Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 21 de julho de 2018

Menu Mitologia Oriental: A Flor de Cerejeira

A FLOR DE SEREJEIRA 



A flor de cerejeira, chamada no Japão de “sakura”, encanta a muitas pessoas com suas delicadas pétalas rosadas e seu significado repleto de simbolismo.

Lendas: 


Uma das explicações para a sua origem afirma que a princesa Konohana Sakuya Hime teria caído do céu próxima ao monte Fuji, transformando-se na bela flor. Outra crença atribuída ao surgimento da cerejeira está ligada à cultura do arroz, afinal, “Kura” significa “depósito para guardar arroz”. O alimento é a base da culinária japonesa e, assim como a flor, também é considerado uma dádiva.

A efemeridade da florada também deu origem à outra lenda ligada aos samurais. Muitos comparam o pouco tempo que a flor sobrevive à breve vida dos guerreiros orientais, que estavam sempre dispostos a morrer por seus mestres.

Antigamente, a sakura era considerada símbolo do amor. Quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. Nas peças do teatro kabuki, o cenário do bairro das gueixas é frequentemente ilustrado pelas flores de cerejeiras para representar a alegria dessa região de entretenimento.

No entanto, a flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também pode significar a aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário