Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Menu Mitologia: Cimaruta

CIMARUTA



Conhecida no folclore italiano como um poderoso talismã, a CIMARUTA é um mistério no literal sentido da palavra. Representando um galho de arruda com vários símbolos agregados, ela pode ser considerada como ponto de partida, para o desvelar dos mistérios da Bruxaria Tradicional Italiana.

Os estudiosos folcloristas no entanto, associam a utilização dela, geralmente em forma de pingentes, como forma de 'proteger contra o mal olhado', no entanto a simbologia vai muito além do superficial, dando ao Conhecedor da Arte, um caminho pelo qual trilhar em sua jornada, explorando os mistérios pertencentes a cada clã Stregonesci.

Mas o que de fato seria uma Cimaruta? Bem,  a cimaruta está para a Bruxaria Italiana, como uma guia de contas está para a Umbanda brasileira. É dotada de simbologia própria de cada família Stregonesci, relacionada aos mistérios iniciáticos, portanto o secretismo faz com que sua análise seja complicada em vários pontos.

Há também um fato curioso, a cimaruta caiu no gosto popular... É quase o mesmo que usar um pentagrama no pescoço, sem saber de fato o que ele significa, na Itália, é comum dar pulseiras ou pingentes para bebês com a cimaruta, no intuito de protege-las do Mallochio (o popular quebranto). Até por que a Arruda, símbolo chave da Cimaruta é uma erva de poder bastante comum nas práticas Stregonesci, principalmente em feitiços e rituais de proteção.

Cimaruta pode ser considerada como ponto de partida, para o desvelar dos mistérios da Bruxaria Tradicional Italiana.

No entanto é válido frisar, que um verdadeiro iniciado, não precisa necessariamente possuir um  galinho de arruda com todas as simbologias da sua Tradição ou família, a "cimaruta" nesse caso acaba se assemelhando a "mão dos mistérios" podendo ser inclusive qualquer outro objeto, devidamente consagrado para receber a simbologia iniciática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário