Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Menu Mitos e Lendas: Ambrósio Aureliano

AMBROSIOS AURELIANO 



Ambrósio Aureliano (em latim: Ambrosius Aurelianus; em galês: Emrys Wledig; chamado de Aurélio Ambrósio na Historia Regum Britanniae e em outras fontes) foi um líder guerreiro dos romano-britânicos que venceu uma importante batalha contra os anglo-saxões no século V, de acordo com Gildas. Apareceu também de forma independente nas lendas dos bretões, iniciando com a Historia Brittonum do século IX.

Ambrósio Aureliano é uma das poucas pessoas que Gildas identifica pelo nome em seu sermão De Excidio et Conquestu Britanniae, e a única mencionada pertencente do século V. Após o ataque destrutivo dos saxões, os sobreviventes se reuniram sob a liderança de Ambrósio, que é descrito como "um cavalheiro que, talvez fosse o único dos romanos, que tinha sobrevivido ao choque desta tempestade notável. Certamente seus pais, que vestiam a cor roxa, foram mortos no ataque. Seus descendentes em nossos dias tornaram-se em número muito inferior ao tempo da excelência [avita] de seu avô". Sabe-se através de Gildas, que ele nasceu em uma família de nobres, e tinha ascendência romana; era presumivelmente um romano-britânico, em vez de um romano de outras partes do império, embora seja impossível ter-se a certeza.

Parece também que Ambrósio era um cristão: Gildas diz que ele venceu suas batalhas "com a ajuda de Deus". Segundo Gildas, Ambrósio organizou os sobreviventes em uma força armada e conseguiu a primeira vitória militar sobre os invasores saxões. Porém, essa vitória não foi decisiva: "Às vezes, os saxões e algumas vezes os cidadãos [ou seja, os habitantes romano-britânicos] eram vitoriosos".

Dois pontos nesta descrição breve atraíram muitos comentários acadêmicos. O primeiro é o que significa Gildas dizer que a família de Ambrósio "vestiam a cor roxa": isso significa que Ambrósio estava relacionado com um dos Imperadores romanos, talvez com a casa de Teodósio ou um usurpador como Constantino III. Os romanos da classe senatorial usavam roupas com uma faixa roxa para denotar sua classe, por isso a referência ao roxo pode se referir à sua herança aristocrática. Além disso, os tribunos militares romanos (tribuni militum), oficiais superiores das legiões romanas, usavam uma faixa roxa semelhante, de modo que o roxo pode se referir à liderança militar em sua família. Também tem sido sugerido que "o roxo" é um eufemismo para o sangue e, portanto, "vestindo o roxo" pode ser uma referência ao martírio.

A segunda questão é o significado da palavra avita: Gildas poderia tê-lo empregado no sentido de "ancestrais", ou quis, mais especificamente, significar "avô", indicando que Ambrósio viveu há cerca de uma geração antes da Batalha do Monte Badon. A falta de informações para este período inibe respostas precisas a essas questões.

Beda segue o relato de Gildas sobre Ambrósio em sua História Eclesiástica do Povo Inglês, mas em sua Chronica Majora data a vitória de Ambrósio contra o reino do imperador Zenão (474-491).

A Historia Brittonum preserva vários trechos de tradições sobre Ambrósio. O mais significativo deles é a história sobre Ambrósio, Vortigerno, e os dois dragões em baixo da Dinas Emrys, "Fortaleza de Ambrósio" nos capítulos 40-42. Esta história foi recontada mais tarde com mais detalhes por Godofredo de Monmouth em sua ficção Historia Regum Britanniae, misturando o personagem de Ambrósio com a tradição galesa de Merlin, o visionário, conhecido pelas expressões oraculares que predisseram a vinda de vitórias dos nativos habitantes celtas da Grã-Bretanha sobre os saxões e os normandos. Godofredo também aponta ele como um dos três filhos de Constantino III, juntamente com Constâncio II e Uther Pendragon.

Mas há pequenos trechos de tradição preservados na Historia Brittonum: no capítulo 31, é dito que Vortigerno governou com medo de Ambrósio; mais adiante, no capítulo 66, vários eventos são datados de uma batalha de Guoloph (frequentemente identificado com Wallop, situada a quinze quilômetros a sudeste de Amesbury, perto de Salisbury), travada entre Ambrósio e Vitolino; por último, no capítulo 48, é dito que Pascent, filho de Vortigerno, concedeu a Ambrósio o domínio sobre as regiões de Buellt e Gwrtheyrnion. Não está claro como essas diferentes tradições se relacionam entre si, ou se elas vêm da mesma tradição; é muito provável que essas referências sejam para homens diferentes com o mesmo nome. A Historia Brittonum data a batalha de Guoloph no "décimo segundo ano de Vortigerno", que parece corresponder ao ano 437. Esta data seja talvez uma geração anterior à batalha que Gildas diz ter sido comandada por Ambrósio Aureliano.

No final da história, nos capítulos 40-42, Vortigerno entrega a Ambrósio "a fortaleza, com todos os reinos da parte ocidental da Grã-Bretanha". No capítulo 48, Ambrósio Aureliano é descrito como "rei entre todos os reis da nação britânica". É impossível saber até que ponto ele realmente exercia o poder político, e em que área, mas é certamente possível que tenha governado uma parte da Inglaterra.[1] Léon Fleuriot sugeriu que Ambrósio é idêntico a Riotamo, um líder britônico que travou uma grande luta contra os godos na França aproximadamente em 470. Fleuriot alega que Ambrósio comandou os bretões na batalha, na qual foi derrotado e forçado a se retirar para a região da Borgonha. Posteriormente retornou à Grã-Bretanha para dar continuidade à guerra contra os saxões.[3]

Ambrósio Aureliano aparece posteriormente em pseudo-crônicas, iniciando com a Historiae Regum Britanniae, de Godofredo de Monmouth, com o nome ligeiramente modificado para Aurélio Ambrósio, agora apresentado como filho de um rei Constantino. Quando o filho mais velho do rei Constantino, Constans, é assassinado por ordem de Vortigerno, os dois filhos restantes, Ambrósio e Uther, ainda muito jovens, são rapidamente mandados para o exílio na Bretanha. (Isso não combina com o relato de Gildas, na qual a família de Ambrósio morreu no tumulto dos levantes saxões.) Mais tarde, quando o poder de Vortigerno enfraqueceu, os dois irmãos retornaram do exílio com um grande exército, destruíram Vortigerno e tornaram-se amigos de Merlin.

Em galês, Ambrósio aparece como Emrys Wledig (Imperador Ambrósio). Em Merlin, de Robert de Boron, ele é chamado simplesmente de Pendragon e seu irmão mais novo é chamado de Uter, que ele muda para Uterpendragon após a morte do irmão mais velho. Esta é provavelmente uma confusão que entrou para a tradição oral no Roman de Brut de Wace. Wace geralmente só se refere a li roi ("o rei") sem nomeá-lo, e alguém teve uma menção inicial do epíteto de Uther Pendragon como o nome de seu irmão.

Na Cultura popular:

O romance Coalescent, de Stephen Baxter, mostra Aureliano como um general de Artório, o Britânico, e é a base para a lenda do Rei Artur. No romance de Baxter, Aureliano é um personagem menor que interage com a principal protagonista do livro da era romana, Regina, fundadora de uma sociedade matriarcal. No texto, ele é responsável pela vitória na batalha do Monte Badon.

Em As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, Aureliano é retratado como um envelhecido grão-rei da Bretanha, um filho "ambicioso" de um imperador romano do Ocidente. O filho de sua irmã é Uther Pendragon, mas Uther é descrito como não tendo qualquer sangue romano. Aureliano não é capaz de reunir as lideranças dos nativos celtas, que se recusam a seguir qualquer pessoa, que não seja de sua própria raça.

Em Conscience of the King, de Alfred Duggan, um romance histórico sobre Cerdic, fundador do reino anglo-saxão de Wessex, Ambrósio Aureliano é um general romano-britânico que cresceu independentemente do poder militar, formando alianças com vários reis britânicos e disposto a liderar os invasores saxões da Britânia. Cerdic, que é de descendência germânica e britânica descida e criado como um romana cidadão, servido em seu exército como um homem jovem. Na novela Ambrósio é um personagem separado do Arthur, ou Artório, que aparece muito mais tarde como um inimigo de Cerdic.

Em The Pendragon Cycle de Stephen R. Lawhead, Aureliano (mais frequentemente referido como "Aurélio") figura proeminentemente, junto com seu irmão Uther, no segundo livro da série, Merlin. Ele é envenenado logo após tornar-se Grão-rei da Grã-Bretanha, e Uther o sucede. Lawhead altera um pouco a história padrão arturiana, ao casar Aurélio com Igraine e se tornar o verdadeiro pai do Rei Artur (Uther se casa com a viúva de seu irmão).

Em A Última Legião de Valério Massimo Manfredi, Aureliano (aqui chamado de "Aureliano Ambrósio Ventídio") é um personagem importante e é mostrado como um dos últimos fiéis romanos, protegendo o seu menino imperador Rômulo Augusto, cujo poder foi arrancado pelo bárbaro Odoacro. Nesta história, Rômulo Augusto casa com Igraine, e o Rei Artur é seu filho, e a espada de Júlio César se torna a lendária Excalibur na Grã-Bretanha. Na versão cinematográfica de 2007 do romance, ele é interpretado por Colin Firth e seu nome é "Aureliano Caio Antônio". Em ambos, ele é chamado de "Aurélio" para abreviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário