
Algumas das respostas são interessantes, como quando se conta que Njörðr voltará ao Vanaheimr depois do Ragnarökr, visto que foi trazido aos Æsir no acordo com os Vanir. Também é dito na versão original, em nórdico antigo, que os Einherjar recolhem os mortos todos os dias, assim como as Valkyrjur; cujas traduções dão a entender que eles se matam e renascem todos os dias.
A partir de então, o Ás começa a investigar sobre o Ragnarökr. Vafþrúðnir afirma que conhece tudo, pois viajou por todos os mundos, inclusive para Niflhel. Como Óðinn deixa muito claro sua intenção, o gigante inventa certas coisas, dizendo que dois humanos
sobreviverão ao “grande inverno”. O deus percebe e confirma o engano perguntando como a Sól brilhará depois que for morta por Fenrir. Como conhece as runas, sabe bem que não é Fenrir que mataria a Sól, mas seu filho, constatando que o gigante não é tão sábio assim.
Por fim, muda de assunto e fala sobre coisas que certamente o gigante conhece. Pergunta sobre as donzelas que viajam sobre o mar, cuja resposta é que as três descendem dos gigantes – provavelmente referindo-se às Nornir – e completando que elas que fornecem as Hamingjur às famílias. Além disso, quer saber quais deuses sobreviverão ao Ragnarökr e quem o matará. Ao ver que Vafþrúðnir tem esses conhecimentos, deixa claro ao gigante que ele é o próprio Óðinn, perguntando o que ele disse ao seu filho antes que fosse cremado. Obviamente, o gigante não sabe a resposta, mas percebe quem é seu hóspede e diz que perdeu a aposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário