Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Menu Mitologia: O Fígado de Plaisance

O FÍGADO DE PLAISANCE 

O Fígado de Plaisance (Fegato di Piacenza) - Modelo em bronze etrusco, com data estimada do século II ou I a.C.

Trata-se de uma ferramenta para cerimonias de adivinhação (auspício). Outros modelos de barro para adivinhação foram descobertos nas escavações do antigo Oriente Médio e na antiga Anatólia, o que sugere, pelo menos, um contato entre os etruscos e a esfera cultural com um desses povos na época, os egípcios, babilônios, assirios ou hititas ou todos eles, ou através dos fenícios com que os etruscos e gregos com quem tinham relações comercias fortes. Por exemplo, um modelo babilônico da Idade do Bronze , preservada no Museu Britânico representa as características anatômicas do fígado na forma de protuberâncias, semelhante ao fígado de Plaisance. Um modelo para o mesmo destino, em alabastro, é exposto no Museu de Volterra e outro encontrado na antiga capital hitita, Hattusa.

De acordo com o escritor romano Livy os etruscos foram mais do que quaisquer outras pessoas ligadas a práticas religiosas. Em outro testemunho de Plínio e Cícero, os etruscos dividiam o céu em 16 casas, foi sugerido por alguns mais tarde que o fígado seria um modelo do cosmo, suas peças identificam constelações ou sinais de estrelas.

A mistica da adivinhação foi passada mais tarde para os romanos, mas nem todos eram crentes em relação aos sacerdotes. Em seu livro de "De Divinatione", Cicero ridiculariza a prática e escreveu: "O bom e velho Catão (Marco Pórcio Catão, um cônsul e censor romano entre 195 e 184 a.C)  é forte espiritualmente: ele ficou surpreso, disse ele, um adivinho poderia assistir outro adivinho sem rir "

O Fígado de Plaisance, foi encontrado em 26 de Setembro de 1877 em Settima, uma frazione, isto é uma subdivisão da comuna de Gossolengo, na província de Plaisance por um agricultor que trabalhava seu campo, do lado de fora de qualquer contexto arqueológico. É preservado e exposto no Museu Municipal de Plaisance, no Palácio de Farnese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário