Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 24 de março de 2015

Menu Mitos e Lendas: Nabucodonosor

NABUCODONOSOR

Nabucodonosor I "nɛbjəkədnɛzər", Nebuchadnezzar, (em acádio Nabu-kudurri-usur), (1127 a.C. - 1105 a.C.), foi o quarto rei da Segunda Dinastia de Isin e Quarta Dinastia da Babilônia . Ele governou por 23 anos de acordo com a Lista de Reis da Babilônia, e foi o monarca mais proeminente desta dinastia. Ele é mais conhecido por sua vitória sobre o Elam e a recuperação do ídolo de culto de Marduk .
Ele não tem relação com seu homônimo, Nabu-kudurri-usur II , Nabucodonosor II, que só governaria a Babilônia mais de 500 anos depois e veio a ser conhecido pelo nome de "Nabucodonosor" pelos estudiosos bíblicos. Por conseguinte, seria erro aplicar esta designação retroativamente ao primeiro rei, pois a sua aparição na história é mais tardia. Ele é identificado erroneamente nas Crônicas em relação ao Reino de Samas-Suma-ukin como o irmão de Sirikti-suqamuna provavelmente no lugar de Ninurta-kudurrῑ-usur. Ele sucedeu seu pai, Ninurta-Nadin-Sumi , e foi sucedido por sua vez, por seu filho Enlil-Nadin-apli , irmão Marduk-Nadin-ahhē e sobrinho Marduk-sāpik-Zeri , os únicos membros desta família que sabe-se, reinaram durante a dinastia. Seu reinado se encerrou com a conquista da Babilônia pelos Assírios.
A lenda Enmeduranki, ou "a semente da realeza", é uma composição Sumerico-acadiana relatando sua investida sábia e perfeita (nam-ku-zu) conduzida pelo Deus Marduk e sua alegação de pertencer a uma linha de "distante d uma realeza anterior ao dilúvio "e ser um" filho de Enmeduranki , rei de Sippar .
Ela começa com um lamento sobre eventos anteriores que destruiram o reinado: "Naqueles tempos, no reinado do rei anterior, as condições mudaram. O senhor ficou irritado e ficou furioso. Ele deu o comando e os deuses abandonaram a o seu povo foi incitado a cometer crimes. Os guardiões da paz ficaram furiosos, e subiram até a cúpula do céu, do espírito de justiça os abandonou... Os guardiões dos seres vivos, envergonharam-se das pessoas, todos eles se tornaram como se não existissem Deus. Demônios encheram a terra, os demônios Namtar  eles penetraram em todos os centros de culto. A terra enfraqueceu, sua sorte acabou.. Os ímpios, não esperavam perder todos os tesouros que estimavam, a batalha, seu ataque foi rápido. Eles devastaram as habitações, Demônios deixaram tudo em ruínas, O rei causou a ruína dos santuários. Esta era a semente da realeza anterior" linhas 15-24.
Segundo a lenda Enmeduranki a batalha surpresa encaminhada contra o Rei elamita Hulteludis-Insusinak se estendeu até as margens do rio Ulaya, a poeira da batalha escurecia até os céus. Ele então ao investir quando não esperavam foi capaz de derrotar o Rei elamita que não organizou seu exército e sempre recuava, na batalha recuperou a estátua de Marduk (aqui chamado de Bel). A campanha destruiu Elam com poder e destreza, foi marcada na mente dos babilônios de forma parecida com o cerco de Tróia para os gregos antigos.
Esta famosa vitória foi celebrada em hinos, poesia épica e da profecia Marduk . (Conhecido como "Nabu-kudurri-usur e Marduk") ou a Epopéia de Nabu-kudurri-usur.
Essa epopéia é um documento que conta de forma poéticas a lendária história da recuperação da estátua de Marduk e é um dos dois hinos que glorificavam as realizações militares da Babilônia.
O Hino a Marduk, comemora a vitória sobre os elamitas, é atribuído a ele. É uma pseudo-autobiografia poética, que descreve e interliga os eventos que precedem o retorno da estátua resgatada do reino de Elam e sua instalação triunfante na Babilônia com a retomada do culto do Deus Marduk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário