Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Menu Mitologia: Chyskhaan

CHYSKHAAN 

Na cultura eslava, o tradicional Ded Moroz ("Avô Gelo") equivale ao Pai Natal , mas com diferenças: não anda nem voa de trenó, antes caminha com uma longa vara mágica, e não diz "Ho, ho, ho". Tem raízes em crenças pagãs, mas desde o séc XIX a lenda e os atributos foram "actualizados" para gostos mais modernos.

Chyskhaan ("touro de gelo"), conhecido pela alcunha de Senhor Do Frio, é um personagem pertencente ao folclore de Yakutia, uma república federal da Rússia também conhecida como República de Sakha. 

É muito difícil encontrar informações na web sobre esse personagem por causa das muitas maneiras diferentes em que o seu nome é traduzido e transliterado da língua Sakha, mas também porque Yakutia é uma região muito remota, onde, como você pode imaginar, uma conexão com a internet não é exatamente uma coisa comum.  

Chyskhaan e Ded Moroz encontram-se no Pólo do Frio, a aldeia de Oymyakon, para distribuir o Inverno pelo mundo. 

O fragmento abaixo descreve uma parte da lenda de Chyskhaan:

"Chyskhaan sempre existiu! Sua responsabilidade é manter o frio confinado em determinadas altitudes, latitudes e regiões. Ele mantém intactos o gelo e o frio do Ártico e da Antártida. Durante o Yule, a noite mais longa e o dia mais curto, o povo do norte se reúne em santuários construídos em seu nome, e lhe oferecem presentes para que leve o frio embora  e permita o retorno do sol. Os presentes são deixados no santuário, onde Chyskhaan irá recolhê-los e redistribuí-los para aqueles que enfrentam necessidades, mantendo para si mesmo somente o que for necessário para honrar a magia que ele iria trabalhar ao longo dos próximos meses. Sua magia afugenta a noite e traz o sol. Ao mesmo tempo, ele controla a rapidez com que o gelo e a neve derretem, a fim de evitar a inundação das aldeias e as pessoas que dependiam dele. Ele também enterra lugares sagrados sob a neve para que eles não possam ser encontrados por aqueles que procuram usar seu conhecimento para objetivos pessoais e pelo poder. "

YULE

Yule é um festival celebrado no Inverno entre os povos Germânicos, que foi progressivamente absorvido pelo Natal cristão. Era celebrado para pedir "uma estação fértil e pacífica" e consistia em ritos e sacrifícios a Odin. Na tradição nórdica, Yule começa com o tocar dos sinos na tarde de julaften ("Véspera de Yule") em 24 de Dezembro, em que também levanta e se decora a árvore .

Nenhum comentário:

Postar um comentário