Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Menu Mitologia Oriental: A lenda das Kitsunes

A LENDA DAS KITSNES




A lenda das Kitsunes é muito popular na mitologia japonesa, é uma raposa mágica, uma criatura da classe Momonoke (espíritos animais que se transformam em humanos, como os Bakenekos, Tengus e Tanukis). É dito que, sua imagem representa ardileza e inteligência e, de acordo com as lendas, são animais com poderes místicos, sagrados ou amaldiçoados. Poderes que aumentam com a sua idade e sabedoria, a cada 100 anos, recebem uma nova cauda e quando atingem nove, tornam-se semideuses. Devido a seu poder e influência, recebem oferendas como se fossem divindades.

Kitsune Origens:

As Kitsunes são consideradas espíritos mensageiros, associados à Inari, “deusa do arroz, da agricultura, fertilidade e exito”, é geralmente representada como uma figura feminina, no entanto, algumas histórias retratam-na como uma figura masculina. Inari é uma divindade muito popular com uma infinidade de esculturas espalhadas por todo território nipônico, sendo seu santuário um dos mais famosos do Japão.

Muito dos mitos de raposas do Japão podem ser vistos no folclore da China, Coreia ou Índia. Várias dessas histórias foram gravadas no Konjaku Monogatari, uma coleção do século XI de narrativas Chinesas, Indianas e Japonesas.

Lendas sobre as Kitsunes, quase sempre englobam sabedoria, e como diz o famoso ditado “Esperto como uma raposa”, elas simbolizam a inteligência e sagacidade. Porém, kitsunes tem que manter as suas promessas e, principalmente, seguir a sua palavra de honra. Elas tornam-se autodestrutiva se quebrar sua palavra. Como também, quando alguém lhes quebra uma promessa, elas tornam-se suas inimigas mortais, pois é sabido que Kitsunes são emocionais e muito vingativas.

Descritas como seres inteligentes, são possuidores de habilidades mágicas que aumentam com a sua idade e sabedoria. A cada 100 anos, recebem uma  nova cauda, sua coloração muda para prateada ou dourada tornando-se mais poderosas. Quando atingem nove caudas são referidas como Kyuubi no Kitsune, e tornam-se semideuses. Passam a possuir sabedoria infinita e a capacidade de ouvir qualquer coisa, incluindo, dependendo do tipo de Kitsune, os pensamentos de humanos em qualquer canto do mundo, atingindo a onisciência e quase a onipotência. Sendo assim, quanto mais cauda tiver, mais poderosa será a “Kyuubi no Kitsune”.

Kitsune Poderes:



As Kitsunes geralmente são poderosas e por isso tendem a agir com arrogância sempre que entram em contato com seres humanos. A maioria é dotada de poderes incríveis, incluindo: possessão, habilidade de cuspir fogo, aparecer em sonhos (voo), criar ilusões, dobrar o tempo e espaço, enlouquecer e até mesmo matar. Outras características sobrenaturais normalmente atribuída a kitsune incluem: caudas que geram fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa).

Algumas dessas criaturas tem características que lembram vampiros ou súcubos e se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos, geralmente através do contato sexual. Os diferentes tipos de kitsunes têm também diferentes habilidades. Por exemplo, a Nogitsune, conhecida como kitsune obscura alimenta-se da vida ou o espírito dos humanos, também são capazes de manipular o tempo e o espaço e interferir com os sonhos das pessoas,  por outro lado, a Kitsune trovão consegue absorver e descarregar energia trazendo sempre uma aura de fogo com ela que é invisível aos nossos olhos.

Uma de suas principais habilidades é a capacidade para assumir a forma humana. Quando transformadas normalmente aparecem na forma de mulher, jovem e bonita, mas existem relatos de kitsunes assumindo outras fisionomias como uma velha, criança, ou características ainda mais fantásticas, como uma árvore de altura incrível ou uma segunda lua no céu. Elas geralmente são batizadas com nomes femininos, por isso acredita-se que todas as Kitsunes sejam fêmeas.



Algumas lendas contam que elas usam esses poderes para enganar as pessoas, outras dizem que são amigas e companheiras fiéis ou até se tornam lindas e amorosas esposas. Essas uniões podem gerar filhos que não vão ser necessariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.

Quando estão entre os mortais não usam seu verdadeiro nome, pois podem ser usados para prendê-la ou bani-la. Assim como, se alguém se comporta de acordo com a sua ética, elas vão se tornar educadas, gentis e prestativas.

O folclore diz que, assim como as raposas comuns, elas temem os cães, fugindo toda vez que avistam um, por isso as Kitsunes tendem a viver em famílias, e trabalhar em grupos.

As contradições são evidente no grande número de lendas das kitsunes, assim como elas foram temidas e caçadas por um lado, e veneradas e adoradas por outros. Enquanto alguns contos falam sobre elas empregarem suas habilidade para enganar os outros, outras histórias costumam retratá-las como guardiães fiéis, amigas, amantes e esposas.

Lendas:



Essas criaturas mágicas são muito populares na mitologia japonesa, consequentemente são muitas as lendas famosas relacionadas às Kitsunes:

Hoshi-no-tama

Pinturas de kitsunes ou de suas vítimas possuídas, apresentam uma esfera branca conhecida como Hoshi-n0-tama (Esfera estelar). As histórias mostram que estas esferas incandescentes, que aparecem junto com Kitsunes-bi, são joias ou perolas mágicas. Enquanto não está na forma humana ou possuindo algum humano, a kitsune mantém a esfera na sua boca ou a carrega na sua cauda. Joias são representações comuns da divindade Inari, e pinturas de kitsunes sem elas são raras. E, quando a kitsune muda de forma, é o Hoshi-no-tama que carrega parte de sua magia. Outra crença é que a Joia representa a alma da kitsune, e ela irá morrer se ficar por um longo período separada do adorno. Aquele que obtiver a esfera, poderá pedir ajuda para a  kitsune  em troca da devolução da joia.

Um trecho de um conto do Século XII descreve um homem usando o Hoshi-no-tama de uma kitsune em troca de sua ajuda:

 (…) “Devolva minha esfera!”- exclamou a raposa. O homem a ignorou, ela retrucou com a fala mais triste: “Está bem, você está com minha esfera, mas você não sabe como usá-la, não será nada agradável para você. Para mim é uma perda terrível. Estou te avisando, se não a devolves, serei sua inimiga para sempre. Mas se você retorná-la para mim, irei te proteger quando você mais precisar” Tempos mais tarde, a raposa salvou a vida do homem, guiando-o para que pudesse fugir de um ataque de criminosos.

Hakuzo

Conta a lenda, que a raposa tomou a forma de um estudioso budista conhecido como Hakuzo. O homem pregava diálogos religiosos nos templos, e era visto como um acadêmico muito sábio. Quando  foi descoberto por ser um kitsune, ele desapareceu. Tempos depois, viria a ser visto durante as noites, vagando nos arredores fora do templo, pregando a doutrina de Buda na escuridão da noite. Mais tarde, o templo foi renomeado como Hakuzo Inari.

Kitsunes variações:

Existe uma infinidade de variações de Kitsunes conectadas a diferentes elementos como: fogo, terra, água e ar, nomeados entre os clãs “Céu” e “Trevas”:

Amaterasu no Kitsune: Diz-se ser a Deusa do sol “Amaterasu” que aparece na forma de uma raposa branca. Conta a lenda que se uma pessoa estiver passando por maus presságios e esta for devota de Amaterasu, a deusa atenderá as orações, quando estas partirem de um coração puro. Ela desce de seu reino em forma de uma raposa para apartar todo mau que a pessoa estiver passando.




Bakemono-Kitsune: É uma Kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.

Genko: Kitsune negra, normalmente é vista como um “Omen” (bom presságio).

Kiko: Espírito de uma Kitsune. Normalmente as kitsunes não são fantasmas, no entanto, elas podem aparecer como espíritos. Também conhecida como “raposa fantasma”.




Kitsune: Termo geral para a palavra “Raposa mágica”, Kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más em suas lendas.

Kitsune-bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas através de sua boca e de sua cauda.

Kitsune-Tokoya: Kitsune peritas em pregar peças e disfarçar-se em humanos. Dizem que em uma pequena província no Japão, uma Kitsune disfarçou-se de barbeiro, deixando careca todos os clientes. Assim, todos os moradores da vila ficaram de cabeças raspadas. Por isso, o animal encantado acabou ganhando o apelido de kitsune-tokoya, ou seja, “raposa barbeira”.




Koryo: Kitsune Amaldiçoada. Conhecida como “raposa demônio”.

Kuko: Kitsune do elemento ar, a maioria das Kukos são consideradas Kitsunes muito más. Geralmente associada a tempestades de vento e nevoeiro.

Kyuubi no Kitsune: São as Kitsunes que alcançam os 1.000 anos de idade. Nessa idade, a cor de sua pelagem muda para prateada ou dourada. Alcançam até 9 caudas e é quando ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, atingindo assim, a sabedoria infinita e onisciência.




Nogitsune: Kitsunes selvagens, normalmente é usada para diferenciar entre as boas e más Kitsunes. Assim eles usam o termo “Kitsune”, para as boas Kitsunes, aquelas que seguem e são mensageiras do Deus Inari.  As que não o seguem, são chamadas de Nogitsunes. Porém, nem todos os tipos de Nogitsunes são necessariamente más. Existem algumas que apenas gostam de pregar peças nos seres humanos, como a Kitsune-Tokoya.

Reiko: Fantasma de uma Kitsune. Não chega a ser uma Kitsune extremamente má, mas algumas podem ser muito maliciosas.

Shakko: Kitsune vermelha, estas também podem ser consideradas tanto como boas ou más, pois não têm o conhecimento do que é moral.



Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas.

Tenko: Kitsune celestial. Não são consideradas tão más como a Tamamo-no-mae ou tão benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.

Yako/Yakan: Termo geral para a palavra “Raposa” (Igual à Kitsune).




As Kitsunes geralmente são invulneráveis aos ataques humanos, mas as de natureza má, podem ser derrotadas pelos Taijiya, conhecidos como exterminadores especializados em Youkais (Criaturas sobrenaturais), e os sagrados monges budistas que, possuidores da benção divina de Buda, podem exterminar uma Kitsune má apenas com uma simples oração.

A liberdade é muito importante para as kitsunes. Elas não aceitam ser forçadas em algo que  não queiram, e não gostam  de ser comandadas ou presas. Por outro lado, aqueles que ganharem a confiança e lealdade de uma  kitsune, vai viver uma amizade que pode durar por muitas provações.

Kitsunes em Animes:



As kitsunes são alguns dos youkais (criaturas sobrenaturais) mais explorados em animes:

Naruto: Naruto Uzumaki, o protagonista do anime/mangá, é uma criança de 12 anos que tem consigo uma Kyuubi selada dentro de seu corpo por seu pai, Minato Namikaze. Quando o garoto fica furioso ou em risco de morte, o chakra, a energia interior da Kyuubi se manifesta em seu corpo e lhe dá poder.

InuYasha: o personagem Shippou é uma mistura de Humano e Kitsune, tendo corpo de criança e uma cauda de raposa. Shippou teve seu pai assassinado pelos irmãos Manten e Hiten. Foi salvo por InuYasha e Kagome e desde então acompanha-os em suas aventuras.

Hiiro no Kakera: Yuuichi Komura é um dos cinco guardiões da princesa Tamayori. Yuichi é o descendente da raposa de nove caudas e se especializou em usar ilusões e fogo espírito. Ele é muito tranquilo e pode ser meio sem emoção. Pode ser encontrado um monte de vezes na biblioteca, lendo um livro. Pois, gosta de se distrair e tem a capacidade de dormir em qualquer lugar a qualquer momento.

Love Hina: uma das garotas da pensão Hinata se chama Kitsune (esse não é o seu nome mas todos a chamam assim).

Pokémon: há o Pokémon Vulpix (raposa de seis caudas) e o Pokémon Ninetales (raposa de nove caudas) que foram claramente inspirados em kitsunes.

Digimon Tamers: Kyubimon é a forma evoluída do personagem Renamon. Kyubimon tem a aparência de uma raposa amarela de nove caudas com uma juba branca e chamas azuis que ficam em torno de suas patas e nas pontas de sua cauda.

Yu Yu Hakusho: Kurama é um personagem que possui uma forma original sendo, meio humano e meio raposa (forma chamada Kurama Youko).

xxxHolic: no mangá xxxHolic do grupo CLAMP, o protagonista tem uma Kuda Kitsune, uma raposa num tubo, que ora tem a forma de quase uma serpentinha peluda e branca, ora a tradicional Kyuubi.

Kanokon: A personagem Tamamo, mãe de chizuru e dona da pensão Tama no yu, têm como sua verdadeira forma uma raposa loira de nove caldas.

Omamori Himari: A parceira de Shuten Douji, Tama-no-mae é uma criança que come outros espíritos e tem em sua verdadeira forma a kyuubi.

Black Bird: O clã do protagonista, Usui, é de Tengus, enquanto que um de seus rivais, o clã Kuzunoha, é de Kitsunes.

Inu x Boku SS: Soushi Miketsukami, o protagonista masculino é a reencarnação da Raposa de nove caudas.

Kamisama Hajimemashita: Tomoe, familiar da Deusa Momozono Nanami, é um kitsune, e em uma época distante, foi uma raposa selvagem, mas após ser “salvo” por Mikage, passou a ser mais civilizado. Pode usar técnicas de transformações tanto em si mesmo, quanto em outras pessoas/youkais, também pode usar o “fogo de raposa”.

Shanghai Yōmakika: No manga de Hiromu Arakawa, a Diretora da Corporação Taoista de Demônios, é apresentada como sendo a “Kyuubi Dourada”

Gugure Kokkuri-san: Kokkuri é uma brincadeira no Japão muito parecida com a brincadeira do compasso aqui no Brasil, e quando Kohina resolve brincar sozinha, invoca Kokkuri, que é o espírito da raposa da brincadeira, e quando este espirito vê as condições da menina, resolve assombra-la.

Autor: Isa 

Referências:
• Livro: Legends of Japan | Author: F. Hadland Davis.
• Livro: Japan – Dictionary Culture and Civilization | Autores: Frederic Louis David and Alvaro Iwang
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Kitsune

postado originalmente no ótimo site: Caçadores de Lendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário