Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Mitologia: A CRIAÇÃO E O DILUVIO (SUMÉRIO)

A CRIAÇÃO E O DILUVIO (SUMÉRIO)

Os sumérios tem uma lenda que provavelmente inspirou o conto de Noé. Trata-se de uma lenda muito proxima da historia biblica da arca (que é posterior a lenda suméria)
De acordo com a historia o deus Marduk é convidado pelos outros deuses para combater Tiamat, a divindade do oceano. Recebe deles todos os poderes. Vence Tiamat, e então impõe limites ao mar que ameaçava cubrir a terra. Ele cria o homem com a argila, a fim de que haja um ser que adore, sirva e conserve os deuses.
Depois de algum tempo alguns dos deuses ficam descontentes com os homens, decidem destruí-los. o deus Enill ou Bel organiza o cataclisma. Enquanto isso uma das deusas, Ea, aparece em sonho a um homem de quem gostava - Ut-Napíshtim - e ordena-lhe que construa um navio para que ele possa sobreviver ao cataclisma. O homem coloca neste navio sua família, seus trabalhadores, seu gado, seus animais campestres e sementes. Então o cataclisma em forma de dilúvio começa, afogando todos os homens. Os deuses acabam ficando horrorizados com tal espetáculo e a Rainha dos deuses Ishtar, lamenta-se: “A antiga raça dos homens voltou a ser argila e eu concordei com esse ato funesto, no Conselho dos Deuses, quando consenti nesta tempestade que destruiu o povo!”
A tempestade desabou durante sete dias. Depois que a chuva para Ut-Mapishtim solta uma pomba, que acaba voltando para o barco, sinal de que nao encontrou terra, depois de mais alguns dias ele solta uma andorinha, que torna a voltar, então ele aguarda mais alguns dias e dessa vez solta um corvo que não regressa. Ut-Napíshtim procura ate encontrar terra então faz o navio parar e descobre estar no cume do que era uma montanha, e lá ele resolve preparar um altar e um sacrifício para acalmar os deuses e os honrar. As deidads se reunem em torno do altar e começam um debate. O deus que organizou o cataclisma, Enlil queixa-se a Ea, que revelou seu plano, a Ut-Napíshtim e a acusa de traição. Depois de muita conversa todos se acalma e Ihsta decreta que nao mais havera a extinsão dos homens então Ela confere a imortalidade a seu favorito Ut-Napishtim e à sua mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário