Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Menu Mitologia Oriental: Nüwa

NÜWA




Nu Kua, Nu Gua ou Nüwa, é deusa na mitologia chinesa que criou a humanidade. Muito poderosa, metade humana e metade serpente. Ela é associada à chuva, poças de àgua, lagoas, lagos e outros lugares onde as àguas param e são populadas por criaturas anfíbias e peixes.

Há cerca de seis ou sete mil anos havia um mito universal de que todos os seres eram provenientes do útero de uma Mãe Cósmica tal mito da criação universal teve lugar durante uma fase informe do mundo, aonde nada podia ainda ser identificado.

Inicialmente cultuada na Índia, como Kali, a Mãe Informe, recebeu depois o nome de Tiamat (Babilônia), Nu Kua (China), Temut (Egito), Têmis (Grécia pré-helênica), e Tehom (Síria e Canaã), sendo este último o termo usado mais tarde pelos escritores bíblicos para Abismo. 

As mais antigas noções de criação se originavam da ideia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole. Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. 

Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais. Muitas tradições referiram o princípio do coração materno que detém todo o poder da criação. Este coração materno, "uma energia capaz de coagular o caos espumoso" organizou, separou e defini-o os elementos que compõem e produzem o cosmos; a esta energia organizadora os gregos deram o nome de Diakosmos, a Determinação da Deusa. 

Os egípcios, nos hieróglifos, chamaram este coração de ab e os hebreus foram os primeiros a chamar de pai (ainda que masculinizassem, a ideia fundamental de família e continuidade da vida não era patriarcal).

O coração e o sangue definem um elo imanente a todos os seres que dele nasceram e uma ideia de coração oculto do universo que pulsa e mantém o ritmo de ciclos das estações, dos nascimentos, mortes, destinos. Este é o significado que está no Livro dos Mortos ou das mutações. No mesmo sentido o livro chinês é denominado Livro das Mutações (I Ching).

O nome chinês dado à Mãe Primordial e informe é Nu Kua, nome referido também entre os egípcios, gregos, mesopotâmicos e hindu. As referências a ela remontam há 2500 a.C. e a imagem permanece venerada nas regiões setentrionais. Kuan Yin ou A Mulher é uma deusa dos casamentos e das mulheres em geral. O corpo original do I Ching chama-se ba gua (oito trigramas), e os sessenta e quatro hexagramas são denominados por kua, derivado linguístico de Mãe Primordial ou Nu Kua.


Muito parecida com a deusa Ninhursag da mitologia suméria.

Deusa mãe criadora da Humanidade e que livrou o mundo de um desastre anunciado,  afastando o céu da terra e encontrando uma escora para o firmamento – é mais difícil construir ou reparar do que destruir. 

No início do tempos, Zhu Rong, deus do fogo, derrotou Gong Gong, deus das águas. Este, furioso, provocou uma grande enchente que colocou o planeta e a Humanidade em perigo. Como dito, Nu wa, deusa mãe primordial, precisou intervir para salvar a todos e a tudo. Nu wa tem bom gosto e é inteligente, porque casou com Fu xi, seu irmão e deus criador da escritura. Nu wa também foi, ao lado de Fu xi, a única sobrevivente de um dilúvio inicial e criou o ser humano da argila. Às vezes é representada com corpo de serpente e sempre é associada às chuvas, poças de águas e lagos.

Nüwa era a deusa da criação da antiga mitologia chinesa,. Dizia-se que a deusa do céu via que uma grande desastre ocorreu, o céu caiu, as aves de rapina eram feras fora para prejudicar as pessoas, Nu Wa derreteu pedra colorida para reparar os céus, e matou os animais de rapina. Nu Wa criou pessoas segundo si própria e criou sociedade humana. 

Ainda se dizia que Nu Wa criou um instrumento chamado sheng, o que fazia com que as pessoas lhe chamassem deusa da música. Su Yi Tung registros da humanidade, a instituição do casamento, os homens e mulheres jovens para se casar e se reproduzir, e, portanto, transferido para a deusa do casamento. Lendas sobre Nu muitos foram espalhados até agora, impacto muito grande e de longo alcance. Até agora, Yunnan, China, Miao, Dong vai Nüwa ser adorado como o antepassado da nação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário