Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Menu Mitologia Oriental: Myamoto Musashi

MYAMOTO MUSASHI 

Miyamoto Musashi (宮本武蔵?)(Harima, c. 1584 — Higo ,atualKumamoto, junho de 1645), também conhecido como Shinmen Takezō,Miyamoto Bennosuke ou pelo nomebudista Niten Dōraku, foi um famosoespadachim e ronin, por vezes identificado como um samurai, nascido onde hoje é o Japão moderno, criador do estilo de luta com duas espadas chamado Niten Ichi Ryu (ou Hyoho Niten Ichi Ryu Kenjutsu) e escritor do tratado sobre artes-marciais conhecido como o Livro dos Cinco Anéis.

Biografia

Era Tokugawa (1603-1868) MiyamotoMusashi (1584-1645) é um dos heróis nacionais do Japão. Vivendo num período histórico de transição, em que os tradicionais métodos dos samuraiseram aos poucos substituídos porarmas de fogo (ainda primitivas), ele simbolizou o auge do bushido (caminho do guerreiro), no qual um homem com uma espada na mão representava o máximo da realização individual.
Vários espadachins percorriam o país, alguns simplesmente procurando um adversário famoso como forma de promoção, outros realmente buscando aperfeiçoar sua técnica. Musashi era um destes aventureiros. Como narra na introdução de O Livro dos Cinco Anéis, nunca foi derrotado em combate, apesar de ter enfrentado mais de sessenta oponentes, algumas vezes mais de um simultaneamente.

O Início

Musashi nasceu na aldeia de Miyamoto,província de Mimasaka, e se chamava "Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin". De seu pai, Shinmen Munisai, também chamado Munisai Hirata, um "goushi" (pequeno fidalgorural, algo entre um camponês e um samurai), teve as primeiras lições com a espada. Com sete anos Musashi fugiu de casa por causa de uma reação raivosa de seu pai que ameaçou sua vida,ele então foi viver com seu tio Dorin. Aos treze anos, travou seu primeiro duelo, vencendo o então famoso espadachim Arima Kihei.

Viagens e Duelos

Aos 15 anos deixou seu vilarejo para realizar sua primeira viagem trilhando o caminho de Shugyosha(Guerreiro peregrino),quando tinha apenas 17 anos Musashi entrou para o exército deToyotomi Hideyoshi,onde participou da tentativa de tomar castelo Fushimi por assalto em Julho de 1600,e na defesa do Castelo Gifu sitiada em agosto do mesmo ano.Acredita-se que ele também participou da importantíssima batalha de Sekigahara(que consolidou o poder de Tokugawa Ieyasu no Japão), porém a única prova disto é um trecho do livro dos cinco anéis onde ele diz que participou de seis batalhas em sua juventude.
Depois disso Musashi desaparece dos registros por um tempo,até sua chegada a Kyoto em 1604 com aproximadamente 22 anos de idade onde arruinou a escola yoshioka,quando em duelos acabou com os três herdeiros da linhagem da escola.
Após deixar Kyoto em por volta de1605,Musashi parte numa série de viagens pelo Japão onde aperfeiçoou sua técnica com monges e através de diversos duelos.
O mais épico e importante Duelo da vida de Musashi foi realizado em 1612contra Sasaki Kojirō,travado numa pequena ilha. Na ocasião Musashi reconheceu que Sasaki dominava sua técnica,e que teria de adotar uma nova para poder derrotá-lo. Há relatos de que ele entalhou um bastão de madeira (Bokken) à partir de um remo quebrado do barco que usara para chegar à ilha. Tudo isso aconteceu enquanto Sasaki o esperava impacientemente. Ao terminar seu bastão, o duelo pode finalmente começar. Logo Sasaki Kojirō saltou em direção a Musashi e quase lhe atinge o pescoço, porém Musashi esquivando-se com um salto, acertou-lhe violento golpe com o bastão que partiu o crânio de Sasaki Kojirō, matando-o ali mesmo.

Serviço

Entre 1614 e 1615, Musashi se envolveu em uma nova guerra entre os clãsTokugawa e Toyotomi. A guerra começou quando Tokugawa sentiu que a família Toyotomi representava uma ameaça ao seu domínio no Japão.Mais uma vez pelo lado dos Toyotomi, Musashi participou das duas batalhas do castelo de Osaka, e estas resultaram na total ruína do exército de Toyotomi.No final, de alguma forma Musashi conseguiu ser adotado pelo clã Tokugawa.
Ele entrou no serviço de Ogasawara Tadanao na Provincia de Harima, onde ajudou na construção do castelo de Akashi,ensinou artes marciais, aperfeiçoou sua técnica de lançarshuriken e adotou um filho.Em 1621, depois de derrotar 4 adeptos do Togun-ryu na frente do lorde de Himeji, este o confiou parte do papel de organizar a cidade.
Em 1622 seu filho adotivo se tornouvassalo do domínio Himeji. Depois disso, Musashi embarcou em mais uma série de viagens,onde adotou outro filho.
Em 1626 seu primeiro filho adotivo comete Seppuku por causa da morte de seu lorde.
Em 1627 ele viajou outra vez.Em 1634ele se estabeleceu em Kokura junto com seu filho,mais tarde entrou em serviço do daimyo Ogasawara Tadazane,tendo ele e o filho participado da Rebelião de Shimabara.

Últimos Dias

Em 1643, ele se retirou em uma caverna conhecida como Reigandō, a oeste da cidade de Kumamoto. Como eremita escreveu então o seu tratado mais conhecido, o Livro dos Cinco Anéis,Concluído em 1645.
Em 1645, no décimo segundo dia do quinto mês (data japonesa), sentindo a aproximação da morte, Musashi liberou-se de suas posses materiais após entregar a cópia manuscrita do Livro dos Cinco Anéis a seu discípulo mais próximo, o irmão mais novo deTerao Magonojô. Nesse mesmo dia, Musashi escreveu o manuscritoDokkōdō, o Caminho do Andarilho Solitário, em que descreve 21 princípios de vida. Ele faleceu em Kumamoto por volta do dia dezenove do quinto mês, segundo o calendário japonês da época.
A história de sua vida tornou-se uma lenda e forte inspiração para o imaginário japonês, inspirando diversas gravuras Ukiyo-e, livros, filmes, séries de TV, mangás e videogames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário