Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 6 de agosto de 2016

Mitologia Oriental: Kitsune

KITSUNE

(狐, [Kitsɯne] Kitsune é a palavra japonesa para raposa. Raposas são um assunto comum no Folclore Japonês; kitsune refere-se geralmente neste contexto. Histórias as descrevem como seres inteligentes e com capacidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. Entre estes poderes mágicos, tem a habilidade de assumir a forma humana — normalmente aparecem na forma de uma mulher bonita, uma jovem ou uma velha. Enquanto algumas histórias falam que as kitsunes usam essa habilidade apenas para enganar as pessoas — como muitas vezes fazem em folclores — outras histórias as retratam como guardiãs fiéis, amigas, amantes e esposas. Além da habilidade de assumir a forma humana, elas possuem os poderes de possessão, conseguem gerar fogo das suas caudas e da sua boca, o poder de aparecer nos sonhos e o de criar ilusões. Raposas e seres humanos tem vivido próximos desde o Japão antigo; esta convivência deu origem a lendas sobre essas criaturas. Kitsunes são associadas com a figura do Deus Xintoísta, Inari, deus do arroz, da fertilidade, da agricultura, das raposas e da industria, servindo como suas mensageiras. Esta função reforçou o significado sobrenatural da raposa.

A qualidade física mais notável da Kitsune são suas caudas, podendo chegar em nove. Quanto mais caudas uma kitsune tiver mais velha, sábia e poderosa ela é. Histórias dizem que leva 100 anos para uma cauda aparecer.Devido a seu poder e influência, pessoas fazem oferendas para elas como se fossem divindades
A kitsune é, sem duvida, um dos youkais mais poderosos da Mitologia Japonesa. Uma das suas habilidades mais comuns é a de mudar de forma. Geralmente a de uma jovem e bela mulher (independentemente do género a da idade atual da raposa), mas há histórias e relatos de kitsunes assumindo outras formas, como um velho, uma criança, ou formas ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu.
Outras habilidades sobrenaturais comumente atribuída ao kitsune incluem bocas ou caudas que gerem fogo ou relâmpago, a manifestação voluntária nos sonhos dos outros, vôo, invisibilidade, e a criação de ilusões tão complicado que é quase indistinguível da realidade. Alguns contos falam de kitsune com poderes ainda maiores, capazes de manipular o tempo e o espaço, e levar pessoas à loucura. Outras têm características que lembram vampiros ou súcubos e se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual.
Pessoas que são filhos(as) de kitsunes,geralmente porque o pai delas acaba se casando com uma kitsune em forma humana sem querer, não vão ser necessaariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas. Apesar destes poderes, kitsunes tem uma fraqueza em particular: assim como os gatos, as kitsunes tem um medo patológico de cães, e uma vez que eles aparecem, as kitsunes saem correndo.
Tipos de Kitsune:
Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo; • Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio; • Kiko: Espírito de uma Kitsune; • Kitsune: Termo geral para a palavra "Raposa", Kitsunes podem ser retratadas tanto como Boas ou Más; • Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda; • Koryo: Kitsune Amaldiçoada; • Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são Kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu. • Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 Caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita ; • Nogitsune: Kitsunes Selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as Boas e Más Kitsunes. Assim eles usam o termo "Kitsune", para as Boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari e "Nogitsune" para todas aquelas que enganam pessoas e não seguem o Deus Inari, e são consideradas más. As Nogitsunes não são realmente más, apenas gostam de enganar as pessoas; • Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não é uma Kitsune Má, mas definitivamente é perversa; • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto como Boas ou Más (Igual as "Kitsunes") • Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas; • Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade(normalmente nessa idade as Kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para Prata ou Dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari; • Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "Raposa" (Igual a "Kitsune").

9 comentários:

  1. Muito bom,fazia tempo que não ouvia falar sobre no gitsune e ou kitsune.Quando meu pai era vivo falávamos disso em Nihon.Onde ouviu está estória?
    Até breve...
    P.S. Fala japonês?

    ResponderExcluir
  2. Ohio Jaqueline sama. Eu não falo japonês mas um dos membros da Staff da Arcanoteca fez o curso do idioma embora não seja ainda fluente. Eu sou um grande fã de mitologias e sempre pesquiso a respeito no caso da Kitsune foi assim que a conheci através de pesquisa. Fico feliz que tenha gostado e espero que seja uma leitora frequente ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HEY admiro muito o trabalho de vcs estou fazendo meu bestiario aqui ..
      vcs estao me ajudando muito

      Excluir
    2. Ficamos Felizes em poder colaborar. Volte sempre. ^.^

      Excluir
  3. Vocês já ouviram falar da kyuubi no Genko-bi? É quase como se fossem as 3 kitsunes juntas numa só. Este é o link de uma foto (animada) de uma :http://static2.wikia.nocookie.net/__cb20130717222411/monstergirlquest/images/2/2a/Kitsune_samurai_by_PVTjoe.jpg. Eu sei que são kistunes com 9 caudas, são pretas, e conseguem criar fogo com as suas caudas ou boca. Gostava de saber mais sobre elas.

    ResponderExcluir
  4. Kyuubi no Genko é uma Kitsune negra e ser vista e sinal de boa fortuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim essa eu conheço, mas nunca ouviram falar da kiuuby no Genko-Bi esta tambem consegue criar fogo com as suas caudas e a sua boca?

      Excluir
    2. de acordo com o nome sim. Pois Bi e aplicado no nome das kitsunes capazes de criar fogo. Entenda que são inúmeras variações a genko no bi e uma variação da genko.

      Excluir
    3. Ja entendi, obrigado pela resposta.

      Excluir