Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Saiba como Foi o Festival de Beltane 2017 em Porto Alegre

SAIBA COMO FOI O FESTIVAL DE BELTANE 2017 EM PORTO ALEGRE


Guerreiros vikings ou celtas, magos, princesas com coras de flores e camponeses marcaram presença no Festival de Beltane 2017, no último sábado (28), em Porto Alegre. 

O Beltane é um festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz. Inspirado em um festival celta, é ainda comemorado nos dias atuais, reconhecido nas comemorações da Festa da Primavera, mas que originalmente marcava o início do Verão. Significa também o mais alegre dos festivais celtas, onde os participantes dançam e se alegram nas voltas da fogueira.




Boa parte do público entrou no espírito da proposta do evento e foi caracterizado à feira que promove música, dança e artes da Idade Média.

Na exposição que aconteceu no shopping DC Navegantes, havia mais de 30 estandes que vendiam desde cantis em forma de chifres, espadas, cachimbos, artigos do vestuário até ocarinas da barro (instrumento de sopro).

Por lá passaram centenas de aficionados por jogos, filmes e livros de ficção baseados no passado medieval, assim como famílias e curiosos em geral. O espaço místico do Festival de Beltane também contou com o comércio de produtos naturais, aromáticos e tendas para cartomantes – tarot celta – por exemplo, ciganas e videntes.




Entre as diversas apresentações que ocorreram ao longo do dia,  assistimos a movimentação corporal no ar do pessoal dos tecidos acrobáticos, a intervenção de Teatro Ritual do Grupo Nômade, a dança cigana com pandeiro, Grupo Oriental BEAT com participação do Zahira Razi Grupo e Cia Al Farah,  o  Grupo Arallec’h de Danças Celtas, a celebração de Beltane com o grupo Fire Lips, no início da noite, e o show de encerramento com os músicos alegres do Bando Celta – grupo também responsável pela organização do evento.







Além de toda a diversidade cultural e a troca de sorrisos entre os participantes que interagiram com uma energia incrível, o que podemos destacar foi também a qualidade das cervejas artesanais comercializadas no espaço gastronômico.



Hoje, de acordo com a prefeitura municipal de Porto Alegre, a cidade é considerada a capital nacional das microcervejarias artesanais com 25 estabelecimentos (o que representa que em toda região possui cerca de 80 marcas em fase expansão) – e o bacana foi ver que o Festival de Beltane deste ano acolheu ótimos rótulos locais. 




(Teve também quem preferiu investir em uma boa garrafa hidromel – bebida muito apreciada desde a antiguidade, passando pela Grécia Antiga, Roma Antiga, Leste europeu, francos, eslavos, anglo-saxões, celtas, saxões, vikings, etc).

Fonte: Rock Noize


Um comentário: