Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Menu Mitologia Grega: Aiakos o Juiz

AIAKOS - O JUIZ

Aiakos ou Aeacus era o filho de Zeus e Aegina que foi levada por Zeus à ilha deserta de Enone depois chamada de Aegina. Sendo um dos filhos preferidos de Zeus, o deus dos deuses tentou fazê-lo imortal porém as Parcas - o destino - impediram. Aiakos cresceu e fez da ilha um próspero reino, tornando-se famoso por seu senso de justiça e compaixão.  Devido às suas qualidades, ele era convocado em toda a antiga Grécia para presidir os julgamentos.
Porém quando Hera, a esposa de Zeus, descobriu a infidelidade, enviou uma terrível seca e uma praga que dizimou tudo na ilha. A devastação da ilha começou sob um sol escaldante que deixava homens e animais em agonia. Os solos tornaram-se inférteis, os poços e mananciais secaram e a pouca água que restava foi envenada por milhões de serpentes. A ilha foi se transformando num deserto desolador até que Aiakos suplicou ajuda a seu pai, o rei dos deuses.
Imediatamente ouviu-se um trovão e Zeus fez chover na ilha fazendo cessar o calor e trazendo água pura aos riachos e fontes, porém era tarde demais pois toda população e animais tinham perecido. Apesar disso, Aiakos se propôs a recomeçar e reconstruir seu reino. 
Semeou e cuidou das plantações que floresceram formando grandes árvores.Sentado debaixo de um frondoso carvalho, Aiakos viu uma multidão de formigas ocupadas com seu trabalho subindo o tronco carregando grãos. Sozinho na ilha, Aiakos desejou intensamente ter uma população na ilha tanto quanto aquelas inúmeras formigas. 

De repente a árvore agitou-se e com um ruído farfalhante atirou ao chão a multidão de formigas que, para a surpresa do rei, começaram a aumentar de tamanho, ficaram eretas e finalmente tomaram a forma humana.Ávidas para buscar seu alimento e perseverantes na conquista de sua sobrevivência, os homens formigas ou Mirmidones saudaram Aiakos como seu rei, enchendo o coração do monarca de esperanças. 
Um novo reino foi reconstruído tornando-se novamente próspero. Aiakos casou-se com Endeis e foi o pai de Peleu e Telamom que durante uma competição fingiram ter matado acidentalmente seu meio-irmão Phocus. E por ser justo, Aiakos expulsou seus filhos do reino exilando-os. Depois de sua morte, Aiakos foi designado o juiz das sombras no Érebo junto com os cretenses Minos e Radamantis.
Os Mirmidones ou Mirmidões foram os lendários guerreiros que acompanharam Aquiles à Guerra de Tróia. Embora fossem destemidos e corajosos, sua origem não estava numa raça belicosa e sanguinária, mas na espécie pacífica e laboriosa das formigas, que em grego significa myrmex.

Fonte: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2013/02/aiakos-disposicao-para-recomecar.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário