Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Menu Mitologia: Ruaumoko

RUAUMOKO




Na mitologia maori , Rūaumoko (também conhecido como Rūamoko ) é o deus dos terremotos , dos vulcões e das estações .Ele é o filho mais novo de Ranginui (o pai do céu) e Papatūānuku (a mãe da Terra) (comumente chamado Rangi e Papa ).

Depois que Rangi e Papá foram separados por seus filhos, Rangi começou a chorar, e suas lágrimas inundaram a terra. Para parar isso, os filhos decidiram virar Papa para baixo, então Rangi e Papa não podiam mais ver a tristeza um do outro dessa forma fazendo Rangi parar de chorar. 

Rūaumoko estava no peito de sua mãe quando isso aconteceu, então ele caiu para o submundo. O calor do submundo o incomodava e seus movimentos para se acomodar causavam os terremotos.Em outra versão, ele permanece no útero de Papa, com algumas variantes dizendo que era para manter a companhia a Papa após sua separação de Rangi. Nessas versões, seus movimentos no útero causam terremotos.

Ruaumoko é um deus amável que vive na barriga de sua mãe, mas ele é o deus dos vulcões e seus terremotos são, por sua vez, responsáveis ​​pela mudança das estações. Dependendo da época do ano, os terremotos causam o calor, ou o frio, de Papa para chegar à superfície da terra, resultando em aquecimento ou resfriamento do planeta. 

Rūaumoko puxa as cordas que controlam a terra causando o efeito cintilante do ar quente, chamado haka de Tane-rore, e em algumas versões, terremotos. 

Ele mais tarde e atribuido como marido de sua sobrinha THine-nui-te-pō a deusa da morte filha de Tãne. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário