Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. (amigos nós não temos pop ups por favor deixem o seu ADblock desativado para nosso site pois isso nos ajuda muito a manter a Arcanoteca)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Menu Artigos: OS 07 Chakras

OS 07 CHAKRAS

A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por clarividentes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ).
Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.

Os chakras encontram-se localizados em sete pontos do nosso corpo. São centros de energia que representam os diversos elementos da natureza no corpo humano. 

Quando equilibrados através de exercícios de meditação trazem saúde para o corpo físico e espiritual, quando desequilibrados por energias alheias, locais inadequados ou problemas pessoais trazem desequilíbrio a nossa alma e problemas como enxaqueca ou dores na coluna lombar.

OS CHAKRAS SÃO:


CORONÁRIO - Sahasrara: Localiza-se no centro da cabeça. Está ligado ao contato do indivíduo com o mundo espiritual, chakra muito evidente para as pessoas com dons mediúnicos. Sua cor é o violete a sua pedra é a Ametista. Percebemos seu desequilíbrio quando apresentamos falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum.


FRONTAL - Ajña: Localiza-se na testa, exatamente entre os olhos. Está ligado aos processos mentais e psíquicos. Sua cor é o azul escuro e sua pedra é a Sodalita. Quando em desequilíbrio, pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. Também é recorrente ter um acúmulo de pensamentos.


LARÍNGEO - Vishuddha: Localiza-se na garganta. Está ligado ao sistema respiratório. Sua cor é o azul claro e asua pedra é a Água Marinha. Quando em desequilíbrio apresentamos problemas na comunicação - geralmente a falta dela - o uso insensato do conhecimento e a falta de discernimento. Nesse caso, a pessoa pode falar demais ou dizer bobagens por querer esconder o que sente. Num outro extremo, pode tender a falar pouco e "engolir sapos".


CARDÍACO - Anahata: Localiza-se no centro do peito. Como o nome já diz, está ligado ao coração e aos sentimentos. Sua cor é o rosa e a sua pedra é o Quartzo Rosa. Quando esse chakra se mostra em desequilíbrio, pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito.


PLEXO SOLAR - Manipura: Localiza-se acima do umbigo, quase na direção do estômago. Está ligado ao lado emocional e quando encontra-se em desequilíbrio pode causar doenças como gastrite nervosa. Sua cor é o amarelo e a sua pedra é o Citrino. 


SACRO - Svadhisthana: Localiza-se abaixo do umbigo e órgãos genitais. Está ligado a Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância.. Sua cor é o laranja e sua pedra é a Coralina. Quando está em desequilíbrio pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente.. 


BÁSICO - Muladhara: Este chakra é a base também chamado de raiz, localiza-se na base da espinha. Está ligado a Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança.. Sua cor é o vermelho e sua pedra é a Hematita. Quando está em desequilíbrio, pode gerar insegurança, falta de "gana", atitudes mais violentas, ganância ou fúria. A pessoa ainda apresenta uma demasiada preocupação com a própria sobrevivência, tensão, o "viver para ter"

Nenhum comentário:

Postar um comentário