Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Menu Mitologia Oriental: O Festival das Estrelas

O FESTIVAL DAS ESTRELAS



 Tanabata Matsuri é um festival japonês comemorado anualmente no dia 7 de Julho, originado há 2 mil anos e é conhecido como o Festival das Estrelas. O nome Tanabata é relacionado com a leitura das cartas chinesas, que costumavam ser chamadas de shichiseki.

Nas cerimônias xintoístas de purificação, as miko(mulheres que transmitiam as palavras dos deuses) vestiam sobre seus vestidos, um pano especial denominado tanabata, rezando para os deuses pela proteção das plantações de arroz, pela chuva e mais tarde, por uma boa colheita no outono.
A lenda de Tanabata consiste na história de amor entre duas estrelas, Orihime (Vega) e Hikoboshi (Altair).

A Lenda:

Há muito tempo, morava próximo do rio de estrelas, uma princesa chamada Orihime, a qual tecia belas roupas mas vivia triste por estar sempre ocupada, sem tempo para se apaixonar.

O seu pai, o imperador Tenkou (Senhor Celestial), ao ver a tristeza da filha, apresentou-lhe um belo rapaz chamado, Hikoboshi (Pastor de Gado), acreditando ser ele o par ideal para sua filha. Os dois jovens se apaixonaram e a partir desse momento, ambas as vidas giravam apenas em torno do amor, deixando assim de lado seus afazeres e obrigações diárias.

Entristecido com a irresponsabilidade do casal, o Senhor Celestial decidiu separá-los, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

Permitiu que se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem as suas tarefas diárias.
Assim, todos os anos, nesta data, a partir da foz da Via Láctea, um barqueiro da lua leva Orihime ao encontro do seu amado Hikoboshi.

Contudo, caso a princesa não tenha feito o melhor da sua tarefa, o Senhor Celestial fazia com que chovesse, inundando o rio e impedindo que o barqueiro viesse buscá-la. Nestas ocasiões, os Kasasagi (grupo de aves) ajudavam a princesa a cruzar o rio, formando uma ponte de pássaros sobre a Via Láctea.

O Festival celebra a melhoria da sabedoria e capacidades da pessoas. Atualmente, os japoneses escrevem os seus desejos, geralmente para si próprio ou familiares, nas tiras de papéis coloridos chamados TANZAKU , que são pendurados em bambus, na esperança que os desejos se tornem realidades. 

A tradição diz: “olhe para o céu e escreva o seu pedido” . Se os pedidos forem do fundo do coração, eles serão atendidos pelo casal de estrelas apaixonadas, como uma forma de gratidão pela dádiva recebida. 

fonte- japão em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário