OS MITOS DE LOKI
O MURO DE ASGARD

Após muito tempo Loki voltou com sua cria, um cavalo de oito patas que recebeu o nome de Sleipnir e tornou a montaria favorita de Odin.
O TESOURO DO ANÃO.jpg)
Certo dia Odin, Hoenir e Loki foram caminhar por Midgard e ao se aproximarem da morada do rei Hreidmar avistaram uma lontra tomando sol que Loki matou para cozinhar sem saber que era o filho do rei Otter (que tinha o dom da metamorfose).
Chegando a morada do rei os deuses, disfarçados, foram hospedados, mas quando Loki se gabou da caça mostrando a pele da lontra o rei reconheceu o filho e furioso amarrou, com a ajuda de seus outros dois filhos, os deuses. O rei então lhes disse que só os libertariam se lhe fosse dado ouro suficiente para cobrir a pele da lontra. Assim Loki foi enviado como emissário para obter o tesouro do anão Andvari, que tinha juntado uma imensa riqueza escondida no fundo do rio. Loki encontrou o anão no rio metamorfoseado em peixe para cuidar melhor do tesouro e tentou pescá-lo, mas Andvari sempre escapava. Percebendo que havia um encantamento de proteção, Loki pediu emprestado a rede mágica da deusa Ran e assim ele conseguiu capturar o anão, pedindo seus tesouros em troca de liberdade. Andvari permaneceu apenas com um anel, mas ganancioso, Loki o arrancou de seu dedo sem saber que ele atraia todo o ouro do mundo. Enfurecido, Andvari lançou maldições àquele que possuísse o anel.
Loki voltou e pôs todo o ouro na pele de lontra, que nunca se cobria e cada vez mais se expandia. Loki viu-se obrigado a entregar o anel para completar o ouro que faltava. A maldição do anel logo atingiu os filhos do rei que começou a brigar pelo tesouro e acabaram matando o pai. Fafnir se metamorfoseou- se em um dragão para melhor proteger o ouro. Regin foi tornou-se ourives para o herói Sigurd, convencendo-o a matar o dragão. Sigurd percebendo que poderia tornar a próxima vítima da ambição de Regin o decapitou e levou consigo o tesouro, dando continuação à maldição.
O ROUBO DAS MAÇÃS
.jpg)
TESOURO DOS DEUSES
.jpg)
Loki intimidou os anões Brokk e Eitri que fizeram a cabeleira tão perfeita quanta a original. Eles estavam tão dispostos que também fizeram o navio skidblandnir para Frey, a espada gungnir para Odin, os javalis com pelos dourados para os irmãos Frey Freyja e começaram a fazer um martelo mágico para Thor, mas Loki ficou com muita inveja e transformou-se em uma mosca varejeira e ficou mordendo os anões que se descuidaram da forja para se defenderem e assim o mjöllnir ficou com o cabo menor do que deveria. Quando os anões descobriram o feito de Loki eles resolveram se vingar pedindo para os deuses como pagamento dos tesouros a cabeça de Loki. Loki disse que lhes dariam a cabeça, mas não o pescoço e assim se safou da decapitação. Ainda assim os anões conseguiram se vingar costurando a boca de Loki para que ele não contasse mais mentiras. Sofrendo com a dor e a humilhação ele jurou vingar-se dos deuses, que assistiram rindo a sua punição pelos anões.
AS PALAVRAS DE LOKI
.jpg)
A PUNIÇÃO DE LOKI
.jpg)
Kvasir havia reparado a rede no fogo e criou uma réplica, voltando em seguida para o rio e capturando Loki, que havia escapado nas duas primeiras tentativas. Após assumir a verdadeira forma, Loki foi arrastado para uma gruta escura e preso em três lajes de pedra com uma corda feita das entranhas do próprio filho de Loki, Narvi. Skadhi ainda apareceu depois colocando uma serpente venenosa em uma estalactite acima da cabeça de Loki, de tal forma que o veneno escorria continuamente em sua face. Sigyn, a leal esposa de Loki, permaneceu ao seu lado recolhendo o veneno em uma vasilha e saindo apenas para esvaziá-lo. Loki consegue escapar apenas no Ragnarök, onde guia os gigantes contra os deuses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário