Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Menu Artigos: O Sabre de Luz

O SABRE DE LUZ



Na Trilogia Original de Star Wars, as únicas cores dos sabres de luz são vermelho, azul e verde. 

Em Uma Nova Esperança, tanto o sabre de luz de Obi-Wan e o de Anakin são azuis, enquanto o sabre de luz de Darth Vader é o vermelho. Isso funciona como simples código de cores pra distinguir os bons e os maus, assim como os lasers de navios imperiais são verdes, enquanto os lasers de navios rebeldes são vermelhos.

Em O Retorno de Jedi, Luke constrói um novo sabre de luz. Este também era pra ser azul,  no entanto, ele foi mudado pra verde pra criar um melhor contraste de cor durante as cenas em Tatooine. Esta mudança puramente funcional tanto definiu o sabre de luz pessoal do Luke quanto abriu a porta pra novas cores de sabre de luz no futuro.
Na segunda Trilogia, o sabre de luz roxo de Mace Windu foi novamente uma mudança funcional: Samuel L. Jackson pediu um sabre de luz pra combinar com sua cor favorita, e à sombra distinta ajudou seu personagem a se destacar no campo de batalha a partir da vermelho, azul, verde e dos outros sabres de luz.

Mesmo antes disso, no entanto, o Star Wars Expanded Universe acrescentou mais cores de sabres de luz, mas o  significado das cores dos sabres nem sempre é certo, a ideia de cores do refletir a personalidade dos seus manejadores é uma “noção popular”, mas incorreta. Em vez disso, as cores dependem do tipo de cristais utilizados pra criar a lâmina.



De acordo com The Jedi Path: A Manual for Students of the Force, as cores do sabre de luz indicavam inicialmente o papel de um Jedi na Ordem. Por exemplo, os consules, focados em não-violência, usavam sabres verdes pra simbolizar a paz. Jedis Guardiões,  usavam sabres de luz azul como um símbolo da uniformidade e da solidariedade. Estas cores simbólicas começaram por volta de 4.000 ABY. Por 1.032 ABY, as cores de sabre de luz ainda estavam associadas a diferentes tipos de Jedi, mas não eram nem necessárias e nem exclusivas. Kerra Holt em Knight Errant, por exemplo, empunha um sabre de luz verde, apesar de não ter associação aos cónsules.

A explicação pra falta de variação de cor dos sabres de luz no cinema é uma falta de cristais coloridos. De acordo com Jedi vs. Sith, o Império isolou ou destruiu muitas fontes de cristais de sabres de luz. Isso deixou os Jedis com poucos cristais Ilum, o que só pode produzir lâminas verdes ou azuis. Isso não explica nem a escassez de cores na Segunda Trilogia e nem as cores incomuns de sabres de luz no Universo Expandido durante o tempo do Império, mas essas serão as melhores explicações que um fã pode ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário