Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Mitologia Oriental: Os 04 Deuses Celestiais

OS QUATRO DEUSES CELESTIAIS

Uma das lendas principais da China antiga é a lenda das quatro criaturas celestiais, ou quatro deuses celestiais( Shishin ), cada um deles guarda um ponto cardeal, representa uma estação, uma cor, um elemento uma virtude e outras características. E cada um deles representa um quadrante no céu, e cada quadrante destes é composto por sete pequenas constelações, cada uma representando uma parte do corpo destas ciaturas celestiais, também chamados de 28 mansões celestiais. Existe também um guardião central representando a própria China, ou o planeta terra. Estes quatro deuses, na china, recebem os nomes de Qīng Lóng,( o dragão azul ), Zhū Qiǎo( o pássaro vermelho ), Bái Hǔ ( o tigre branco ) e Xuán Wǔ ( a tartaruga negra ). O símbolo central é representado por um dragão amarelo chamado Huang Long.

Genbu, a Tartaruga Negra do Norte Genbu( chi: Xuán Wǔ ), também chamado de Guerreiro Negro do Norte, é representado como uma enorme tartaruga, geralmente negra, ou verde, porém com o adicional de ter uma cauda longa cuja ponta é a cabeça de uma cobra, geralmente negra ou prateada, ou então é representado com uma cobra enrrolada à sua volta, e não como cauda.Ambos os animais, cobra e tartaruga, simbolizam a longevidade, e soldados e governantes utilizavam pingentes esculpidos em forma de tartarugas para se protegerem contra o envelhecimento. Genbu representa o elemento Água, a estação do Inverno e geralmente é representado com as cores negra ou verde escuro. Está relacionado também a montanhas. As sete constelações que representam Genbu no céu são:

1. Mergulhão - (chi: Dǒu)
2. Boi - (chi: Niú)
3. Garota - (chi: Nǚ)
4. Vazio - (chi: Xū)
5. Telhado - (chi: Wēi)
6. Acampamento - (chi: Shì)
7. Parede, muro - (chi: Bì)

Suzaku é o governante do Sul, é representado por um pavão vermelho (embora nas histórias, Suzaku faça alusão a lendária fenix). Seu elemento é o fogo, sua estação é o verão e sua virtude é a sabedoria. Ele faz pequenas sementes crescerem em árvores gigantes. Muitas vezes aparece emparelhado com o dragão, porque ambos representam tanto o conflto e a felicidade conjugal. Retratado com penas radiantes, e uma música encantadora, só aparece em tempos de boa sorte. Tem um comprotamento nobre e é exigente com o que come e onde pusa. É muitas vezes confundido com o Fenhuahg (fenix Chinesa), devido a suas aparencias semelhantes.  
As sete constelações que representam Suzaku no céu são:

1. Bem - (chi: Jíng)
2. Fantasma - (chi: Guǐ)
3. Salgueiro - (chi: Liǔ)
4. Estrela - (chi: Xīng)
5. Rede grande - (chi: Zhāng)
6. Azas - (chi: Yì)
7. Biga - (chi: Zhěn)

Seiryuu, o Dragão Azul do Leste eiryuu( chinês: Qīng Lóng, ), é o nome japonês de um dos Quatro Deuses Celestiais do budismo, que representa o Norte, a cor Azul, a estação Primavera e o elemento Madeira.
Dragões sempre fizeram parte das lendas e mitologia chinesa, japonesa e coreana, e geralmente representam magia e poder. Somente imperadores poderiam utilizar o símbolo do dragão, pois era um ser sagrado e consagrado aos nobres.
As sete constelações do Seiryuu são:

1. Chifre - (chi: Jiăo)
2. Pescoço - (chi: Kàng)
3. Raíz - (chi: Dĭ)
4. Quatro (chi: Fáng)
5. Coração - (chi: Xīn)
6: Cauda - (chi: Wěi)
7.  Peneira que separa grãos da casca - (chi: Jī)


Byakko, o Tigre Branco do Oeste Byakko( chi: Bái Hǔ ) é a representação de um Tigre branco. Sua simbologia para os orientais compreende a estação do Outono, a direção Oeste, e o elemento Metal.
O Tigre, bem como o dragão, é muito apreciado nas culturas orientais por sua enorme força,, poder, ferocidade, e beleza, e partes de seu corpo são consumidas ou utilizadas em remédios pois acredita-se que possuam poderes de dar força e fertilidade.As constelações que fazem parte do quadrante do Byakko no céu são:
1. Pernas - (chi: Kuí)
2. Laço - (chi: Lóu)
3. Estômago - (chi: Wèi)
4. Cabeça peluda - (chi: Mǎo)
5. Rede - (chi: Bì)
6. Bico de Tartaruga - (chi: Zi)
7. Três Estrelas - (chi: Shēn)



Nenhum comentário:

Postar um comentário