Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

domingo, 2 de fevereiro de 2014

A Guerra entre os Titãs e os Deuses

TITANOMAQUIA


Titanomaquia, na mitologia grega, foi a guerra entre os Titãs, liderados por Cronos, e os Deuses Olímpicos, liderados por Zeus, que definiria o domínio do universo. 

Zeus conseguiu vencer Cronos após resgatar seus irmãos depois de uma luta que durou dez anos.1Tudo começa quando Urano deseja casar-se com Gaia, a Terra. Com isso nascem 12 filhos, 6 mulheres e 6 homens - chamados de Titãs. 

Urano temia que algum de seus filhos tentasse roubar seu trono, então cada vez que seus filhos nasciam, Urano os colocava novamente no útero de Gaia. Ela persuadiu seus filhos a se revoltarem contra o pai. O líder foi Cronos, que, no momento em que Urano estava copulando, foi libertado e utlizou uma foice para cortar as genitálias do pai. O sangue de Urano ao cair na Terra gerou os mares, as montanhas e as florestas. Cronos então liberta seus irmãos.Cronos casa-se com sua irmã Titã Reia. Antes de ser destronado, Urano profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos. Com isso, Cronos exige que seus filhos sejam entregues um a um para que ele os devore. A mãe entrega todos menos o último, Zeus. Em outras versões Reia também salva Poseidon substituindo-o por um potro) e Hera (entregando-a aos cuidados das Horas e de Oceano e Tétis).A mãe entrega Zeus às ninfas (seres elementares) ou, em outras versões, aos centauros. 

Já adulto, Zeus se disfarça e dá a seu pai uma poção (que havia recebido de sua primeira esposa a titanida Métis) que o faz vomitar seus irmãos, já adultos.[A batalha]Zeus, apoiado pelos irmãos libertos, inicia a Titanomaquia. Nessa luta que durou 10 anos, os deuses posicionaram-se no monte Olimpo e os titãs adversários, convocados por Cronos, no monte Ótris. Tiveram, ainda, a ajuda dos titãs hecatônquiros, que forneceram a Zeus suas armas.

Hesíodo descreve assim a luta: "Parecia, ouvindo e vendo tão grande bulha e luz, que a terra e o céu se confundiam, pois era enorme o tumulto da terra esmagada e do céu a se precipitar sobre ela, tal o barulho da luta dos deuses. Ao mesmo tempo, os ventos, sacudindo-se, erguiam o pó, o trovão, o relâmpago, e o raio ardente, armas do grande Zeus, e levavam o brado e os clamores ao seio dos combatentes; e no incessante fragor da espantosa luta, todos mostravam a força dos seus braços."No primeiro ataque, Zeus no topo do Monte Olimpo joga um raio mortal nos titãs nesse momento todo o planeta treme. 

De um lado os Hecatônquiros arrancando pedras da montanha e jogando nos titãs. E de outro os titãs lutando com os demais deuses. Anos de guerra os olimpianos já estavam chegando na vitória, mas os titãs usam sua ultima arma ao seu dispor, das profundezas do tártaro sai uma besta colossal e sombria, Tifón uma criatura extremamente forte que desafia Zeus, um ultimo desafio para os deuses reinar o universo. Horas se passaram de luta entre Tifón e Zeus, Zeus domina a luta e com um raio muito forte, acerta Tifón que cai de novo nas profundezas no tártaro junto com os demais titãs,enfim Zeus se tornando o rei do universo.

Vitoriosos os "olímpicos" banem os Titãs para o Tártaro, junto com Érebo.Os titãs Oceano, Tétis, Mnemosine, Prometeus e Têmis não participaram da titanomaquia e mais tarde foram incorporados ao panteão grego.Oceano ficou como rei dos rios que circunveavam o mundo (ou seja, o céu). Prometeu mais tarde criou o primeiro ser humano a partir do barro e depois foi acorrentado no monte Cáucaso por ter roubado o fogo do Olimpo para dar aos homens, mas foi libertado por Héracles (ou Hércules) em um de seus doze trabalhos. E Métis tornou-se a primeira esposa de Zeus, que foi engolida por ele, pois Gaia fez uma profecia de que a filha de Métis, (Atena), também destronaria Zeus, motivo pelo qual Zeus engoliu a titânide.

4 comentários:

  1. Ninguém sabe quantos anos durou a guerra pois Cronos e o Titã do tempo assim ele podia fazer o tempo passar o tempo devagar ou rapidamente por isso ninguém fala quanto tempo durou a guerra (apesar de 10 anos ser um tempo certo para acabar uma guerra) não estou criticando o site só dando um aviso OK!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tifón não participou da guerra dos Titãs e Deuses pois ele só se revelou depois da guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a participação de tifão na titanomaquia e alvo de algumas contradições se ler o texto sobre ele no post bestiário mitologico vera que la ele foi instrumento da vingança de gaia enquanto que no texto de hesiodo ele foi a arma final dos titãs. Como disse estas versões variam de acordo com o autor. Esperamos que tenha gostado.

      Excluir