Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 25 de julho de 2015

Menu Mitologia Grega: Cronos - O senhor do Tempo

CRONOS - Senhor do Tempo

Na mitologia grega , Cronos / k r oʊ n ə s / ou Kronos / k r oʊ n ɒ s / ( grego : Κρόνος , Kronos ) era o líder e mais jovem da primeira geração de Titãs , os descendentes divinos de Urano , o céu, e Gaia , a Terra. Ele derrubou seu pai e governou durante o mitológico Idade de Ouro , até que foi derrubado por seu próprio filho Zeus e preso em Tártaro .

Cronos foi geralmente representado com um Harpe , Scythe ou foice , que foi o instrumento que ele usou para castrar e depor Urano , seu pai. Em Atenas , no décimo segundo dia do mês Sótão de Hekatombaion , um festival chamado Kronia foi realizada em honra de Cronos para celebrar a colheita, o que sugere que, como resultado de sua associação com a Idade de Ouro virtuoso, Cronos continuou a presidir como um patrono da colheita . Cronus também foi identificado em antiguidade clássica com a divindade romana Saturno .
Mitologia grega e mitos primitivos 
Em um mito antigo gravado por Hesíodo 's Teogonia , Cronos invejava o poder de seu pai, o governante do universo, Urano. Urano atraiu a inimizade de mãe Cronus ", Gaia , quando ele escondeu os gigantescos crianças menores de Gaia, a cem entregou Hecatonchires e de um olho só Cyclopes , no Tártaro , de modo que eles não vejam a luz. Gaia criou uma grande foice de pedra e ajuntaram Cronos e seus irmãos para persuadi-los a castrar Urano. 

Apenas Cronos estava disposto a fazer a escritura, então Gaia deu-lhe a foice e o colocou em uma emboscada. Quando Urano reuniu-se com Gaia, Cronos atacou-o com a foice, castrando -o e lançando seus testículos para o mar. A partir do sangue que derramou para fora de Urano e caiu sobre a terra, o Gigantes , Erínias , e Meliae foram produzidos. Os testículos produziu uma espuma branca a partir do qual a deusa Afrodite emergiu. Para isso, Urano ameaçou vingança e chamou seus filhos Titenes (Τιτῆνες; segundo Hesíodo que significa "aqueles tensos", a fonte da palavra "titan", mas esta etimologia é disputada) para ultrapassar seus limites e ousadia de cometer tal ato. (Em uma versão alternativa deste mito, um Cronos mais benevolente derrubou o ímpio serpentina Titan Ophion . Ao fazê-lo, ele lançou o mundo da escravidão e por um tempo governou com justiça.)
Depois de despachar Urano, Cronos re-aprisionou o Hecatonchires , eo Cyclopes e definir o dragão Campe para guardá-los. Ele e sua irmã Rhea assumiram o trono do mundo como rei e rainha. O período em que governou Cronos foi chamado de Idade de Ouro , como as pessoas da época não tinha necessidade de leis ou regras; todo mundo fez a coisa certa, e imoralidade estava ausente.
Cronos aprendeu com Gaia e Urano que ele estava destinado a ser superado por seus próprios filhos, exatamente como ele havia derrubado seu pai. Como resultado, embora ele gerou os deuses Deméter , Héstia , Hera , Hades e Poseidon por Rhea, ele devorou ​​todos eles assim que eles nasceram para impedir que a profecia. Quando o sexto filho, Zeus , nasceu Rhea procurado Gaia para elaborar um plano para salvá-los e, eventualmente, obter a vingança contra Cronos por seus atos contra seu pai e filhos. (Outra criança Cronus tem a fama de ter sido pai é Chiron , por Philyra .)



Pintura por Peter Paul Rubens de Cronos devorando um de seus filhos
Rhea secretamente deu à luz a Zeus em Creta , e entregou Cronos uma pedra envolto em panos, também conhecido como o Omphalos Stone, que ele prontamente engoliu em seco, pensando que era seu filho.
Rhea manteve Zeus escondido em uma caverna no Monte Ida, Crete . De acordo com algumas versões da história, ele foi, então, criado por uma cabra chamada Amalthea , enquanto uma companhia de Kouretes. brincalhões e dançarinos, gritaram e bateram palmas para fazer barulho suficiente para mascarar os gritos do bebê de Cronos. Outras versões do mito tenham Zeus levantada pela ninfa Adamanthea , que escondeu Zeus por ele pendurado por uma corda em uma árvore, de modo que ele foi suspenso entre a terra, o mar e o céu, os quais eram governados por seu pai, Cronos. Ainda outras versões do conto dizem que Zeus foi criado por sua avó, Gaia.
Uma vez que ele tinha crescido, Zeus usou um remédio dado a ele por Gaia para forçar Cronos a vomitar o conteúdo de seu estômago na ordem inversa: primeiro a pedra, que foi estabelecido em Pytho sob os vales de Mount Parnassus ser um sinal de homens mortais, e depois seus dois irmãos e três irmãs. Em outras versões do conto, Metis deu Cronus um remédio para forçá-lo a vomitar as crianças, ou Zeus cortar estômago Cronos que fica aberto e expele seus irmãos. Depois de libertar seus irmãos, Zeus lançou o Hecatonchires, e os Ciclopes que forjou para ele seus raios, o tridente de Poseidon e Hades capacete da escuridão 
Em uma grande guerra chamado de Titanomachy , Zeus e seus irmãos e irmãs, com a ajuda do Hecatonchires, e Cyclopes, derrubou Cronos e os outros Titãs. Posteriormente, muitos dos Titãs foram confinados no Tártaro , no entanto, Atlas, Epimeteu, Menoetius, Oceanus e Prometeu não foram presos após a Titanomachy . Gaia deu à luz o monstro Typhon para reivindicar a vingança para os Titãs encarcerados.
As contas do destino de Cronos após a Titanomachy diferentes. Em homéricos textos e outros que ele está preso com os outros Titãs em Tártaro. Em poemas órficos, ele é preso por toda a eternidade na caverna de Nyx. Pindar descreve a sua libertação do Tártaro, onde é feita a King of Elysium por Zeus. Em outra versão, os Titãs divulgou os Cyclopes do Tártaro, Cronos e foi premiado com o reinado entre eles, começando uma Idade de Ouro. Em Virgil 's Eneida, é Latium em que Saturno (Cronos) escapa e sobe como rei e legislador, seguindo sua derrota por seu filho Júpiter (Zeus). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário