Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

domingo, 24 de agosto de 2014

Menu Artigos: Sereias na Mídia

SEREIAS NA MÍDIA

Ser parte mulher, parte peixe 
As Sereias são filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Eram lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali fazendo as embarcações colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisseia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem se aproximar. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.
Na Grécia Antiga os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única. Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
A Sereia mais conhecida é Ariel, citada no classico de Hans Christian Anderson intitulado A Pequena Sereia. Algumas outras sereis citadas na literaruta clássica são:
Pisinoe (Controladora de Mentes),
Thelxiepia (Cantora que Enfeitiça),
Ligeia (Doce Sonoridade),
Aglaope,
Leucosia,
Parténope.
Uma das caracteristicas das Sereias é que, após alcançar 30 anos de idade, elas adquirem a capacidade de mudar sua cauda para pernas sempre que quiserem. 
Segue alguns dos filmes e documentarios envolvendo as sereias. São eles:
- Na animação infantil A Pequena Sereia (The Little Mermaid), baseado no conto de Hans Christian Anderson, conhecemos a sereia mais famosa, Ariel.
- Em H2O: Just Add Water, no Brasil, H20 Meninas Sereias, é uma série australiana que conta a história de três garotas chamadas Cléo, Drika e Nanda que acidentalmente viram sereias ao se molharem. Assim, vivendo grandes confusões!
- Em Splash, um filme de 1984 a sereia Madison (Daryl Hannah), salva o jovem Allan Bauer (Tom Hanks) de um afogamento, já na idade adulta é Bauer que tem que salva-la de pesquisadores.
- Aquamarine é um filme de 2006, adaptado do livro homónimo da escritora Alice Hoffman. Duas amigas, Claire Brown (Emma Roberts) e Hailey Rogers (JoJo) encontram a sereia Aquamarine (Sara Paxton) e decidem ajudá-la a encontrar o seu verdadeiro amor, em troca ela realizara o maior desejo das meninas.
- No Anime Mermaid Melody cada uma das sete sereias é a princesa de um oceano e possuem uma pérola que representa uma das cores do arco íris.
- Na Rede Globo o tema foi abordado em uma minissérie de (04) quatro capítulos, denominado O Canto da Sereia. A história era de uma moça que se chamava "Sereia", graças a sua devoção por Iemanjá, conseguiu ser a rainha do axé baiano.
- No Animal Planet o tema foi abordado em um documentario, denominado "Sereias:O descobrimento" que apoia uma das teorias sobre a evolução humana " A teoria do macaco áquatico " que diz que o ser humano surgiu de um primata marinho.
- Em Mako Mermaids, no Brasil disponível no site de filmes online Netflix, Mako Mermaids, é uma serie australiana baseada(Spin-Off) em H2O: Just Add Water. Sereias da vida real a serie conta a história das sereias, Sirena, Nixie e Lyla, que foram cobradas com a responsabilidade de proteger a Ilha Mako de invasores. Elas acabaram frustradas pela chegade de Zac, um garoto de 16 anos que forma uma ligação especial com a Ilha, e lhe é concedido uma cauda de peixe, bem como poderes incríveis. Ameaçado pela sua existência, as três sereias são obrigadas a afastar-se de seu cardume, e numa tentativa de sobrevivência, ter pernas para tomar de volta os poderes de Zac ou o risco de serem banidas do cardume de serias de Mako para sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário