Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Menu Mitologias: Códex Gigas

O CÓDEX GIGAS



Considerado o maior manuscrito medieval existente no mundo, o Códex Gigas foi criado no início do século XIII, no mosteiro de Podlažice na Boémia(atual República Checa). Atualmente, o Códex, está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia. Ele também é chamado de “Bíblia do Diabo”, devido a grande figura do diabo no seu interior e a lenda sobre a sua criação.

O Códex Gigas, possui uma capa feita de madeira revestida em couro e ornamentada com símbolos metálicos. Possuindo 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, é o maior manuscrito medieval conhecido. 

Hoje em dia, ele possui cerca de 310 folhas de velino (uma espécie de pergaminho), mais existem indícios que algumas paginas tenham sido removidas da versão original. Não se sabe quem o fez, e nem a razão de ter removido as paginas. O Códex pesa cerca de 75 kg, e o velino utilizado nele foi feito a partir de pele de bezerro, estima-se que foram utilizados, mais ou menos, 160 animais. 

O Conteúdo da “Bíblia do Diabo” inclui toda a versão Vulgata Latina da bíblia. Estão também incluídos ao Códex Gigas as seguintes obras: “A Etymolagie”,” Antiguidades Judaicas”, “A Guerra dos Judeus”, “Chorinica Boemorum” (Crónica dos Boêmios) e vários textos tratando sobre medicina. Existem também pequenos textos que completam o manuscrito, como: alfabetos, orações, exorcismos, um calendário com as datas de celebração de santos locais e registro de acontecimentos relevantes e uma lista com os nomes de possíveis benfeitores e de monges do mosteiro de Podlažice. E tudo isso está escrito em Latim. 

O Códex parece ter sido escrito apenas por uma pessoa, pois a escrita é a mesma em toda a sua extensão, não evidenciado nenhum tipo de alteração do escriba. A pagina mais interessante do Códex, é a página 290, pois, ela contém apenas a figura de um demônio, com cerca de 50 cm de altura. 

Segundo a lenda, o Códex Gigas foi escrito por um monge que quebrou seus votos e foi condenado a ser apedrejado. A fim de evitar esse castigo, ele prometeu a criação, em uma única noite, de um livro que iria glorificar o mosteiro para sempre e que possuiria todo o conhecimento humano. Beirando a meia-noite, o monge percebeu que ele não conseguira concluir essa tarefa sozinho, e então ele começou a orar, porém não foi dirigida a deus, mais sim ao Diabo, Lúcifer, pedindo-lhe ajuda para terminar o livro em troca de sua alma. E foi vendendo a alma ao diabo que ele conseguiu concluir o livro. O monge, em agradecimento, acrescentou uma imagem de Lúcifer ao Códex. 

E por conta dessa lenda, e do desenho do diabo encontrado no livro ele é chamado de “A Bíblia do Diabo”

"Os cientistas afirmam que um livro como esse, só poderia ser concluído em 20 anos de trabalho, naquela época...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário