Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 2 de março de 2016

Menu Artigos: Mitologia Celta

MITOLOGIA CELTA

Grande parte da população da Europa ocidental, antes da conquista romana, pertencia às etnias celtas. No entanto, o lugar que preservou por mais tempo a cultura Celta, foi a Irlanda.
O panteão Celta possui as deusas da fertilidade, ou mãe dos deuses, as matronae, com grande difusão de culto, sendo chamada de Danu, na Irlanda e Dôn na região das Gálias, por exemplo. Tem o deus Cernunnos, identificado como “o senhor das coisas selvagens”. Existem os deuses Teutates, Esus e Taranis, interpretados na ordem como, “o homem da tribo”, optimus, e deus do trovão. Um importante deus que atravessa todo universo celta é Lug, “senhor de todas as artes”. 
Os celtas possuíram quatro principais celebrações. Estas dividiam o ano em metade escuro e metade clara. O ano se iniciava em Samhain, quando começava a metade escura, na virada de 31 de outubro. Seguia-se Imbolc, em 1º de fevereiro, era uma festa de purificações. Para introduzir a metade clara do ano, celebrava-se Beltane (fogo de Belenus- deus do sol), em 1º de maio. Seguia-se Lugnasad, em 1º de agosto, celebração da colheita. 
Existia uma elite sacerdotal intelectual, depositários do saber tradicional, os druidas. A formação dos druidas demorava muito tempo e era mnemônica de longuíssimas seqüências de versos, transmitido oralmente. Eles atuaram na astrologia, cosmologia, teologia, adivinhação, aplicação da justiça, na música (os bardos) e etc. Um dos ensinamentos dos druidas considerava a transmigração das almas de um corpo a outro depois da morte, e a passagem por um tempo na Terra da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário