Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sábado, 23 de janeiro de 2016

Menu Mitologia Grega: Dânae

DÂNAE

Princesa de Argos, esposa do rei Acrísio. Desapontado por não ter herdeiros masculinos, Acrísio procura um oráculo. Este respondeu-lhe que, mesmo se fosse até o fim da Terra, seria morto por um seu descendente, filho de Dânae.

A princesa era virgem ainda e, para que jamais tivesse um filho, o rei aprisionou-a numa torre de bronze (ou numa caverna, segundo alguns), que manteve constantemente vigiada por seus guardas mais valorosos. Pretendia, assim, evitar que ela lhe desse um herdeiro, seu futuro assassino.

Apesar de todos esses cuidados, Zeus, tomado de amores pela jovem e bela princesa, transmuta-se numa chuva de ouro, forma na qual tem relações com Dânae.

Foi assim gerado Perseu. Tomando ciência do ocorrido, ordenou que fossem mãe e filho lançados ao mar, dentro de uma caixa de madeira. Foi a solução encontrada para que não atraísse contra si a ira do deus, matando-lhe um filho: as águas dariam cabo deles.

Mas o destino não favoreceu Acrísio: a pedido de Zeus, Poseidon acalmou os mares, e ambos sobreviveram. Levados pelas correntes até a ilha de Seriphos, foram encontrados por pescadores que então os levaram até o monarca local, Polidetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário