Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

terça-feira, 22 de julho de 2014

Menu Artigos: Ilíada Curiosidades sobre a Epopeia

ILÍADA (curiosidades sobre a epopeia )

A Ilíada se passa na sitiada cidadela de Troia e arredores. O acampamento dos gregos fica bem próximo, junto às naus ancoradas. E algumas cenas se passam no Olimpo, morada dos deuses.
A quantidade de personagens da epopéia é enorme; uma estimativa conservadora chegaria a duas ou três centenas, pelo menos, entre deuses, heróis, mulheres e participantes incidentais (muitos sem nome).

Os deuses têm importante participação em todos os episódios do poema e interagiam frequentemente com os personagens humanos; alguns chegaram ao ponto de lutar em diversas batalhas. Do lado dos gregos, estavam Atena, Hefesto, Hera e Posídon; do lado dos troianos, Afrodite, Apolo, Ártemis e Ares. Zeus trabalhou, em diferentes momentos, a favor dos gregos ou dos troianos.
A Ilíada tem um total de 15.693 versos hexâmetros e se divide artificialmente em 24 Livros ou Cantos de tamanho desigual, identificados pela tradição manuscrita com as letras maiúsculas do alfabeto grego (Α, Β, Γ, Δ, Ε, Ζ, Η, etc.). O texto ocupa cerca de 440 páginas da edição de Allen (1931), utilizada aqui, distribuídas em três volumes.
A luta ao redor das muralhas de Tróia teve a duração de cera de 10 anos. A famosa “ilíada” trata das seis últimas semanas do último ano de guerra. 
A última passagem da Iliada é o funeral de Heitor.

A relação de Aquiles com Pátroclo é um dos aspectos principais de seu mito. Sua natureza exata vem sendo alvo de debates e disputas, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Na Ilíada eles parecem ser retratados de maneira geral como modelos de uma amizade profunda e legal; no entanto, analistas e estudiosos de todas as épocas já interpretaram a relação sob o ponto de vista de suas próprias culturas, o que gerou uma ampla gama de opiniões a respeito.

Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquiles; 
http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0387

Nenhum comentário:

Postar um comentário