Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Menu Artigos: A Origem da Religião

A ORIGEM DA RELIGIÃO 

A origem da religião está relacionada às forças e aos elementos da natureza. O homem como não compreendia o mundo que o cercava e os seus fenômenos ou forças naturais, passou a personafica-los como seres sobrenaturais superiores (deuses, espíritos e demônios). Aos elementos, como fogo, água, terra, vento etc. foram atribuídos seres espirituais. Da mesma forma, os fenômenos naturais, como furacões, relâmpagos, terremotos, tempestades, vulcões etc receberam as mesmas atribuições. Estes seres presidiam e controlavam os elementos e as forças da natureza. O próprio céu foi relacionado à tais seres ( Sol, Estrelas, lua planeta etc.) As primeiras noções de crença do homem primitivo em seres sobrenaturais apareceram entre o paleolítico e o neolítico. Com a evolução e o desenvolvimento da crença religiosa, o homem passa a atribuir a si mesmo, uma ALMA. Ele passa a acreditar também que tem uma parte que é IMORTAL. E que existe uma vida pós morte. Essa alma e a vida pós morte tinham relação direta com os espíritos superiores. Daí surgiram os primeiros funerais. Mas as primeiras manifestações religiosas formalizadas e institucionalizadas surgiram no início das civilizações. 

As primeiras religiões tinham uma organização complexa com uma hierarquia sacerdotal, rituais, cultos, celebrações, leis, escritos sagrados, estórias etc. As primeiras sociedades eram MATRIARCAIS. Ou seja. A figura feminina tinha poder de decisão e tudo estava relacionado ao sexo feminino. Por isso, os primeiros deuses foram FEMININOS. Eram chamadas de DEUSAS-MAES. Que criaram todas as coisas que existe e o homem. E tambem criaram outros deuses. Depois essas sociedades passaram a ser PATRIARCAIS. 

A figura masculina passou a assumir a liderança e tudo girava em torno da figura masculina. A mulher, restou apenas um papel secundário. E na religião não foi diferente. Os deuses masculinos ganharam destaque e liderança, protagonizando a vida e o destino da humanidade. Um bom exemplo disso são os antigos HEBREUS ( ancestrais dos atuais judeus). Quando saíram da babilônia, se tornaram uma tribo nômade e guerreira e com atividade de pastoreio. Por esse motivo, se tornaram uma sociedade patriarcal. 

Na Babilônia se cultuava a deusa TIAMAT. Mas com a mudança para o patriarcalismo, essa deusa perdeu destaque para os deuses masculinos. E os hebreus adaptaram a deusa mãe tiamat para o Deus masculino chamado IAVEH ( o mesmo Deus dos cristãos). Todas as religiões são semelhantes entre si. Têm quase as mesmas características. E no fundo a mesma essência. Ou seja. A crença em algo superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário