a história de Dr. Frankenstein é contada pelo ponto de vista de seu assistente Igor.

O monstro criado por Shelley tornou-se onipresente na cultura pop dos séculos XX e XXI. A Marvel Comics chegou a lançar um gibi com o personagem. Com o título Frankestein Monster, ele chega a enfrentar até o sinistro Conde Drácula. Em outra história, seu maior rival é ninguém menos que o Homem-Aranha.

Pouca gente sabe, mas Frankestein também virou animê. O animê “Kyofu Densetsu Kaiki! Frankenstein” foi lançado no Japão em 1 981. Apesar de ser um desenho animado, é uma história violenta para adultos inspirada no original de Mary Shelley. Foi lançado nos Estados Unidos em 1 984 como O Monstro de Frankenstein.

Um dos personagens mais famosos de Maurício de Sousa é Penadinho, um fantasminha que possui entre os seus amigos – múmias, esqueletos, vampiros, monstros etc – um monstrinho com as mesmas características do monstro de Shelley. Seu nome, por sinal, é Frank.

Fontes: Listas Literárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário