Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Mitologia Nordica: Ratatoskr

RATATOSKR



Na mitologia nórdica, Ratatoskr (ou "dente perfurador"), algumas vezes anglicizado como Ratatosk, é um esquilo que corre acima e abaixo na árvore mundo Yggdrasil.. Em particular, ele transporta mensagens entre a águia Hresvelgr (ou Vedrfolnir, segundo a Edda em Prosa), que fica no topo de Yggdrasil e o dragão Nidhogg que fica sob suas raízes. 

No entanto, Ratatoskr é displicente com suas mensagens e tende a relatar algo bem diferente do que lhe foi dito, criando desarmonia entre a águia e o dragão.

Ratatoskr é citado na Edda Poética: Grímnismál, onde o deus Odin (disfarçado como Grímnir) explica:

"Ratatoskr se chama o esquilo,
que correrá
no freixo Yggdrasill;
as palavras da águia
ele deverá carregar de cima
e relatar para Niðhöggr abaixo."

Ratatoskr também é descrito no capítulo 16 da Edda em Prosa Gylfaginning:

Uma águia está no topo do freixo, e tem conhecimento de muitas coisas. Entre seus olhos se senta o falcão chamado Vedrfolnir [...]. O esquilo chamado Ratatosk [...] corre para cima e para baixo dos freixos. Ele conta fofocas e insultos, provocando a águia e Nidhogg. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário