Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Menu Artigos: Zumbi - O manual do Proprietário

ZUMBI - O MANUAL DO PROPRIETÁRIO


Autor: Necromante
Original em: Aqui
Adaptação: Aqui


Introdução:

Estava pensando em uma aventura de horror, sabia que em uma parte da aventura seria inevitável, os jogadores teriam que degladiar-se com algo ou alguém, mas não sabia com o que nem com quem. Se fosse um jogo medieval, tudo estaria ok, era só colocar um bando de Orcs e acabou, mas em um jogo de horror não é bem assim, tudo deve ser bem explicadinho, nos seus mínimos detalhes.


Você já teve esse problema? Com certeza sim. Em um jogo de horror os personagens não são bravos guerreiros preparados para qualquer dragão que cruze o seu caminho, muito pelo contrário, são pessoas normais tentando apenas sobreviver. Se em uma aventura de horror, você colocar um monstro apenas por ser um monstro e proporcionar ao jogo uma batalha, os jogadores não se contentarão com essa explicação e tentarão então desvendar o mistério de “por que o monstro está ali”.
Minha frustração então era essa, como colocar um monstro ali somente para proporcionar um combate e nada mais, repentinamente um estalo veio em minha mente e uma palavra fora suspirada como que um vento que soprava uma voz. A voz dizia, “Zumbis... use Zumbis”.


Mas é claro, como nunca tinha pensado nisso antes? O mago / cultista / bruxo poderia muito bem ter criado um zumbi para protegê-lo. E assim foi feito com grande sucesso, os jogadores não questionaram (muito) a presença do Zumbi e o jogo desenrolou normalmente após isso. Uma idéia genial, usar zumbis como orcs, somente para proporcionar uma batalha e só. Não sabia naquele momento o quão estava enganado!
Comecei então a estudar um pouco mais o potencial dos zumbis, assisti a alguns filmes (não, infelizmente ainda não assisti “I Walked with a Zombie”). E alguns deram-me idéias geniais que divulgo aqui agora para vocês.


O que é um Zumbi?


Depende de como você o vê. Existem filmes, livros, quadrinhos que tratam zumbis como criaturas sobrenaturais sem alma, sem pensamento e apenas um destino... Comer cérebros. Outros dizem sobre o zumbi nada mais é do que um humano cujo cérebro morreu parcialmente, perdendo toda sua capacidade de raciocinar, ou seja, vive apenas pelo instinto. Outros dizem que o zumbi é um corpo vivo sem alma.

De qualquer forma, um zumbi é um zumbi, correto? Errado. Imaginem o que seria de Resident Evil se os zumbis de lá fossem “meros zumbis”. Então tanto faz se eles são criados por um vírus ou por um ritual voodoo! Tentem imaginar por um instante o rumo de Residente Evil se os zumbis desse jogo fossem criados através de rituais voodoo. Então a Umbrella seria uma seita maléfica e não uma entidade científica, acho que somente esse “pequeno detalhe” mudou a história a ponto de vêmos-na totalmente diferente.


Lembrem-se que o diferencial em um RPG de horror, é que tudo existe explicação, nem que essa seja além da compreensão humana, mas ela existe e os jogadores vão querer saber sobre ela! Assim sendo, aquele mero zumbi que coloquei na aventura para proporcionar apenas um combate e nada mais, gerou uma aventura inteira dentro da campanha, eram os jogadores tentando desvendar o mistério do zumbi. Nesse caso admiti que o zumbi era uma criação sobrenatural concebida através de um complexo ritual de magia negra.


O filme baseado em zumbis mais interessante que assisti, contava a história que o mundo era infestado por zumbis sem razão aparente. Salvo engano, o filme chama-se “A Noite dos Mortos Vivos”, e a história girava em torno de um grupo de pessoas que tentavam fugir de um sítio na esperança de achar um lugar seguro para ficar (imaginem a decepção que tiveram ao ligar a televisão e constar que não existia para onde fugir). No filme inteiro, a palavra Zumbi nunca fora pronunciada, sendo que chamavam-nos apenas de “eles”. No final do filme, a única sobrevivente do grupo deduzia o que era um dos “deles” ao olhar um bando de pessoas espancarem zumbis pendurados em arvores: “-‘Eles’ nada mais são do que humanos em seu estado natural de pensamento!”


Assim sendo, os zumbi podem ser de diversos tipos. Depende mesmo do que o mestre quer colocar na aventura. Não importa se for um ritual voodoo, um Vírus – T ou contaminação nuclear, um zumbi sempre pode aparecer, não importa a circunstância.
O Resultado da Necropsia (Ou a anatomia de um Zumbi)
Um zumbi é um zumbi, eles são todos iguais fisicamente e anatomicamente falando, não importando muito a forma que foi criado (na verdade importa sim, mas vamos deixar isso para discutir depois).


Um zumbi é, geralmente, um ex-humano. A aparência de um zumbi é de um humano cujo sangue não mais circula em suas veias, ou se circula o faz com pouca intensidade. Os olhos são brancos, não sendo visível a Íris. Sua pele é pálida, e as vestimentas (quando as possuem), são todas desajeitadas, simplesmente porque um zumbi não se preocupam com elas.


Um zumbi tem uma grande vantagem em combate, ele não sente dor em hipótese alguma, mas é claro que ele também não tem tato, ou se o tem é pouquíssimo. Isso quer dizer que meros tiros não irão detê-lo, não importando quantos buracos tem no corpo ou se perdeu um braço ou uma perna, isso não importa ao zumbi, o que ele quer é apenas comer sua carne (não que ele necessite de comer).




Dependendo do caso, ou seja, da procedência de um zumbi, a cabeça é seu ponto fraco. Ao cortar, explodir, esmagar ou inutilizar a cabeça de um zumbi ele geralmente morre, o que não é verdade, pois ele apenas não tem mais um cérebro para coordenar a musculatura do corpo, mas não que ele morra de verdade, inclusive é muito normal um zumbi ter espasmos durante horas a fio até seu coração parar definitivamente. O que acontece também com partes amputadas de seus corpos, é comum ver mãos, braços ou pernas de zumbis se movendo no chão, mas apenas por espasmos. Porém, isso não é uma regra absoluta e imutável.


Um Zumbi VooDoo nada mais é do que uma criatura sobrenatural, e como tal, a morte não faz efeito algum sobre ela. Essa criatura das trevas ainda não sente dor e é pior que a anterior, pois só poderá ser definitivamente destruída com a inutilização total de sua massa corpórea. Enquanto sobrar uma perna, uma mão, um braço, a cabeça, ou se o mestre se sentir inspirado, qualquer parte do corpo com capacidade para se mover, irá fazê-lo e tentar (muitas vezes realmente apenas tentar) fazer sua próxima vítima. Por exemplo, um zumbi que perdeu uma boa parte de seu abdome, continuará a atacar, não importando o quanto sobrou de seu corpo, na verdade agora ele terá ajuda extra, pois o abdome caído no chão agora é uma criatura independente e atacará do modo que conseguir. Imaginem então como é horrível a um jogador saber que seu personagem tropeçou na perna arrancada do zumbi que continua se movendo, e no chão o abdome arrancado do zumbi tenta sufocá-lo. Em suma, nesse caso o zumbi é uma criatura sobrenatural, e simples danos físicos não irão pará-lo muito pelo contrário, irão apenas dividi-lo em várias partes.


Um Zumbi não sente dor, por isso alguns ataques a eles são completamente ineficazes, assim como o ataque com acido e com fogo, que são ataques que baseiam-se justamente na dor causada por elas. Um zumbi com ácido no corpo nada mais é do que um zumbi que está esfumaçando, e um zumbi pegando fogo nada mais é do que um zumbi com aparência pirotécnica. Nada impede contudo que o fogo ou ácido consuma uma boa parte de seu sistema nervoso e/ou muscular a ponto de impedir os membros e outras partes do corpo se moverem.


Se o zumbi não for proveniente de rituais VooDoo, ele provavelmente precisará de seu sistema nervoso e muscular para poder se mover, o que significa que o sistema pode ser avariado suficientemente para o zumbi não mais poder se mover, pois dependendo de como o zumbi foi criado, ele precisará do cérebro para enviar informações ao corpo, como qualquer ser humano comum. O que significa que se a coluna vertebral for quebrada, o zumbi cessará seus movimentos voluntários, dando espaço a espasmos constantes, mas inofensivos. Se seu ombro for deslocado, o braço não mais poderá ser utilizado. Não que os zumbis se preocupem com isso, mas um zumbi inútil é o mesmo que um zumbi morto, e zumbi bom... você já sabe!


A Psique de um Zumbi (ou o comportamento de um zumbi)



Um zumbi não pensa, não importa sua procedência, se foi criado através de voodoo, virus-t ou contaminação nuclear. Um zumbi tem cérebro apenas pelo sistema nervoso central, e as vezes nem isso.
Tudo o que um zumbi faz, é
 mecânico, ele não pensa em comer a carne humana porque é boa, ele apenas come, ele nem sequer sabe o e está comendo, o Zumbi não tem consciência de nada. Inclusive Zumbis só possuem um propósito de existência: comer! E ele come coisas vivas, não importa se é carne humana, cérebros ou o que for, ele existe para comer, desde que sua comida ainda pulse sangue quente em suas bocas.

Um zumbi não tem memória, não distingue parentes, amigos ou estranhos, sendo aparentemente humano ele está atrás para comer, o que não impede os zumbis de comerem-se uns aos outros ou a animais. A exceção a essa regra é quando o zumbi é criado através de rituais de magia negra, voodoo ou qualquer que seja a forma mágica, onde geralmente seu criador lhe dá um tarefa para ser cumprida pelo resto da eternidade. Nesse caso, e somente nesse caso, o zumbi lembrará quem é seu criador (se assim o for ordenado), quem são algumas pessoas em particular, e o que ele deve fazer no resto de seus infinitos dias. Seu comportamento continuará sendo mecânico, mas nesse caso, e apenas nesse caso, o zumbi terá uma memória limitada e saberá distinguir entre as pessoas que conhece e saberá quando deverá cumprir suas ordens ou não.

Os zumbis se diferem dos Mortos que Andam, pois esses ainda possuem uma capacidade limitada de pensamento, eles chegam a até falar poucas palavras em algumas ocasiões, o que não acontece com um zumbi. O máximo que ouvirá sair da boca de um zumbi serão gemidos.


Faça você mesmo seu Zumbi



Zumbis podem ser criados de diversas formas. Em película o mais comum é que o zumbi não é criado, ele retém esse status por um mero acidente. No mundo do RPG porém é comum um mago / bruxo / cultista criar um zumbi como guarda-costas pessoal.
A criação de um zumbi não é tão difícil de ser executado, mas também não é tão fácil, ou então qualquer um teria s
eu próprio exército de zumbis, soldados furtivos, eficientes e baratos.

Para qualquer que seja a modalidade, para criar-se um zumbi, precisa-se primeiramente de um hospedeiro / corpo / receptáculo. Cumprindo-se o primeiro quesito o zumbi poderá ser feito de diversas maneiras distintas. Para criar-se um zumbi voodoo, geralmente precisa-se fazer um ritual complexo mas não difícil. Um zumbi criado a partir de um vírus ou contaminação de qualquer espécie precisa ser infectado por esse vírus ou contaminado pela fonte. Nesse caso, geralmente a criatura estava viva e teve uma morte agonizante ao tornar-se um zumbi.

Existe contudo um ponto fraco dos zumbis voodoo que deve ser levado em consideração na sua criação. Um zumbi voodoo que tenha qualquer comida bem temperada colocada em sua boca, lembrar-se-á que está morto e vai simplesmente querer voltar ao mundo dos mortos. Nesse instante o zumbi cai no chão inerte, o corpo está morto mais uma vez. Pensando nesse efeito colateral, muitos praticantes de voodoo costumam costurar ou mesmo cauterizar a boca de seus zumbis justamente para que isso não ocorra. Se já é difícil colocar comida na boca de um zumbi, imagine ter que primeiro desatar os nós em sua boca para depois fazê-lo degustar a temperada comida.


Tipos de Zumbis



Existem, por via de regras, dois tipos de zumbis, os zumbis de hordas e os zumbis voodoo.
Os Zumbis de Hordas são os mais básicos de todos, são aqueles que sempre aparecem na famigerada cena em que aquele amontoado de zumbis entram pela janela da casa. São aqueles que sempre andam em grupos, mesmo não tendo essa consciência. Não que “eles” ajam em grupo, muito pelo contrário, eles apenas seguem o mesmo rumo, por mera coincidência, ou simplesmente porque estão em todos os lugares.


Os zumbis de hordas são aqueles mais fáceis de serem mortos (como se fosse fácil matar um zumbi), na pior das hipóteses um bom tiro na cabeça irá parar qualquer uma dessas abominações. Sua força se faz nos grupos, um desses sozinho não representa perigo algum, mas é como já diz a frase, “-Apenas um pode ser divertido, , dois pode ser um desafio, porém três, é melhor sair correndo.”


Os Zumbis VooDoo, por outro lado, são feitos para aparecerem em pequenas quantidades ou até mesmo sozinhos. Eles são tão resistentes que seu pobre rifle, aquele mesmo que pode derrubar um elefante, não faz nada contra esse zumbi, não que não aconteça nada, mas o que acontece é desprezível ao zumbi (Um braço a menos? Legal, agora ele se movimenta mais rápido!).


É claro que as designações Zumbi de Horda e Zumbi VooDoo são apenas ilustrativos, não quer dizer que um Zumbi de Horda não possa aparecer sozinho ou vice-versa! Os títulos são somente ilustrativos, apenas para se ponderar o poder de um zumbi.
Estatísticas dos Zumbis para GURPS


Zumbis de Horda
Os Zumbis de Horda de GURPS seguem os atributos da pessoa que virou um zumbi. As mudança são:
ST +1, HT + 3 e DX – 2. Não importa qual seja sua IQ, ela torna-se 0 a partir do momento em que vira um zumbi.


Zumbis VooDoo
Os Zumbis VooDoo de GURPS são diferentes dos Zumbis de Horda, os Zumbis VooDoo são muito mais difíceis de serem destruídos. As mudanças nos atributos dos mortos que viraram zumbis são: ST + 3, DX –2, HT +5. O IQ de um Zumbi VooDoo torna-se 0, porém o mestre pode determinar que este tem uma quantidade limitada de pensamento, nesse caso o Zumbi VooDoo perde 10 pontos em IQ, assim poderá ter um IQ de no máximo 10
O Zumbi VooDoo, porém, porta uma vantagem a mais do que o Zumbi de Horda. Qualquer dano tipo ‘perf.’ realizado contra um Zumbi causará a ele apenas 1 ponto de dano, não importando o ataque. Qualquer dano do tipo ‘cont.’ não causará danos ao zumbi, salvo por determinação do mestre em situações específicas (como por exemplo esmagar a cabeça de um zumbi contra o chão), causará metade do dano. Qualquer ataque com o dano tipo ‘corte’ causará apenas metade do dano em um Zumbi VooDoo. A única exceção é quando usa-se espingardas com cartuchos de fragmentos contra um Zumbi, nesse caso o dano é apenas a metade. Dano por explosões são inalterados.


Qualquer ataque realizado com Eletricidade contra um Zumbi VooDoo não causará dano algum, assim como os ataques realizados por ácido ou fogo, na verdade esses ataques só fazem com que os zumbis se pareçam mais alegres!


O Zumbi tem o NH em armas baseado em sua DX. Qualquer perícia em armas que o zumbi sabia usar em vida é perdido, assim como qualquer outra perícia que ele possua. O Zumbi não se esquece contudo como usar uma arma, por exemplo: ele saberá que deve pegar a espada pelo cabo e não pelo fio, ele saberá como segurar um escudo, etc.
Do mesmo modo que um zumbi não esquece como usar uma arma, ele saberá como usar armas de fogo, mas essas como são mais complicadas, o zumbi terá dificuldades em manejar uma. O Zumbi irá atirar sem mirar, começará a apertar o gatilho sem levantar a arma, atirará com um rifle segurando-o como uma pistola, e assim por diante.
O Zumbi pode usar qualquer tipo de armadura que quiser, é claro, desde que caiba!
Estatísticas dos Zumbis para Sistema Daemon


Zumbis de Horda
Assim como os Zumbis de GURPS, os de Trevas também tem seus atributos baseados nos que possuía quando ainda vivo. As mudanças são: CON +2; FR +2; DEX –4; AGI –2. Os atributos Car e WILL são simplesmente ignorados, pois não existem para um zumbi, para qualquer efeito, qualquer zumbi passa em qualquer teste de Will automáticamente – não que ele não tenha vontade, é que ele não conhece limites. O atributo PER continua igual, só que seu uso é limitado, assim sendo, seja coeso ao usá-lo. Não importa o quão poderoso seja, o Zumbi de Horda nunca tem inteligência acima de 0.


Zumbis VooDoo
Os Zumbis VooDoo são mais difíceis de serem destruídos do que zumbis de horda. Os ajustes em seus atributos são: CON +5; FR +3; DEX –4 e; AGI –2. Novamente os atributos Car e Will são simplesmente ignorados. A PER do zumbi continua a mesma com as limitações impostas por sua inteligência. A inteligência do Zumbi VooDoo torna-se 0, a menos que o mestre especifique que ainda sobra uma centelha de inteligência no Zumbi, nesse caso o mestre constrói os Zumbis com INT –10.


Como em GURPS, os Zumbis VooDoo portam vantagens a mais do que os simples Zumbis de Hordas. Não recebem dano de fogo, eletricidade ou ácido. Dano por frio pode acontecer se essa for uma temperatura a ponto de congelar o monstro. Zumbis VooDoo recebem apenas 1 ponto de dano de qualquer arma cujo o dano seja impalante (como lanças, flechas, balas, estacas, etc), qualquer ataque feito com armas não impalantes causam metade do dano em Zumbis. A única exceção é quando usa-se espingardas com cartuchos de fragmentos contra um Zumbi, nesse caso o dano é apenas a metade. Dano por explosões são inalterados.


Novamente, um Zumbi também pode utilizar-se de qualquer armadura, desde que caiba, imaginem um policial com um colete de Kevlar tendo sido transformado em Zumbi, um páreo duro para os personagens.


Manual do usuário (ou como usar seus zumbis)


Os zumbis são criaturas tão abrangentes que o mestre realmente pode colocá-los em praticamente qualquer aventura. Seja ela de Ravenloft, GURPS Horror, Call of Cthulhu, Kult, ou até mesmo em Vampiro a mascara. Os zumbis podem surgir do nada sem nenhuma aparente explicação, ou simplesmente acuarem os personagens em uma casa escura e mal assombrada.

Existem ‘n’ usos para os zumbis, desde simples guarda-costas de um mago / feiticeiro / bruxo / cultista até a aventuras onde eles são os protagonistas. Cidades infestadas de zumbis podem ser o tema de muitas aventuras ao redor do mundo, uma coisa que pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora e a qualquer um.


Apesar da tática não ser freqüentemente usado no Brasil, os zumbis são ótimas criaturas para live-actions, fáceis de se fazer, de interpretar e principalmente de se transformar qualquer jogador em zumbi a qualquer hora do live. Para se fazer um zumbi em live-action, pegue um estojo de maquiagens e clareie sua pele com pó de arroz ou algum outro similar. Lápis nos olhos, olheiras e outras coisas são ótimos para esses efeitos. Os lábios devem ser fortemente clareados com algo. E por último basta usar o lápis de olho para ressaltar as veia e sinuosidade das mãos e do pescoço (previamente esbranquiçadas com o pó de arroz). Pronto, agora é só desarrumar a roupa da pessoa e voilá, temos um zumbi instantâneo.


Eu amo meu zumbi


Concluindo, um zumbi é uma das poucas criaturas que são verdadeiras mão na roda de qualquer mestre de horror para qualquer aventura, qualquer situação, qualquer época e qualquer grupo de personagens, não importa, se estás procurando um monstro para enriquecer sua aventura sem tirá-la de seu rumo, essa criatura é o zumbi.

Espero que tenham gostado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário