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domingo, 31 de janeiro de 2016

Menu Mitologia Grega: Antheia

ANTHEIA

A deusa ninfa,  dos jardins, das flores, do amor humano. Também a responsável pelo orvalho da manhã, Uma das deusas dançarinas do Olimpo, como dançarina aparece no cortejo de Apolo, também acompanha Atenas, como protetora dos trabalhos femininos e da atividade intelectual. Para os romanos ela é Anthea.
Ela surgiu à partir dos poderes concebidos à Deusa da Primavera Clóris  e Zéfiro o Deus do vento. Tendo a deusa Clóris o domínio da primavera, seu primeiro feito foi uma pequena e delicada flor, porém mais graciosa e perfumada que todas no jardim, a de mais capricho. Clóris, não satisfeita com seu único filho, Carpo, um homem,  ela trabalhou no crescimento de tal flor dia após dia, noite após noite.
Zéfiro, aborrecido com tamanha distração, soprou a pequena flor em direção ao Olimpo, O que ele não sabia era que, tendo o amor maternal já existindo na flor, seu sopro deu-lhe vida, e então uma bela e carismática ninfa surgiu daquela flor.
Afrodite, acompanhada de suas três fiéis Graças, não sabiam de onde ela tinha vindo, e ninguém conseguia dar uma explicação aceitável para o surgimento da moça. Decidiu-se então que seria intitulada como uma das Cárites, e não seriam feitas perguntas sobre de onde viera ou de quem era filha.
Antheia é representada como uma jovem de cabelos cacheados e dourados que acompanhava a deusa Afrodite. Isso explicaria-se devido ao fato de ter sido Afrodite sua mãe de criação.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Menu Mitologia Oriental: Tengu

TENGU

Tengu são criaturas fantásticas do folclore japonês habitantes florestas e montanhas. 
Acreditava-se que possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquismo (técnica de forte impacto visual pela qual uma pessoa (o ventríloquo) manipula a sua voz de tal forma que pareça que a voz vem de outro lugar, geralmente um boneco.), teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. 

Os tengu eram divididos em duas classes: Karassu Tengu e Konoha Tengu.

Karassu Tengu: Aparentava-se um corvo em um corpo de humano. Mais parecido com um pássaro maligno, cabeça de ave e compridas asas. Tinha o hábito de sequestrar adultos e crianças podendo causar demência as pessoas que sequestrava e de fazer fogo. Liquidavam qualquer um que destruísse as florestas onde viviam por vontade própria. sua principal diversão é causar desordem. Estes eram considerados vilões do budismo, pois eles sequestravam sacerdotes, os prendiam em topo de árvores, e normalmente usavam seus poderes para implantar ganância, orgulho e ódio na cabeça dos cativos. Quando um sacerdotes fazia alguma feito ele era acusado de estar sobre a influência de um Tengu.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Menu Mitos e Lendas: Anita Garibaldi

ANITA GARIBALDI

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi (Laguna, 30 de agosto de 1821 — Ravena, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos".

Alguns estudiosos alegam que Anita Garibaldi teria nascido em Lages, que na cúria metropolitana daquela cidade estaria o registro dos irmãos mais velho e mais novo dela, e que teria sido retirada do livro a folha do registro de Ana Maria de Jesus Ribeiro. Em 1998, entidades representativas da sociedade civil de Laguna promoveram uma ação judicial para obter o registro de nascimento tardio de Anita Garibaldi. A ação tramitou na primeira vara da comarca de Laguna, sendo instruída com diversos documentos que comprovariam que Anita nasceu no município de Laguna. Assim, em 5 de dezembro de 1998, proferiu-se:

"Ante o exposto, julgo procedente o pedido inicial, a fim de determinar o registro de nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro, nascida em 30 de agosto de 1821, na cidade de Laguna, filha de Bento Ribeiro da Silva, natural de São José dos Pinhais, Paraná, e de Maria Antônia de Jesus Antunes, natural de Lages, Santa Catarina, sendo seus avós paternos Manuel Collaço e Ângela Maria da Silva e avós maternos Salvador Antunes e Quitéria Maria de Sousa, o que faço embasado no artigo 50, § 4º combinado com o 52, § 2º, da Lei n.º 6.015/73." (Ação de Registro de Nascimento Tardio n.: 040.98.000395-4).
As pessoas que reivindicaram a exata data do nascimento de Anita se baseiam em provas fornecidas por autores, como Wolfgang Ludwig Rau, tal como mostra o jornal Página do Gaúcho.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Menu Mitologia Nordica: Saga

SAGA

Conhecida como “A Deusa Onisciente”, Saga é considerada por alguns autores como um aspecto da deusa Frigga, representando as memórias do passo. De fato, ela fazia parte da constelação de doze deusas que auxiliava e acompanhava Frigga. Sua genealogia exata é bem desconhecida, tendo sida perdida ou esquecida ao longo dos tempo. Supõe-se que ela tenha pertencido a uma classe de divindades muito antigas, anterior aos Aesir e Vanir, e personificava os registros da passagem do tempo.

Saga era descrita como uma mulher majestosa. Vivia no palácio Sokkvabek, às margens de uma cachoeira, cujas águas frias desapareciam em uma fenda para dentro da terra. Para aqueles que a procuravam em busca de inspiração e sabedoria, ela oferecia a água cristalina do “rio dos tempos e eventos”, em um cálice de ouro. Era para lá que, diariamente, também ia Odin, para trocar histórias e conhecimentos, e ouvir as canções de Saga sobre os tempos antigos.

Saga e segja significam “história, conto, lenda”. Quando a tradição oral dos antigos começou a ser esquecida algumas pessoas mais instruídas começaram a transcrever as lendas e criaram, assim, os primeiros relatos escritos ou sagas. Essas histórias não eram novas, mas recebiam detalhes ou nuances diferentes, de acordo com quem as redigia. O contador de história era o sögumadr (saga man) , ou a sögykona (saga woman), respectivamente um homem sábio ou uma mulher sábia.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Menu Contos: Um Simples Aviso.

UM SIMPLES AVISO 

Na quarta-feira, 17 de outubro, 1879, eu tinha recebido uma carta muito alegre de meu amigo, anunciando que o seu filho havia nascido, e que que tudo estava progredindo satisfatoriamente. Na  noite de quarta-feira seguinte, 22 de outubro, fui pra cama por volta de dez horas.  A casa estava silenciosa.

“Eu estava me preparando silenciosamente para ir dormir, quando ouvi com a mais inquestionável certeza, o som de passos suaves e apressados, que sugeriam exatamente passos de uma jovem dama, vindo da porta da sala e atravessando o corredor. Os passos seguiram, com alguma hesitação, à porta do escritório, e ao chegar lá,  parou. Então eu ouvi o som de uma mãozinha agitada, mas suave, aparentemente procurando a maçaneta da porta.

Eu tinha achado que era minha esposa que tinha descido e queria falar comigo, eu sentei na cama, e chamei-a pelo nome, perguntando qual era o problema. Como não houve resposta, e os sons cessaram, eu risquei um fósforo, acendi uma vela, e abri a porta. Não escutei nada nem vi ninguém. Subi as escadas, encontrei todas as portas fechadas e todos adormecidos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Menu Mitologia Grega: Friné

FRINÉ

"Ela era de tamanha beleza que mudou o veredito de seu julgamento"

Mnesarete (em grego Μνησαρετή) era seu verdadeiro nome, mas devido à sua tez amarelada, ela foi chamada de Friné (Sapo), apelido dado por outras cortesãs, no Brasil também é conhecida como Frinéia. Nasceu em Téspias na Beócia mas acredita-se ter vivido em Atenas, cerca de 400 A.C. Adquiriu tanta riqueza por sua extraordinária beleza que se ofereceu para reconstruir os muros de Tebas (Grécia), que haviam sido destruído por Alexandre, o Grande (336 aC), na condição de que as palavras "Destruído por Alexandre, restaurado por Friné a hetaira", fossem inscritos em cima deles, as autoridades rejeitaram a oferta.

Bela e famosa. Por ocasião de um Festival de Posidão em Elêusis, ela colocou de lado suas roupas, soltou os cabelos, e entrou nua no mar, à vista do povo, inspirando o pintor Apeles, em sua grande obra "Afrodite Anadyomène" (às vezes também retratada como "Vênus Anadyomène "), para o qual Friné posou como modelo.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Menu Artigos: Espelhos

ESPELHOS

Existem muitos conselhos e teorias que dizem para cobrir os espelhos do quarto à noite para que a pessoa possa ter um sono tranquilo e consiga descansar de uma forma mais harmoniosa.
Existe a teoria, a qual diz que quando as pessoas dormem, seus espíritos saem e vagam durante a noite, sendo que esses "passeios" e "viagens" se refletem em sonhos e/ou pesadelos nas mentes dos adormecidos.

Já segundo o "Feng-Shui", os espelhos devem ser cobertos durante a noite para se evitar a propagação de energias negativas no ambiente, as quais prejudicam o sono e não permitem que a pessoa descanse corretamente.
Já outras linhas de raciocínio, dizem que quando os espíritos saem dos corpos dos adormecidos à noite, e se deperam com espelhos, eles vêem a própria imagem flutuando no "éter", se assustam e voltam rapidamente para os corpos de origem, fazendo com que as pessoas acordem sobressaltadas, podendo provocar problemas emocionais ou físicos em quem passa por essa experiência.

Segundo essa teoria, outra possibilidade também é a de que o espírito, ao se ver em frente ao espelho, se perca do caminho de volta, ficando perdido, fazendo com que a pessoa adormecida fique em estado de dormência eterna, ou chegando até a morrer.
Por isso, cobrir os espelhos dos aposentos à noite, pode ser um bom cuidado à ser tomado para se evitar surpresas desagradáveis.