Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mitologia Grega: Teogonia

TEOGONIA

Teogonia é o mito da origem dos Deuses. A Teogonia conta:
A progressiva gênese do universo da desordem para a ordem presidida por Zeus começa com os elementos fundamentais e se desenvolve por cinco gerações sucessivas de deuses:
No início Caos( ou vazio primitivo,primeira geração ), o deus orinal,se dividi(segunda geração), formando  Gaia ( a terra ) , Tártaro ( a escuridão primeva ) e Eros ( a atração amorosa ) daí sendo gerados ( assexuadamente ) Hemera ( o dia ), Nix ( a noite ), Urano ( o céu ) e Ponto ( a água primordial ).
Na terceira geração, Urano assume o poder, e junto com Gaia geraram os Titãs, gigantes dos quais destacam-se Cronos ( o tempo ), Oceano ( a água doce ), Temis ( a Lei ), Mnemósine ( a memória ) e vários monstros místicos.Urano era perverço com os Titas, Por isso Cronos com a ajuda de seus irmãos, constroem uma fuiçe, que foi usada para castrar o pai, que depois foi cortado em pedaços e jogado no tartaro.
Na quarte geração, Cronos assume o poder.
 Ponto origina Forcis pai de monstros como Górgona, Equidna e Esfinge e Nereu ( o mais antigo deus do mar ), pai das Nereidas. Oceano dá vida às Ninfas dos ventos Métis ( sabedoria ) e Hélios ( o sol ) e Caos gera entre outros Ecate ( a dádiva ). Numa última etapa,Cronos e Réia tem 6 filho(Zeus, Poseidon, Hades, Hestia, Dementer e Hera); Cronos sendo senhor do tempo, tem uma visão de que um de seus filhos iria destronalo, por isso quando nasceram ele engolhe eles, menos um, que Réia escondeu do marido, o nome do filho era Zeus.Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse feito o apoio de Métis – a Prudência – filha do Titã Oceano. 

Esta ofereceu a Cronos uma poção mágica, que o fez vomitar os filhos que tinha devorado. Zeus solicita aos ciclopes que contruam armas para destronar Cronos, sendo as mais famosa delas o Raio de Zeus e o Tridente de Poseidon. Zeus consegue com seus aliados destronar o pai, e com a foiçe, simbolo do poder de Cronos, da a ele o mesmo destino de Urano, fatiado nas profundesas do tartaro. Essa sequencia de fatos da inicio a guerra entre deuses e titãs, onde os deuses saem vitoriosos.
Zeus assume o poder, constroe o olimpo e inicia a quinta geração.Daí até o seu final, a Teogonia trata do relacionamento dos deuses com os homens.Para a mitologia clássica, depois dessa destituição dos Titãs, um novo panteão de deuses e deusas surgiu. Entre os principais deuses gregos estavam os olímpicos- cuja limitação de seu número para doze parece ter sido uma idéia moderna, e não antiga – que residiam no Olimpo abaixo dos olhos de Zeus. Nesta fase, os olímpicos não eram os únicos deuses que os gregos adoravam: existiam uma variedade de divindades rupestres, como o deus-cabra Pã, as ninfas — Náiades (que moravam nas nascentes), Dríades (espíritos das árvores) e as Nereidas (que habitavam o mar) —, deuses de rios, Sátiros e outras divindades que residiam em florestas, bosques e mares. Além dessas criaturas, existiam no imaginário grego seres como as Erínias (ou Fúrias) (que habitavam o submundo), cuja função era perseguir os culpados de homicídio, má conduta familiar, heresia ou perjúrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário