Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Menu Mitologia: Lavandeira

LAVANDEIRA

Na mitología galega, a Lavandeira é um espírito feminino, uma mulher sobrenatural que pertence ao outro lado, ao outro mundo. A aparição manifesta-se na beira dos rios ou também nos lavadouros. É uma mulher de aspecto temível, velha e enrugada segundo dizem alguns. Emite horríveis vozes,  e berros...enquanto lava a roupa cheia de sangue. Essa é a roupa dos que vão morrer, por isso a Lavandeira é agourenta da morte e o seu aviso é temido.
Esta aparição pode fazer uma petição aqueles que dão com ela; a de ajudar a lavar a sua roupa. No caso de aceitar a petição, os infelizes deverão escorrer as peças torcendo-as no sentido contrario a ela, já que se o fazemos no mesmo sentido a nossa morte será segura e acabará levando-nos com ela ao Além.

Na Irlanda existe “the Washer-Woman at the ford”
(Lavandeira do vão) ou as Banshee (As mulheres do Sidh).
As Banshee.. Lavam também as roupas cheias de sangue emitindo os mesmos berros. Pode aparecer como mulher jovem e bonita como uma dama ou como uma temível velha.

Na Escocia é conhecida pelo nome de Bean Nighe ou Nigheadaireachd.
Aparece igualmente lavando as roupas de aqueles que vão morrer em rios ou lagos.
Em Gales é conhecida com o nome de Cyhyraeth (fantasma ou esqueleto). É um agouro de morte que emite uma voz que soa três vezes, um triple aviso que cada vez pronuncia com menos intensidade.

Na Bretanha armoricana é conhecida com o nome de Tunnerez noz. Ao igual que as outras aparições análogas lava no rio as roupas dos que vão morrer aguardando até que alguém caia na sua armadilha e possa levá-lo ao além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário