Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Menu Artigos: O PODER DAS PEDRAS

O PODER DAS PEDRAS


A muito tempo no imaginário humano damos as pedras os mais diversos significados e também atribuímos as mesmas os mais diversos poderes segundo o misticismo as pedras podem ser utilizadas como poderosos catalizadoras de energia.
Pedras também funcionam como método fisioterápico para a cura e alinhamento espiritual, cada pedra está voltada a um chackra e pode ser utilizado na medicina alternativa.
Dentro de casa são fontes de limpeza do ambiente e devem ser energizadas a cada 15 dias ou quando sua cor já estiver fosca. Para isso use sal grosso ou banho de ervas. A seguir uma lista de pedras com seus poderes:

ÁGATA
Também conhecidas como Pedras do Fogo, as ágatas têm um forte poder de atração talvez devido à grande variedade de cor e desenhos que podem apresentar. De acordo com lendas antigas, quem usasse uma destas pedras atrairia muito mais pessoas do sexo oposto.
Acredita-se que todas as variedades de ágata transmitem força, poder e coragem. São consideradas pedras da sorte.


AMETISTA
O nome vem do grego Amethystos, que significa «não bêbado».
De acordo com a mitologia grega, Ametista era uma ninfa que, assediada por Dionísio (deus do vinho), foi transformada num cristal transparente pela deusa da castidade para a proteger. Dionísio mergulhou-a no vinho (daí a sua cor) e os gregos acreditavam que esta pedra os protegia da embriaguez, da nostalgia, e que tinha o poder de transformar maus pensamentos em otimismo.
Acredita-se que esta pedra transmite paz e harmonia


AVENTURINA
Os gregos acreditavam que transmitia coragem, otimismo, criatividade e uma sensação de bem-estar, sendo particularmente indicada para alcançar o equilíbrio emocional.


CORAL
Os Corais são referidos em muitas lendas como pedras mágicas, com fortes poderes de proteção.
Acreditava-se que os corais eram sangue divino que traziam felicidade e riqueza.
Atualmente crê-se que o seu uso alivia as preocupações e permite uma maior sintonia com a natureza e com as forças criativas.


GRANADA
Devido à sua cor, tem sido associada ao sangue.
Os hindus acreditavam uma ferida causada por esta pedra levaria muito tempo a sarar e por isso os soldados indianos utilizavam balas feitas por granadas no seu combate com as tropas britânicas.
A Granada é a pedra do fogo, guardiã do amor e da paixão e estimulante do sexo.


HEMATITE
Existe a crença de que a Hematite cria um escudo protetor em volta de quem a usa, permitindo que quem a usa viva de uma forma mais corajosa e com maior consciência das próprias metas.


JADE
É uma pedra muito apreciada na China há mais de 5000 anos e a sua importância mantém-se até aos dias de hoje.
O Jade proporciona paz interior, equilíbrio emocional e é a pedra da fertilidade.


LÁPIS-LAZÚLI
Talvez por causa da sua cor, era muito apreciada pelos faraós egípcios. Quando morriam, era colocada nos olhos dos faraós para que pudessem "ver" as portas de entrada para a outra vida.
Os homens acreditavam que toda a força divina estava e a vida infinita estavam reunidas nesta pedra. Atualmente acredita-se que favorece as relações entre as pessoas, sendo mesmo considerada a pedra da amizade, acalma a mente ajuda a desenvolver a intuição, a meditação e a sabedoria.


MADREPÉROLA
Madrepérola (ou nácar) é uma substância produzida por diversos moluscos que reveste o interior de diversas conchas.
De acordo com a mitologia grega, Afrodite nasceu de dentro de uma concha madrepérola tendo sido criada pelas espumas do mar.


Olho-de-Falcão
Era assim designada por se acreditar que melhorava a visão, permitindo “ver” apenas as coisas realmente importantes.
Acredita-se que protege da inveja e da intriga, ajudando a alcançar objectivos delineados.


OLHO-DE-TIGRE
Os árabes e os gregos acreditavam que esta pedra transmitia alegria a quem a usasse e que tinha o poder de proteger de influências negativas. Existe a crença de que é muito difícil enganar em assuntos financeiros alguém que use esta pedra, exercendo uma forte proteção contra fraudes.


ÓNIX
Os indianos acreditavam que o Ónix os protegia de encantamentos e magia negra. Os gregos tinham a convicção de que esta pedra tinha grande poder em assuntos amorosos. Os romanos tinham-na com como pedra de proteção.
Na verdade, o Ónix era das pedras mais importantes na Antiguidade. Atualmente, crê-se que estabelece o equilíbrio entre o corpo e a alma, ajuda na concentração, a estabelecer limites, disciplina e auto-controlo.
Protege contra magia e traz harmonia em momentos difíceis.


PEDRA-DAS-ESTRELAS
É uma das variedades de Goldstone. A Goldstone pode ser azul-lilácea (Pedra-das-Estrelas) ou castanha-avermelhada (Pedra-do-Ouro ou Pedra-do-Sol) e tem pequenos pontos cintilantes. Apesar de ser composta por minerais naturais, não se encontra naturalmente na natureza tal como a conhecemos.
Há uma lenda que conta que monges e alquimistas italianos tentavam criar uma ligação direta entre a terra e o céu, o terreno e o divino, quando a mistura dos vários componentes começou a cintilar, como se de ouro se tratasse. Os monges deram-lhe o nome de Goldstone e juraram guardar o segredo da sua composição para toda a eternidade.
Acredita-se que traz alegria, felicidade e luz a quem a usa.


PEDRA DE SOL
Muitas vezes é usada esta designação para se referir a variedade de GoldStone castanha-avermelhada (aqui referida como Pedra-do-Ouro).
Segundo a mitologia grega, a Pedra-do-Sol foi dedicada ao deus Hélios, uma vez que os gregos acreditavam que esta pedra protegia a Terra dos males e mantinha o Sol no caminho dos homens. Hélios, deus do Sol, usava esta pedra para atravessar em segurança o céu do Oriente rumo às terras ocidentais do pôr-do-sol.
Transmite alegria de viver, paz interior, fortalece laços de família e combate a melancolia.


PERIDOTO
O Perídoto (ou Ovalina) transmite equilíbrio interior e uma atitude positiva perante a vida.
Na meditação, proporciona uma relação profunda e harmoniosa entre o espírito e o corpo.


PÉROLA
Simboliza a perfeição e a incorruptibilidade. É também um símbolo de longevidade e de fertilidade.
Em poemas épicos indianos há referência a uma lenda segundo a qual, após a criação do mundo, os quatro elementos honraram o Criador, cada um com um presente. O Ar ofereceu-lhe um arco-íris; o Fogo uma estrela cadente; a Terra um precioso rubi. A Água ofereceu-lhe uma pérola.


Na Pérsia antiga, a pérola intacta era símbolo da virgindade.
No Oriente, é considerada afrodisíaca.
Na Grécia antiga simbolizava o amor.
Na China e na Índia é o símbolo da imortalidade, daí o facto de colocarem uma grande pérola na boca do morto, para regenerá-lo e inseri-lo num ritmo cósmico, cíclico, que, à imagem das fases da lua, pressupõe nascimento, vida, morte e renascimento.


As pérolas estão também associadas às lágrimas, mas há uma expressão muito popular entre os joalheiros da Europa oriental que diz: "As pérolas em que acreditamos trazem-nos lágrimas prateadas como a lua, mas são lágrimas de alegria".


As Pérolas Biwa são originárias do lago Biwa, no Japão.
A exploração de Pérolas Biwa iniciou-se em 1914, teve o seu pico em 1971, mas a poluição do lago provocou o declínio da atividade.
Hoje em dia, cultiva-se no lago Kasumigaura uma pérola híbrida, proveniente do cruzamento das pérolas Biwa com outras de espécies próximas provenientes da China.
A designação tem sido abusivamente usada para designar todas as pérolas de água doce. Contudo, as pérolas Biwa apresentam uma forma bastante irregular e cor e brilho que dificilmente se encontram em pérolas que não sejam de cultura.


QUARTZO LAVANDA
Também designado por Quartzo Rosa-Estrela, é composto por Quartzo Rosa e Ametista.
Acredita-se que transmite prazer pela vida.


QUARTZO LEITOSO
Acredita-se que proporciona harmonia, tranquilidade equilíbrio e paz interior.


QUARTZO ROSA
Os gregos e os romanos acreditavam que esta pedra tinha sido trazida para a Terra pelos Deuses do amor, de modo a oferecerem aos homens mais amor e a capacidade de reconciliação.
Crê-se que o Quartzo Rosa incentiva o amor, regula as energias emocionais e tem uma função calmante.
Simboliza a feminilidade e jovialidade.


RUBI
O Rubi sempre foi admirado como pedra e utilizado como gema em joalharia. Na Índia o rubi é chamado ratnaraj, que significa “senhor das pedras preciosas”. De acordo com a lenda hindu, o rubi vermelho surgiu quando uma rainha foi assassinada e o seu sangue cobriu todos os diamantes. O rubi estava associado ao calor e à paixão e eram considerados valiosos por manterem a saúde do corpo e da alma.
Os gregos veneravam o Rubi como a mãe de todas as pedras preciosas. Acreditava-se que era o sangue da terra e representava a força do amor e da vida.
São consideradas pedras da felicidade e do amor mais puro. Representam a força do amor e da fidelidade.


TURQUESA
É originária da Turquia, da Pérsia e do Egipto. Os turcos chamavam-lhe pedra da sorte. Os egípcios e os gregos veneravam-na como jóia e pedra de cura, que tinha a capacidade de proteger o corpo de todos os males e de uma morte não natural. Para os índios, as Turquesas são pedras santas que unem o céu e os lagos e protegem os homens dos espíritos maus.

Acredita-se que proporciona êxito comercial, protege de acidentes e transmite segurança. Está também associada à beleza e à força.

Um comentário:

  1. Eu gosto muito de pedras gosto de fazer coleções me chama muito atenção as pedras

    ResponderExcluir