Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 21 de janeiro de 2017

Mitologia Oriental: NINJAS DA VIDA REAL

NINJAS DA VIDA REAL 



Ninjas, os espiões furtivos e assassinos da Período Sengoku do Japão, têm captado a atenção de pessoas em todo o mundo. Assim, grande parte deles foi romantizada e idealizada, e é fácil esquecer que eles realmente existiram.
Devido à natureza bastante secreta dos ninjas, muito poucos registros oficiais foram mantidos, e vários estão impregnados de mitos e lendas. Embora essa lista seja baseada na “vida real”, é discutível se alguns dos ninjas descritos aqui realmente foram ninjas ou sequer pessoas verdadeiras. Abaixo estão os poucos ninjas documentados no japão:

YAZAEMON

Yazaemon foi um ninja da Escola Iga nascido por volta de 1539. Ele era aparentemente um mestre com um arcabuz chamado Tanegashima, um tipo de rifle mosquete. O fato de que a arcabuz era sua arma de escolha sugere que Yazaemon era um especialista com explosivos e especializado em teppo-jutsu, uma subcategoria de Katon-nojutsu, que são técnicas de fogo. Ao contrário da interpretação popular, armas de fogo eram favoritas dos ninjas e foram de fato empregadas regularmente por eles em suas tentativas de assassinato.Yazaemon ficou famoso por tentar assassinar Oda Nobunaga em 1579. Esta tentativa, apesar de terminar em fracasso, foi notável o suficiente para ser registrada no Iranki, um documento histórico sobre os ninjas de Iga. Como parte da operação, Yazaemon e outros dois ninjas dispararam contra Nobunaga, mas acabaram matando sete de seus companheiros em seu lugar.


KIRIGAKURE SAIZO


Kirigakure Saizo é mais conhecido pelo ninja fictício para o qual ele foi a inspiração: o segundo-em-comando dos Dez Bravos de Sanada. O histórico, de acordo com os registros, foi um ninja Iga (acredita-se que “Kirigakure Saizo” era um pseudônimo usado por um homem chamado Kirigakure Shikaemon) que uma vez tentou assassinar Toyotomi Hideyoshi, empurrando uma lança através do chão embaixo dele. A tentativa falhou e a vida de Kirigakure foi poupada na condição de que ele jurasse lealdade ao clã de Toyotomi.
Na verdade, existem algumas fontes que sugerem que Saizo foi um “ninja descuidado” que estava apenas espionando Hideyoshi quando foi capturado. Como resultado de ser pego, ele acabou frustrando uma tentativa de assassinato real sobre Hideyoshi pelo agente duplo Yusuke Takiguchi, e esta foi a razão pela qual sua vida foi poupada na condição de declarar lealdade a Hideyoshi.



TOMO SUKESADA

Tomo Sukesada foi um jonin (master ninja) da Escola Koga e o chefe da tradição Tomo Ryu.Em 1560, o clã Imagawa perdeu a batalha de Okehazama para Oda Nobunaga, para quem Tokugawa Ieyasu estava trabalhando. Não disposto a desistir, no entanto, o clã Imagawa tinha se escondido no castelo Kaminogou, numa localização altamente estratégica em um precipício sob o comando de Udono Nagamochi, um general Imagawa. Tomar o castelo ia ser difícil para Ieyasu, especialmente porque o clã Imagawa tinha feito sua família de refém. Assim, Ieyasu contratou 80 ninjas Koga liderados por Sukesada para infiltrar o castelo, botar as suas torres em chamas, e matar 200 pessoas, incluindo o general. Este incidente é narrado em detalhes no Mikawa Go Fudoki, registros antigos japoneses.

FUJIBAYASHI NAGATO


Segundo a lenda, Fujibayashi Nagato foi um dos três maiores jonin da Escola Iga, junto com Momochi Sandayu e Hattori Hanzo. Ele também foi “colíder” dos ninjas de Iga, junto com Momochi Sandayu. Fora isso, não se sabe muito sobre ele.
Em 1581, Oda Nobunaga lançou uma invasão da província de Iga conhecida como Guerra de Tensho Iga, que dizimou os clãs ninjas de Iga e Koga. Os sobreviventes ficaram sob o serviço de Tokugawa Ieyasu, e Nagato foi morto na invasão.
Apesar do quão pouco sabemos sobre sua vida, no entanto, Nagato deixou para trás um legado importante: seus descendentes eventualmente compilaram o conhecimento ninjutsu que levou a criação do Bansenshukai. O Bansenshukai é uma compilação de vários volumes dos “segredos” e técnicas ninjas, e grande parte da informação que temos sobre eles vêm desta compilação.


MOCHIZUKI CHIYOME


Mochizuki Chiyome é possivelmente a mais famosa kunoichi (ninja mulher) de todas. Ela era uma mulher nobre, a esposa do samurai guerreiro Mochizuki Nobumasa, e a lenda diz que era originalmente do clã Koga. Em algum momento durante o século 16, seu marido foi para a guerra e ela foi deixada aos cuidados do tio dele, o famoso senhor de terras Takeda Shingen.
Shingen se aproximou de Chiyome e deu-lhe a missão de recrutar mulheres e treiná-las para uma rede de agentes de espionagem. Chiyome criou uma sede na vila Nazu na região de Shinshu e recrutou até 300 jovens mulheres, em sua maioria órfãs, ex-prostitutas e vítimas de guerra, e, sob o pretexto de gerenciar um orfanato, Chiyome as treinou para fazer parte de sua rede de espionagem. Elas usavam disfarces como vestes de miko (sacerdotisa xintoísta), prostituta ou gueixa para fins de espionagem ou assassinato, e serviram Shingen por anos até a sua morte misteriosa, em 1573.


ISHIKAWA GOEMON


Embora nem os Iga nem os Koga o aceitassem como um deles, não existe uma lista de ninjas da vida real completa sem Ishikawa Goemon. Nascido em 1558, Ishikawa Goemon era um “fora da lei” que roubava dos ricos para dar aos pobres, a versão japonesa de Robin Hood. Embora não haja verificação factual, segundo a lenda, Goemon era originalmente um genin (aprendiz ninja) dos Iga sob o comando de Sandayu Mochizuki, antes de se tornar um nukenin (ninja fugitivo).
Ele virou líder de um grupo de bandidos em Kansai, e continuamente roubava ricos senhores feudais, clérigos e comerciantes, partilhando essa riqueza com os camponeses oprimidos. Supostamente, ele foi pego depois de uma fracassada tentativa de assassinato em Toyotomi Hideyoshi e foi fervido vivo publicamente em 1594. A história diz que ele segurou seu filho sobre a sua cabeça enquanto era cozido, embora existam relatos conflitantes sobre se o menino sobreviveu ou não.


MOMOCHI SANDAYU

Ishikawa Goemon, do item anterior, foi supostamente estudante de Momochi Sandayu, um dos fundadores da Iga Ryu Ninjutsu, considerado um dos três maiores jonin da Escola Iga, sendo os outros dois Hattori Hanzo e Fujibayashi Nagato. O verdadeiro nome de Sandayu era Momchi Tanbe Yasumitsu, embora algumas fontes sugiram que eles eram pessoas diferentes. Outras fontes afirmam que Sandayu e Nagato eram na verdade a mesma pessoa. Não importa quem Momochi realmente era, ele foi provavelmente morto em 1581 quando Oda Nobunaga invadiu a província de Iga na Guerra de Tensho Iga, que quase completamente dizimou os ninjas de Iga e Koga. Uma das maneiras pela qual Sandayu operava era manter três casas diferentes, com uma mulher e família diferente em cada uma. Quando as coisas ficavam difíceis para ele, o ninja mudava de casa e assumia uma identidade diferente.

FUMA KOTARU


O clã Fuma é único entre os ninjas, já que se distingue por ter se desenvolvido de forma independente dos Iga e Koga, a serviço do clã Hojo em Odawara. O jonin Fuma Kotaro foi líder da quinta geração do clã e o mais famoso deles. Naquela época, eles eram cerca de 200 trabalhando como bandidos, piratas e ladrões em serviço dos Hojo.
Em 1580, o filho de Takeda Shigen Katsuyori atacou os Hojo no castelo Odawara. Durante a noite, Kotaro e seus homens secretamente se infiltraram no acampamento Takeda e causaram tanta perturbação e caos que os homens de Takeda começaram a matar uns aos outros na confusão. Em 1590, os Hojo foram derrotados por Toyotomi Hideyoshi, e os Fuma foram reduzidos a bandidos comuns.
Uma popular (embora provavelmente falsa) história é que, em 1596, Kotaro assassinou Hattori Hanzo, mas foi traído pelo ex-ninja Takeda Kosaka Jinnai e, finalmente, decapitado por ordem de Tokugawa Ieyasu em 1603.


KATO DANZO


De muitas maneiras, Kato Danzo foi o ninja que popularizou a noção de que estes tinham poderes sobrenaturais. Danzo era um ilusionista que muitos acreditavam ser um verdadeiro feiticeiro. Seus truques incluíam engolir um touro na frente de multidões, fazer com que sementes germinassem e florescessem no instante em que eram lançadas e até mesmo voar, dando-lhe o apelido “Kato voador”.
Hoje, os pesquisadores acreditam que ele deve ter sido um mestre da hipnose, mesmo que não haja nada para verificar isso. De qualquer forma, a reputação de Kato eventualmente chamou a atenção de Uesugi Kenshin, que decidiu testar as habilidades do ninja.
Ele desafiou Danzo a roubar uma naginata valiosa (espécie de lança) de um de seus vassalos, Naoe Kanetsugu. Não só Danzo infiltrou com sucesso o castelo fortemente vigiado e recuperou a espada, como também conquistou uma serva. Impressionado, Kenshin trouxe Danzo para seu serviço, mas ele se tornou indesejável, seja porque Kanetsugu estava conspirando contra ele ou porque Kenshin tinha passado a desconfiar dele. Em última análise, Danzo desertou para o rival de Kenshin, Takeda Shingen, mas isto saiu caro para ele quando Shingen suspeitou de que fosse um agente duplo e ordenou que ele fosse morto. Danzo foi decapitado em 1569.


HATTORI HANZO


Hattori Hanzo é provavelmente o ninja mais famoso de todos. Ele era um vassalo e samurai a serviço de Tokugawa Ieyasu, e foi uma importante força motriz que levou Ieyasu a governar todo o Japão.
Crescendo em Iga, Hanzo distinguiu-se em batalhas por toda a década de 1570. Seu ato mais famoso ocorreu em 1582, quando Oda Nobunaga foi morto após a traição por um de seus vassalos, Akechi Mitsuhide, e Ieyasu foi subitamente empurrado para uma posição altamente perigosa na proximidade de Mitsuhide. Para facilitar a passagem de Ieyasu através da província de Iga para a segurança da província de Mikawa, Hanzo reuniu seus companheiros ninjas de Iga, juntamente com seus antigos rivais, o clã Koga, para escoltar Ieyasu a Mikawa. Há também algumas fontes que dizem que Hanzo ajudou a resgatar a família capturada de Ieyasu.
Um grande lutador de habilidade com lanças e mestre estrategista, Hanzo serviu lealmente Ieyasu por toda a sua vida. Sob sua liderança, os ninjas de Iga tornaram-se guardas do palácio do xogunato (ditadura feudal japonesa) de Ieyasu no castelo de Edo. Depois da morte de Hanzo em 1596, o seu sucessor pegou o nome “Hattori Hanzo” para si, uma prática que se tornou uma tradição dos líderes de Iga e perpetuou um mito que Hanzo era imortal.

3 comentários: