Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Menu Mitologia: A Lenda de Jack O'Lantern

A LENDA DE JACK O'LANTERN



Uma lenda irlandesa conta que em um 31 de outubro, Jack – homem alcoólatra e grosseiro – bebeu mais do que de costume e o Diabo veio para levar sua alma. Desesperado para continuar vivendo, Jack que é muito esperto implora por mais um copo de bebida. O Diabo, compadecido, concorda.

Sem dinheiro para o último trago, Jack pede ao Diabo que se transforme em uma moeda para poder pagar pelo último trago. O Diabo concorda e se tranforma em uma moeda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz fazendo o demônio ficar preso . Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: poderá libertá-lo se ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e até faz caridade. Mas a mudança não dura muito e logo o espertalhão volta a seus vícios. 

No ano seguinte, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece reclamando por sua alma. Jack, esperto como sempre, convence o Diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O Diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O Diabo aprisionado e furioso então promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o Diabo nunca mais o aborreça. Sem saída o Diabo aceita e Jack o liberta da árvore.

Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada afinal ele não foi uma boa pessoa. Sem alternativa, vai para o inferno. O Diabo, ainda desconfiado e se sentindo rancor, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, joga um pedaço de carvão para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe o carvão dentro de um nabo e sai perambulando.

Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern ('Jack da Lanterna'). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar já quem esta fadado a vagar pelo limbo entre o Céu e Inferno. 

Curiosidade:

Há também a lenda de pessoas que saiam à noite imitando as fadas e que carregavam nabos esculpidos para representar rostos. Essa seria a origem da Jack o'Lantern moderna, que se tornou uma decoração popular nas casas dos EUA, depois que os imigrantes irlandeses descobriram que as abóboras eram muito mais fáceis de esculpir que os nabos, levando ao que se tornou uma forma de arte na última década. Mais recentemente há um toque aterrorizante, especialmente quando os rostos brilhantes aparecem no escuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário