Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Mitologia Grega: BAUCIS E FILEMON

BAUCIS E FILEMON

  Zeus vivia sempre observando o comportamento dos mortais do alto do Olimpo. Certo dia ele resolveu descer à terra, numa região chamada Frígia para testar a hospitalidade dos homens. Chamou seu filho Hermes para ir com ele. Este já se dispunha a levar suas sandálias aladas, mas Zeus o impediu, dizendo:
-Se você levá-las, será reconhecido como um deus. Deixe-as aqui.Eles se disfarçaram de viajantes e bateram de porta em porta pedindo abrigo e comida, mas em todas as casas foram muito mal recebidos. Já estavam quase desistindo de encontrar alguém generoso que pudesse recebê-los até avistarem uma casinha humilde, coberta com palha. Zeus bateu palmas para chamar o morador, pois a casa parecia tão frágil que ele teve medo de bater na porta e derrubá-la. Ainda estavam falando quando o morador o chamou para entrar, o que o deixou muito surpreso. Este era um homem já idoso chamado Filemon. Logo que os dois deuses entraram ele trouxe duas cadeiras para que eles pudessem sentar-se, tendo o cuidado de estender um pano sobre elas. Enquanto isso sua mulher Baucis tentava reacender o fogo da lareira para preparar a comida para os visitantes.
Filemon retirou de um lugar escondido a única garrafa de vinho que ele tinha em casa e serviu a seus convidados. Enquanto os deuses comiam e bebiam Filemon percebeu uma coisa estranha: mesmo eles já tendo enchido seus copos a garrafa continuava cheia. Foi assim que ele descobriu que na verdade ele estava diante de dois deuses e então se envergonhou de não poder ter oferecido a eles nada melhor do que aquilo que eles tinham. Mas Zeus declarou que tinha ficado satisfeito com a recepção, levou os dois a um monte muito alto e perguntou a eles qual era o maior desejo que tinham. Eles disseram que o desejo deles era que nenhum dos dois visse a morte um do outro. Depois Zeus fez com que sobreviesse uma forte tempestade naquela região que destruiu todas as casas, menos aquela onde os dois velhinhos moravam. Uma coisa incrível aconteceu. A casa havia se transformado num magnífico templo. Zeus disse então:
-A partir de hoje vocês serão os únicos sacerdotes desse templo.
Eles ainda viveram por muito tempo, mas um dia eles perceberam com espanto que seus corpos estavam se transformando em galhos e folhas.  Eles se transformaram em duas árvores e tiveram seus galhos entrelaçados para sempre.
Pessoal, essa história para nós é um exemplo. Mesmo Filemon e Baucis tendo tão pouco para oferecer, foram os mais generosos, talvez por que eles já tivessem sentido o que era ser rejeitado pelas pessoas. São poucas as pessoas capazes de nos acolher quando precisamos, por isso é muito importante que se dê o devido valor a elas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário