Bem Vindos

Ola amigos bem vindos a Arcanoteca um espaço para RPG, mitologia, contos e curiosidades, esperamos que gostem do nosso conteúdo e nos visitem com frequência. A Arcanoteca é um projeto gratuito sem fins lucrativos, se você quiser nos ajudar pode enviar um PIX de qualquer valor para 51 991688203 agradecemos o apoio)

quinta-feira, 24 de março de 2016

Menu Artigos: A Evolução das Religiões

A EVOLUÇÃO DAS RELIGIÕES 

Quando surgiram as primeiras formas de crenças por volta do final do paleolítico e início do neolítico, consistiam em formas primitivas de crenças religiosas, que se baseavam na personificação das forças e elementos da natureza. Além de um culto aos mortos ou antepassados. As primeiras religiões à surgirem, tinham caráter xamanico e animista. No início da antiguidade, com o surgimento das primeiras civilizações, as religiões evoluíram da forma primitiva para uma forma mais complexa, tornando-se instituições. E como instituições, as religiões foram ligadas ao ESTADO. Surgiram assim, as TEOCRACIAS ( governo baseado na religião). Com o surgimento do comércio, as religiões poderam se difundir para outras regiões. Caravanas de mercadores, além de venderem seus produtos, divulgavam suas crenças para outros povos. Também a expansão militar que formaram grandes impérios, propiciou a propagação religiosa através das regiões conquistadas. Mas em contrapartida, os povos dominantes, também absorviam as crenças dos povos dominados. Ou seja. Havia uma troca. E com isso, vieram as assimilaçoes e adaptações entre as diferentes religiões. E o que chamamos de SINCRETISMO. Em outras palavras. A mistura de religiões. E o sincretismo religioso era bastante comum e normal na antiguidade. Um bom exemplo disso e o Oriente Médio, onde surgiu as primeiras civilizações conhecidas: SUMÉRIOS, BABILÔNIOS, ACADIANOS, CALDEUS, ASSÍRIOS, PERSAS, FENÍCIOS, HEBREUS (JUDEUS), HITITAS etc. Também o EGITO, a GRÉCIA e ROMA são exemplos.
No início as religiões eram POLITEISTAS ( acreditavam em vários deuses). Mas os hebreus, após o exílio da Babilônia, adotaram o MONOTEÍSMO ( a crença em um só deus). Antes do exílio, o povo hebreu era politeista. E apartir da religião monoteísta dos hebreus ou judeus nasceram mais duas religiões monoteístas: o CRISTIANISMO e o ISLAMISMO. Mas o politeísmo continua até hoje em outras crenças. Atualmente existem milhares de religiões diferentes. Mas todas são semelhantes, porque no fundo carregam o sincretismo, que é o DNA de todas elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário