Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mitologia Grega: ULISSES E O CICLOPE POLIFEMO

ULISSES E O CICLOPE POLIFEMO

   Odisseu ou Ulisses  Foi um herói da guerra de Tróia. Rei de Ítaca. Foi o idealizador do cavalo de Tróia, que permitiu a entrada dos gregos nessa cidade.
  Após a derrota dos troianos ele iniciou uma viagem de volta para sua terra. Depois de muitas tempestades e apuros ele e sua tripulação chegaram a uma ilha. O lugar parecia até um paraíso com árvores frutíferas que ali cresciam sem a necessidade de cuidados.  Eles só não sabiam que esta era a ilha dos ciclopes, gigantes com um só olho no meio da testa. Nesta ilha eles encontraram uma caverna, entraram nela e descobriram lá dentro cabras e queijos, e começaram a se alimentar com eles. Mas a caverna tinha dono, o ciclope Polifemo, filho do deus do mar Poseidon.  Este chegou à tarde em sua casa e fechou a entrada com uma pedra gigantesca. Ao perceber a presença dos homens perguntou:
- Quem são vocês, que invadem a caverna de Polifemo?
  Ulisses respondeu:
-Somos gregos, participamos da guerra de Tróia e desejamos retornar às nossas casas. Estamos cansados e famintos. Por isso pedimos sua hospitalidade. Lembre-se que os deuses protegem a quem dá abrigo a quem precisa.
 O monstro agarrou um daqueles homens e disse:
-Vou mostrar a vocês minha hospitalidade.
    Levantou então o tal homem e o devorou. Depois disso adormeceu.

  Na manhã seguinte ele devorou outros dois homens. Nesse momento Ulisses pensou em matar o ciclope, mas se lembrou de que só ele teria forças para retirar a pedra que fechava a entrada da caverna. Após devorar estes dois homens, Polifemo saiu da caverna. Foi aí que Ulisses teve uma ideia.  Encontrou um galho bem grosso dentro daquela caverna e com a ajuda de seus homens fez nele uma ponta bem fina. Depois o escondeu.
   À noite, quando Polifemo voltou devorou mais dois gregos. Ulisses havia trazido vinho, e disse ao monstro:
-E agora que tal experimentar a bebida dos deuses?
  Polifemo perguntou:
-que bebida é essa?
  Ulisses então ofereceu o vinho a ele.
Prove, tenho certeza que você gostará disse Ulisses.
  Polifemo gostou muito do vinho e perguntou:
-Qual é o nome deste que me oferece uma bebida tão excelente?
Meu nome é ninguém falou Ulisses
  O ciclope pediu mais. Bebeu tanto que acabou ficando embriagado e adormeceu. Rapidamente, enquanto o monstro dormia Ulisses e seus companheiros fizeram uma fogueira e aqueceram o galho que ele tinha escondido. Depois o espetaram no olho de Polifemo.
  Cego e desesperado, Polifemo começou a gritar:
-Socorram-me, fui ferido.
  Os irmãos dele que estavam do lado de fora da caverna perguntaram para ele:
 -Quem foi que te feriu, meu irmão?
  Ele respondeu:
-Ninguém me furou o Olho
  Eles pensaram que seu irmão estava louco e foram embora.
  Apalpando as paredes, Polifemo retirou a pedra que fechava a caverna e colocava a mão sobre cada uma das ovelhas que saia para ter certeza de que os homens não escapariam. Ulisses teve a ideia de amarrar três carneiros um ao lado do outro. Os carneiros dos lados serviam de proteção e embaixo do carneiro do meio ele ia agarrado. Assim todos passaram por Polifemo. Quando já estava dentro do navio, Ulisses dirigiu uma provocação a Polifemo, dizendo:
-Meu verdadeiro nome é Ulisses, rei de Ítaca, e se você nos tivesse tratado com mais cortesia não estaria agora com o olho furado.
  Polifemo, tomado de fúria, implorou a Poseidon:
-Pai Poseidon, faça com que Ulisses tenha uma viagem longa e cheia de percalços. Que todos os seus companheiros morram no caminho e que ele volte para casa sozinho e miserável.
  Num acesso de raiva Polifemo atirou uma imensa pedra na água que formou uma onda gigantesca. Odisseu ficou espantado com as palavras do ciclope.

A inteligência de Ulisses Garantiu a sobrevivência de seus amigos. Mas logo ele descobriu que o pedido de Polifemo foi atendido.

11 comentários:

  1. O interessante dos mitos gregos é que ninguém é "do bem" e ninguém é "do mal", mesmo Ulisses sendo um heroi grego ainda pode ser considerado um mocinho.

    ResponderExcluir
  2. eu queria saber um pouco sobre o criador e a data de lançamento da história essas informações !!!






    vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulisses e o ciclope Polifemo, trata-se de um mito Grego cuja origem não se tem registros exatos mas existem duas versões mais famosas do mito que se atribuem a dois autores respectivos:

      - Dictis de Creta:
      O texto atribuído a Díctis de Creta apresenta uma versão racionalizada do mito. Os irmãos Cíclope e Laestrygon trataram a tripulação de Odisseu com indignidade, e Polifemo e Antiphates, filhos de Cíclope, mataram vários deles; o rei Polifemo, porém, acabou se apiedando deles e aceitou uma trégua. Porém, os companheiros de Odisseu (ulisses) tentaram levar Arene, filha de Polifemo, por quem Alphenor havia se apaixonado, e eles foram expulsos

      - Ovídio:
      Texto baseado em Ovídio, Metamorfoses, Livro XIII, 705-897
      Segundo Ovídio, antes do encontro com Odisseu, Polifemo havia se apaixonado por Galateia, uma nereida que vivia na Sicília. Galateia rejeitou o amor de Polifemo em favor de um jovem pastor, Ácis, filho de Fauno e da ninfa Symaethis. Quando eles foram apanhados juntos por Polifemo, este cheio de ciúmes esmagou Ácis com uma grande pedra.

      Espero ter respondido sua dúvida amigo leitor.

      Excluir
    2. bem esse foi criado 500 A.C e o criador foi homero

      Excluir
  3. Só vim atrás dessa parada por causa do Batman! Ele faz referência a essa fita em algum episódio de liga da justiça!

    ResponderExcluir
  4. Eu olhei no livro de escola de mistérios que esses seres realmente existiram E viveram na ilha de Malta. Os ciclopes é uma mistura de deuses vindo das Estrelas com mulheres humanas normais.

    ResponderExcluir