Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Menu Mitologia: Tupliacs

TUPILACS


Na tradição dos Inuítes da Groenlândia, o Tupilac é um monstro vingador criado por algum praticante de feitiçaria ou shamanismo usando vários objetos, partes de animais e até restos mortais de crianças. A vida é dada á criatura a partir de cânticos ritualísticos, que é geralmente levada ao mar para encontrar e destruir um inimigo específico.

O uso do Tupilac é muito ariscado, pois se for criado para atacar uma pessoa que tem poderes mágicos maiores do que aquele que o enviou, pode ser que essa pessoa o mande de volta para atacar seu próprio criador. Sendo assim, o criador só pode escapar de sua própria criatura confessando publicamente sobre o ritual no qual invocara o monstro.

Não se consegue encontrar vestígios dos materiais usados nos rituais e nem das réplicas dos monstros pelo fato de os rituais serem sempre feitos isoladamente e em segredo, mas como alguns visitantes europeus ficaram fascinados pela lenda nativa do Tupilac, queriam ver como um Tupilac se parecia, então os Inuítes começaram a esculpi-los em dentes de baleia. 

Atualmente, várias esculturas de Tupilacs são feitas com grande variedade de silhuetas e tamanhos, podem ser feitas de narvais, presas de morsa, chifres de alce e dentes de baleia. São parte importante da arte dos Inuítes da Groenlândia e são muito valorizados e colecionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário