Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Menu Mitologia Oriental: Nezha

NEZHA



Nezha (哪吒) é uma deidade de proteção na religião popular chinesa . Seu nome oficial taoísta é "Marechal do Altar Central" ( 中 壇 元帥 ). Ele recebeu então o título "Terceiro principe da Lotus" ( 蓮花 三 太子 ) depois que ele se tornou uma deidade.

De acordo com Meir Shahar , Nezha baseia-se em duas figuras da mitologia hindu . O primeiro é um yaksha do Ramayana chamado Nalakubar , filho de Yaksha, rei Kubera e sobrinho do antagonista Ravana . O link para Nalakubar é estabelecido através de variantes em seu nome chinês que aparece em sutras budistas. 

A variante original Naluojiupoluo ( 那 羅 鳩 婆羅 ) mudou para Naluojubaluo ( 捺 羅 俱 跋 羅 ), Nazhajuwaluo ( 那 吒 矩 韈 囉 ) e finalmente Nazha ( 那 吒 ). A simples adição do " radical boca " ( 口 ) a Na ( 那) muda o nome para o formulário atual Nezha ( 哪吒 ). 

A segunda figura é o filho deus Krishna . Krishna e Nezha são filhos poderosos que derrotam poderosas serpentes, Kaliya no caso do antigo e Ao Bing no último. O Bhagavata Purana descreve como Nalakubar foi resgatado da prisão dentro de uma árvore por Krishna. Um sutra budista tântrico do século X menciona um deus infantil que parece ser uma amálgama de Krishna e Nalakubar chamado Nana ( 那 拏 ). 

Além disso, o pai de Nalakubar, Kubera, foi finalmente absorvido no panteão budista como o Rei Celestial Vaiśravaṇa. Shahar observa que Vaisravana estava de alguma forma conectado ao histórico general da Dinastia Tang, Li Jing . Isso explica o nome e posição do pai de Nezha, o Pagoda-Bearing Heavenly King Li Jing 

De acordo com Fengshen Yanyi , Nezha nasceu durante a dinastia Shang em uma fortaleza militar no Chentang Pass. Seu pai era um comandante militar chamado Li Jing , que mais tarde se tornou o "Rei Celestial do Pagoda". A mãe de Nezha, Lady Yin , deu à luz uma bola de carne depois de engravidar com ele por três anos e seis meses. Li Jing pensou que sua esposa tinha dado à luz um demônio e atacou a bola com a espada. A bola se abriu e Nezha saltou como garoto em vez de uma criança. Nezha podia falar e andar imediatamente após o nascimento. Mais tarde, ele foi aceito pelo imortal Taiyi Zhenren como estudante. Ele tinha dois irmãos mais velhos, Jinzha , um discípulo deWenshu Guangfa Tianzun e Muzha .

Um dia, o povo de Chentang Pass pediu chuva e sacrificou muito comida para o Rei dragão do leste Ao Guang . O rei rejeitou a comida, em vez disso, queria que garotas e meninos comessem. Ele enviou Ye Sha para capturar para ele uma garota e um menino. Nezha e outras duas crianças estavam passando pelo mar quando Ye Sha apareceu e capturou um dos amigos de Nezha. Nezha então lutou contra ele e o feriu gravemente, fazendo com que ele voltasse ao Rei e implorasse por outra pessoa cuidar de Nezha. O Rei do Dragão enviou Ao Bing , seu terceiro filho, mas o último foi morto por Nezha. Ao Guang pediu seus irmãos e confrontou Nezha e sua família. Ele ameaçou inundar Chentang Pass e relatar Nezha ao Imperador Jade. Para salvar sua família e as pessoas, Nezha cometeu suicídio sua carne e ossos foram devolvidos a seus pais em reembolso pela dívida de seu nascimento. O Rei do Dragão fez uma grande festa em homenagem a morte de Nezha. 



Depois que Nezha se suicidou para retornar seu corpo aos pais, ele apareceu no sonho de sua mãe. No sonho, ele pediu-lhe para construir um templo para ele, de modo que sua alma tivesse um lugar para descansar. Isso constitui um link para o nascimento de Nezha, porque a noite anterior a Nezha nasceu, Lady Yin teve um sonho em que um taoísta colocou algo em seu peito e disse-lhe para levar essa criança. Para ambas as incidências, um sonho foi usado para comunicar uma mensagem.

Sua mãe então construiu secretamente um templo para Nezha e este templo floresceu mais tarde. Este templo tornou-se muito conhecido e cresceu muito porque Nezha concedeu curas milagrosas aos doentes e aleijadas. No entanto, Li Jing logo descobriu esse templo e queimou-o porque ele ainda estava com raiva de Nezha e sentiu que ele já causara muitos problemas para sua família.

Li Jing queimando o templo causou Nezha para desejar a morte de seu pai. Assim, a inimizade entre pai e filho cresceu. Nezha foi mais tarde trazido de volta à vida por seu professor, Taiyi Zhenren, que usou raízes de lótus para construir um corpo humano para sua alma e deu-lhe duas novas armas: o Wind Fire Wheels ( 風火輪 ) e a Lança com ponta de fogo ( 火尖 槍 ). Com a reencarnação de Nezha por seu mestre, Li Jing e Nezha lutaram muitas batalhas. No entanto, Li Jing logo percebeu que seu corpo mortal não era rival para Nezha e então ele correu para a vida dele. Na corrida, ele conheceu seu segundo filho, Muzha, que lutou e foi derrotado por Nezha. Com isso, Li Jing tentou cometer suicídio, mas foi salvo por Wenshu Guangfa Tianzun, que também continha Nezha. No final, Nezha foi forçada a se submeter a seu pai por outra deidade, Randeng Daoren .

Nezha é frequentemente retratado como um jovem, em vez de um adulto. Muitas vezes, ele é mostrado voando no céu andando nas Rodas de Fogo do Vento ( 風火輪 ), tem o Anel do Universo ( 乾坤 圈 ) ao redor de seu corpo (às vezes na mão esquerda), o Selo de Armillary Vermelho ( 浑天 绫 ) em torno de seu ombros e uma lança com ponta de fogo ( 火 尖 槍 ) na mão direita. Às vezes, ele é mostrado em sua forma de "três cabeças e seis braços" ( 三頭六臂 ). Ele tem a capacidade de cuspir arco-íris em algumas lendas.

Nezha freqüentemente apareceu na mitologia chinesa e na literatura chinesa antiga , como Fengshen Yanyi (ou Investiture of the Gods ), embora a história de Nezha conquistando o mar seja a mais conhecida entre os lares chineses.

Em Jornada ao Ocidente , Nezha era um general sob seu pai, "Pagoda-wielding Heavenly King" Li Jing. Ele lutou contra o rei dos macacos. Sun Wukong , quando este se rebelou contra o imperador Jade . Eles se tornaram amigos mais tarde. Nezha fez algumas aparições na novela para ajudar os quatro protagonistas a vencer demônios poderosos, incluindo sua irmã adotiva - Lady Earth Flow.

Nezha é adorado na religião popular chinesa e é chamado de "Marechal do Altar Central" ou "Príncipe Nezha", o "Terceiro Príncipe".

Como no folclore tradicional, Nezha voa rapidamente em suas rodas de fogo de vento, então ele também é considerado o deus tutoriais de muitos motoristas profissionais, como caminhões, táxis ou motoristas de ônibus turísticos. Eles tendem a colocar uma pequena estátua de Nezha nos veículos para uma condução segura.

Também é dito que Nezha é o patrono dos jogadores - malicioso o suficiente para dar números vencedores aos vencedores da loteria.

O Templo do Príncipe Xinying em Tainan , construído em 1728, é o templo fundador do culto em Taiwan.

Os grupos de dança Techno Prince Nezha de Taiwan foram convidados a participar das cerimônias de abertura dos Jogos Mundiais de 2009 em Kaohsiung e os Deaflympics de Verão de 2009 em Taipei , apresentando uma fusão de cultura popular e arte tradicional chinesa.

Nezha é uma conhecida divindade taoísta no Japão. Os japoneses se referem a Nezha como Nataku ou Nata , que veio das leituras de Xiyouji ou Seiyuki (西遊記) em japonês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário