Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Menu Mitologia Huracan (deus maia)

HURACAN
Huracan (Ah Bolom Tzacab ) muitas vezes referida como L K'ux Kaj , o " Heart of Sky ", é um quiché Maya deus do vento, tempestade, fogo e uma das divindades criadores que participaram em todas as três tentativas de criar a humanidade. 

Ele também causou o Dilúvio após a segunda geração de seres humanos provocou a ira dos deuses. Ele supostamente viveu nas brumas de vento acima das enchentes e repetidamente invocado "terra" até que a terra veio dos mares.

Seu nome, entendido como 'One-Leg', sugere deus que seja do periodo pos clásico da iconografia maia, uma divindade de um relâmpago com uma perna humana, e uma perna em forma de uma serpente. Deus é comumente referido como Bolon Tzacab e K'awiil ou Kauil. O nome pode vir a derivar de huracan , um Carib palavra, e a fonte das palavras furacão e orcan ( vendaval Europeia ).

Huracan também ajudou a destruir os manequins, que foi o resultado de sua segunda tentativa de criar os humanos. Huracan enviou cães e perus na casa dos manequins afim de destruí-los mas estes foram mortos e comidos. Além disso, frigideiras, morteiros, pilões, e até mesmo pedras veio vivo. As frigideiras queixaram suas bocas sendo preenchido com cinza e declarou que eles serão tratados como eles. 


Então as argamassas se queixaram que os manequins as batiam com pilões todos os dia sendo então esta a punição para os que faziam isso. E os pilões reclamaram sobre suas bocas ser preenchidas com grãos a cada dia. Finalmente, as pedras se atiraram para fora das lareiras esmagando os manequins indefesos. Alguns procuraram refúgio em árvores, mas cairam após os ramos sacudiu-los para baixo. Alguns procuraram refúgio nas cavernas, mas pedregulhos enormes fecharam a entrada sepultando-os para sempre. Alguns dizem que você ainda pode ouvir seus lamentos tristes destes dias. 

Os sobreviventes fugiram para a floresta e foram perseguidos por Huracan e os cães e perus. Eles correram dia e noite até que não podia continuar. Huracan estava contente que não havia mais manequins e assim ele caminhou até encontrar um campo cheio de milho. Ele e Gucumatz, a serpente emplumada, entregou o milho para Xmucane, que misturou milho com água para fazer a massa de pão. 

Fora dessa massa fizeram quatro homens, Jaguar Quitzé, Jaguar Noite, não agora e Dark Jaguar. Os seres humanos costumava ser capaz de fazer qualquer coisa, voar, ver os oceanos de longe, e rochas no interior. Huracan nublou sua visão de modo que não podia ver até agora. Huracan também enviou Hunahpu e Xbalanque em suas missões e presidiu a decapitação de Zipacna o monstro terra.

Divindades relacionados são Tohil, Cocijo em Zapotec mitologia e Tlaloc na mitologia asteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário