Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Mitos e Lendas: Barba Azul

GILLES DE RAIS O BARBA AZUL

Históricamente falando, Gilles de Rais foi um nobre francês que lutou ao lado de Joana D'Arc. Nascido no ano de 1404 em Machecoul, era um garoto inteligente que vivia junto com seu irmão e seus pais, mas após a morte de sua mãe e logo depois a de seu pai, Gilles e seu irmão foram cuidados pelo seu avô materno, Jean de Craon, que ensinou sobre o narcisismo, a soberba, o poder, o orgulho, com isso, a personalidade de Gilles foi construída. Aos 14 anos, já apresentava certa agressividade, ao ganhar uma armadura e ser nomeado cavaleiro por seu avô, Gilles começou destruir os bonecos de treinamento, animais e até seres humanos sendo a primeira vítima seu amigo de infância. Com tamanha agressividade, Gilles serviu o exército francês para lutar contra os ingleses, se tornando um dos melhores soldados e eventualmente lutou junto com Joana D'Arc, a quem a considera sua musa inspiradora. Mas pouco a pouco Gilles começa a se tornar mais sombrio do que já era, por causa da derrota contra os ingleses e a morte de Joana, tanto é que ele diz que o desejo de viver morreu junto com ela. Ele largou a vida militar e se refugiou em um castelo na Bretanha Francesa e lá sua loucura e desejo apareceram e ele começa a ter contato com bruxas e alquimistas. Entre 1432 e 1440 cerca de 1000 meninos entre 8 a 10 anos desapareceram na Bretanha, estes eram abusados, torturados e mortos por Gilles, para se defender, ele usava a desculpa de pegar os jovens e entregar para a Bretanha e convertê-los em padres.
Em outubro de 1440, os crimes de Gilles são expostos, no começo ele se declarou inocente, mas após um transtorno de personalidade, ele revela que é culpado e mostra um documento onde estava registrado todas as formas de tortura que ele fizeram contra os meninos. Todos da França ficaram aterrorizados com o que houve, pois Gilles era considerado um herói por todos. No mesmo ano, tanto ele quanto seus colaboradores foram enforcados e queimados.
DE GILLES PARA BARBA ZAUL
Depois de tudo isso, um escritor chamado Charles Perrault cria uma história onde conta a história de um homem chamado Barba Azul, sua história é baseada na vida pós guerra de Gilles. O Barba Azul era um nobre mas muito feio além de possuir uma barba azul, ele havia casado 3 vezes, mas o paradeiro das suas esposas era desconhecido. Após conhecer a filha caçula de seus vizinhos, Barba Azul convence ela para se tornar sua quarta esposa, após tanta insistência ela acaba aceitando. Em um determinado período, Barba Azul precisa viajar e deixa aos cuidados de suas esposa todas as chaves de seu grande castelo, mas a proíbe de entrar em um pequeno quarto, mas a curiosidade dela é tão grande que ela acaba entrando nele e vê todas as outras 3 esposas de Barba mortas penduradas por toda a parede do pequeno quarto. Apavorada, a esposa sai do quarto, mas Barba Azul percebe o que aconteceu por causa do sangue na chave do quarto. Sedento de raiva, ele começa a ameaçar sua esposa que acaba se trancando em um dos quartos do castelo, quando Barba Azul estava prestes a derrubar a porta com uma espada, os irmãos da esposa aparecem e o matam. Ela fica com todo o dinheiro dando metade a sua família. Essa versão romantica ameniza muito a verdadeira natureza de Barba Azul mas serve para mons mostrar que muitas lendas tem origens muito piores oque a ficção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário